Vencer o tempo na prova do Enem pode ser um desafio na hora de responder as questões. Saber administrar esse recurso é fundamental para que você mantenha a calma e consiga mandar bem.

Quem nunca ficou “travado” em algum exercício e quando viu já tinham se passado 15 minutos? O segredo, muitas vezes, não está em saber todo o conteúdo, mas distribuir o tempo necessário para os assuntos que você domina ou tem mais dificuldade.

Para você ter mais segurança no dia da prova que o tempo será o suficiente para completa-la, preparamos algumas dicas que farão a diferença para você controlar o tempo no Enem, nos dias que as 180 questões e a redação oficiais estiverem na sua frente! 

 

Dicas para administrar o tempo no Exame

A prova do ENEM é caracterizada por enunciados extensos e textos longos que tornam a prova “pesada” em leitura. O primeiro dia têm duração de 5h30 minutos e o tempo máximo no segundo dia é 5h.

Na prova do Enem 2016, por exemplo, muitas pessoas disseram que foi difícil administrar o tempo

Por isso, uma forma de economizar tempo de leitura é ler primeiro aquilo que a questão está pedindo para ser respondido. Dessa forma, o texto inicial serve como uma base para você buscar as informações que precisa para responder a pergunta com segurança.

Leia também: Dicas para controlar a ansiedade
Saiba mais: Como o Clause gerenciou o tempo das questões para fazer o Enem


Não fique “travado” em uma questão! O tempo médio de cada questão é de 3 minutos. Já deu para perceber que não há tempo para gastar em apenas uma questão, certo?

Leia também: 18 dicas para adquirir tempo na hora de fazer cálculos

Faça aquelas questões que você tem mais facilidade primeiro. Assim, você não corre o risco de chegar no final da prova e errar alguma besteira por conta da pressão do tempo.

O dia da redação é o mais perigoso em relação à gestão de tempo. A hora voa quando você está focado em desenvolver uma linha de argumentação para a sua redação.

A expectativa é que você não gaste muito mais do que 1 hora para fazer a sua redação e passar a limpo na folha oficial. Como a redação tem um peso alto no cálculo das notas de corte no Sisu não deixe para faze-la nos últimos instantes de prova.

Treine, treine, treine! E para isso ninguém melhor que o Geekie Games para te ajudar! Nossos simulados são compostos por questões no mesmo formato do ENEM para você já se preparar para questões parecidas e também funcionam com um tempo determinado para você completar a prova.

Tem alguma dica para ganhar tempo na prova do Enem? Compartilha nos comentários. 😉