A redação do ENEM sempre traz temas atuais e que, de alguma maneira, causam impacto na sociedade.

É importante, tanto para a redação, quanto para questões de múltipla escolha e interpretação de texto, estar informado sobre atualidades e notícias socialmente relevantes.

A melhor maneira de estudar redação é praticando, e uma ótima forma de praticar é treinar com os temas de redação do Enem anteriores.

É por isso que elaboramos este artigo com comentários sobre os temas de redação desde a mudança do ENEM em 2009. E também fizemos um e-book com todos os temas de redação do ENEM desde 1998 para você baixar grátis :).  

 

Quais foram os temas anteriores da redação do ENEM?

É só fazer o cadastro abaixo para receber no seu e-mail todos os temas de redação do Enem, de 2017 a 1998 😀









Tema da redação ENEM 2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

O tema surpreendeu os alunos que esperavam um assunto mais voltado para homofobia ou bullying. O assunto foi considerado difícil por se tratar de um tópico muito específico.

Em 2017, o ENEM registrou o maior número de redações zeradas e o menor número de redações nota mil. O maior motivo para a nota zero na redação foi fuga do tema.

Os textos motivadores contavam com dados sobre o número de surdos na educação básica entre 2010 e 2016, parte da constituição, uma lei de 2002 que determina que a língua oficial do Brasil seja Libras, e por fim um anúncio.

Saiba o passo a passo para fazer uma boa redação

Tema da redação ENEM 2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”

Ao contrário do tema de 2017, este assunto não causou surpresa entre alunos e professores. Ele seguiu a linha do ENEM 2015 de levar o aluno a um posicionamento único que seria: a intolerância religiosa existe e precisa ser combatida. Isso exige um esforço maior na hora de elaborar uma proposta de intervenção. 

Os textos motivacionais contaram com um infográfico com o número de vítimas de discriminação por religião, um texto do site do Ministério Público do Rio de Janeiro, um trecho do código penal, e um trecho de um texto publicado no Jornal do Senado. Mesmo não surpreendendo os participantes, apenas 77 candidatos tiraram a nota máxima na redação.

Continue estudando com a nossa apostila de redação

Leia mais sobre: 10 possíveis temas da redação do Enem 2018 | como foi a prova do ENEM 2016

Tema da redação ENEM 2015: “A persistência da violência contra a mulher no Brasil”

O tema deste ano foi muito importante, tanto por ser um tema atual, quanto por levar o aluno a um único posicionamento sem ferir aos direitos humanos: ser contra à violência.

Em algumas edições anteriores o posicionamento do aluno podia ser contrário ou favorável ao tema proposto, mas neste caso era impossível concordar com a violência sem zerar a redação. Lembrando que, até 2017, propostas de intervenção que desrespeitassem os direitos humanos automaticamente zerava a redação.

As propostas de intervenção também deveriam sair do senso comum. O assunto também não surpreendeu alunos e professores, mas acabou gerando polêmica nas redes sociais.

Os textos motivadores eram uma imagem que remetia ao feminicídio, um gráfico com os tipos de violência e um compilado de dados com os números de processos envolvendo a lei Maria da Penha.

Quer saber mais sobre a redação? Veja uma aula grátis sobre argumentação

Leia mais sobre os critérios de correção da redação do ENEM

Tema da redação ENEM 2014: “Publicidade infantil em questão no Brasil”

Ao contrário do tema de 2015, nesta proposta, o aluno poderia ter diversos posicionamentos, usando o caráter argumentativo da redação, ou seja, dissertarem e argumentarem, para defender seu ponto de vista.

O tema abrange discussões sobre liberdade de expressão,criação da publicidade e sobre proteção às crianças.

Os textos motivadores eram: uma reportagem da BBC sobre uma resolução de Abril de 2014 do Conanda que considera a publicidade infantil abusiva, um infográfico sobre as leis a respeito do assunto no mundo, e um terceiro texto retirado do livro “A Criança e o Marketing”.

Saiba como funciona a nota da redação do ENEM

Tema da redação ENEM 2013: “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”

O tema não foi surpresa por ser um assunto amplamente comentado e presente no cotidiano da população.

Era esperado que os participantes apresentassem formas de melhoria na aplicação da lei e maior conscientização a respeito dela.

Os textos motivadores eram um trecho intitulado “Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante””, um infográfico com os números da Lei Seca e um texto que narra uma aplicação de uma propaganda a favor da lei.

Pratique com os nossos temas de redação

Tema da redação ENEM 2012: “Movimento imigratório no Brasil no século XXI”

O tema foi considerado exigente por envolver questões de história e geopolítica, além de um conhecimento da situação do país no momento./Isto levou muitos alunos à nota zero.

A parte principal era a proposta de intervenção que visava à incorporação da população imigrante na sociedade brasileira.

Sobre os textos motivadores, o primeiro era do Museu da Imigração que aborda a imigração de europeus nos séculos XIX e XX, o segundo era uma notícia que tratava da imigração de haitianos para o Acre e o terceiro sobre a situação dos imigrantes bolivianos.

Tema redação ENEM 2011: “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”

O assunto “internet” já era esperado e não foi difícil para os alunos que convivem cotidianamente com a tecnologia. O tema visava a problematizar a superexposição levantando os pontos positivos e negativos que ela traz para a vida das pessoas.

Os textos motivadores eram: um trecho de uma matéria que destacava a ONU ter declarado o acesso à rede como algo fundamental para o ser humano, o segundo era sobre as redes sociais e como o que se publica nelas é totalmente público e o último era uma charge.

Tema redação ENEM 2010: “Trabalho na construção da dignidade humana”

O tema de 2010 exigia argumentação do candidato. Havia pouca possibilidade de unir os textos de apoio como base para alguma ideia. Mas a existência de textos com pontos de vista dá a possibilidade ao aluno para escolher argumentar sobre os pontos levantados no texto 1 ou no texto 2.

Sobre os textos motivadores, o primeiro é um fragmento de uma reportagem sobre a persistência do trabalho escravo no Brasil e o segundo sobre as possíveis mudanças para o trabalhador do futuro.

Tema redação ENEM 2009: “O indivíduo frente à ética nacional”

O tema exigia do aluno conhecimentos sobre o conceito de ética e suas aplicações em ações individuais e coletivas da população. Como parte da argumentação o candidato poderia utilizar conhecimentos de atualidades e da situação política nacional.

Os textos motivadores eram uma charge, um trecho de uma coluna que trata do comodismo e da falta de indignação dos brasileiros e o último falava sobre se eximir de culpa do discurso de corrupção, como se não tivesse nada para se fazer individualmente.

E você, o que achou dos temas anteriores da redação do ENEM? Compartilhe conosco suas redações!