O Curso de Engenharia de Produção têm duração de cinco anos. Pode variar entre matutino, vespertino e noturno. Em algumas faculdades, os dois últimos anos são noturnos. Para você saber mais sobre o curso, e se ele é uma boa opção para você, fizemos uma entrevista com o engenheiro de produção Fabio Sas.

Fabio Sas: engenheiro de produção

Fabio Sas é formado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Atualmente, trabalha com projetos especiais no Geekie Lab.

O curso de Engenharia de Produção é mais interessante para algum perfil de aluno?

O Curso de Engenharia de Produção tende a ser um pouco menos “técnico” do que as outras Engenharias. Ele abrange mais aspectos da Administração do que as outras. É uma das Engenharias que mais comporta alunos com perfil não tão “exatas” no Ensino Médio.

Como era a grade curricular da faculdade onde você estudou?

Nos dois primeiros anos, o curso abrange disciplinas mais teóricas, que existem em praticamente todas as Engenharias. Algumas delas terão mais aprofundamento do que outras, devido ao foco que a Engenharia de Produção dá em otimização de processos, redução de custos, planejamento e etc. Depois dos dois primeiros anos, o curso e se torna mais específico, com disciplinas práticas e vivenciais, através de cases que algumas Universidades promovem em parceria com algumas Empresas.

Têm muitas disciplinas voltadas para a Organização do Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho, Fatores Motivacionais, etc. Como eu tenho um perfil mais de gestão do que de especialista, houve uma certa decepção com o meu curso, pois a ênfase dele era Mecânica. Ou seja, o curso abordava vários aspectos da Engenharia Mecânica, mas a Engenharia de Produção “pura” tem menos essa parte mais especializada.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre faculdade à distânciaEngenharia da Computação | Tudo sobre o curso e profissão | Como é o curso de Relações Públicas | Como é o curso de relações internacionais

Conheça a grade curricular do curso de Engenharia de Produção nas faculdades do grupo Wyden. Você tem bolsa de estudo e isenção de matrícula para estudar lá se já usou o Geekie Games 😉

Quais são as principais dificuldades durante o curso? O curso de Engenharia de Produção exige muito do aluno?

O curso de Engenharia de Produção, geralmente, exige do aluno o mesmo que é exigido em outras Engenharias, mas com uma mescla de Administração. O grau de dificuldade depende muito da Universidade. O curso tem uma ênfase maior em Gestão de Processos e Pessoas do que outras Engenharias. E, por outro lado, tem um conteúdo mais técnico e prático do que o Curso de Administração em geral.

Como é o mercado de trabalho? Quais são as áreas de atuação?

O curso de Engenharia de Produção prepara o aluno para ser um profissional com muitas possibilidades no mercado de trabalho. Ele pode atuar tanto no meio acadêmico, quanto no empresarial. As empresas estão, cada vez mais, demandando dos profissionais um olhar abrangente. Os profissionais de hoje devem conectar áreas e processos, para melhorar continuamente as suas atividades. E o curso de Engenharia de Produção fornece esta preparação. Outra forma de atuação é no campo da Pesquisa. Existem diversas iniciativas acadêmicas, ou vinculadas a organizações como a ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção).

Veja também: Dicas para fazer faculdade em outra cidade

As melhores faculdades de Engenharia de Produção

Algumas faculdades são melhores no ensino, e outras são melhor avaliadas pelo mercado. Saiba quais são as 100 melhores faculdades de Engenharia de Produção segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF)

Dica de estudo: Para passar em Engenharia de Produção, estude com o Geekie Games Enem. São centenas de aulas gratuitas, simulados e um plano de estudos personalizado. Se o seu sonho é estudar Engenharia, o plano de estudos prioriza as matérias mais importantes para passar neste curso. 😉👏

 

Estudar para o vestibular

Saiba mais sobre a profissão e o curso de Engenharia no vídeo abaixo.