Aqui você vai entender um pouco melhor como fazer os simulados online do Geekie Games me ajudou e pode te ajudar também a ter uma boa nota no Enem e passar em uma Instituição de Ensino Superior pública.

Meu nome é Giovanna Gimenez, tenho 18 anos e sou técnica em administração. Sou de São Paulo, mas me mudei para Minas Gerais há alguns anos.

Concluí o Ensino Médio no ano 2015 em uma escola técnica na cidade Pedro Leopoldo. Em 2017, passei em Museologia na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Não é um curso muito conhecido, porém é uma área que as pessoas deveriam explorar mais, já que o Brasil é um país fértil para esse ramo.

 

Os simulados da prova do Enem que eu fiz

simulado online enem do geekie games

Assim que fiquei sabendo que seriam disponibilizados simulados online, procurei saber como funcionavam e, daí em diante, realizei todos.

Os simulados do Geekie ajudaram muito a hora dos estudos, pois oferecem questões muito parecidas com as da prova do ENEM. Além disso, a correção é feita pelo método TRI, oferecendo uma noção real da sua nota e chances de passar.

É importante saber que procurar outros simulados e refazer as provas antigas do ENEM é uma ótima opção para treinar a resolução de questões.

Fazer um simulado do Enem

O que eu fiz com o resultado dos simulados 

Depois de verificar minha nota, era possível ver quais matérias precisavam de um pouco mais de atenção nos estudos.

simulado online enem: resultado da primeira prova da giovanna

Após a realização de cada simulado, eu sempre buscava focar nas matérias em que meu conhecimento era mais fraco.

Além disso, a cada simulado, eu procurava testar um modo diferente de realizá-lo: mudando a ordem das questões e dando uma pequena pausa para descansar a mente. Com isso, é possível verificar qual método para realizar a prova dá mais certo para você.

Ferramentas de estudo

Conheci o Geekie Games assim que o MEC anunciou a parceria. A partir daí, mesmo estando matriculada em cursinho, procurei saber mais e usei a ferramenta.

Fui beneficiada pelo programa Hora do Enem. Utilizei o Geekie diariamente, revisando todos os conteúdos visto nas aulas. Assim era possível ver se eu tinha fixado bem o conteúdo e saber o meu domínio sobre o mesmo.

Além do Geekie, eu sempre fazia mini resumos das matérias em tópicos, porque é mais fácil focar nos assuntos principais. Antes de fazer exercícios, eu lia os resumos para relembrar.

Leia também: A história da Talita para estudar para o Enem e a história do Clause Willdys

Planejamento de estudos para o Enem em 2016
simulados online do enem e planejamento de estudos

Minhas aulas no cursinho eram no turno diurno (3h30min por dia). Quando eu chegava em casa, utilizava o próprio cronograma do curso e realizava exercícios de cada matéria.

Nos fins de semana e no tempo livre sempre, olhava os noticiários, lia blogs online e sempre procurava estar por dentro do que acontecia no país.

Foquei em fazer revisões dos conteúdos que mais caíam no ENEM a partir do segundo semestre na parte da tarde.

Assim que eu acabava de estudar, procurava me distanciar dos livros para relaxar. Tocava instrumento musical e conversava com os amigos. Nos fins de semana, ficava com minha família e amigos.

Leia também:
Como organizar os estudos para o Enem
Provas e gabaritos Enem 2017

 

Momentos difíceis

As maiores dificuldades foram o cansaço (que ocasionava a falta de atenção algumas vezes) e a matéria de matemática. Eu entendia perfeitamente o raciocínio porém na hora de resolver exercícios, tinha um bloqueio enorme.

Com isso, vi a grande importância de resolver questões diariamente, tirar dúvidas sempre (com quem puder) e fazer um esforço para não se distrair com qualquer coisa. Afinal, são só três horas de estudo, você consegue!

Exercícios de matemática

 

Dicas para ir bem nas provas do Enem

  • Quando estiver estudando, mantenha distância das redes sociais. Elas tiram seu foco facilmente
  • Procure montar grupos de estudo, assim fica mais fácil tirar dúvidas sobre qualquer assunto
  • Realize provas antigas do ENEM para se acostumar com o tipo das questões
  • Nas últimas semanas antes da prova, diminua o ritmo de estudos, dando ênfase em atualidades (para a redação). Isso é super importante para a sua redação ser boa
  • Faça resumos simples e fáceis de ler
  • E, por último, conheça a plataforma Geekie Games. Com certeza, ela irá dar um rumo para saber por onde você deve começar e seguir seu caminho para a aprovação