A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) é considerada uma das maiores catástrofes causadas pelo homem: foram mais de 50 milhões de mortos e cerca de 28 milhões de mutilados. Seu estopim foi a invasão da Polônia pela Alemanha nazista. Por esse motivo, Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha e formaram o grupo dos Aliados (junto com os Estados Unidos e a União Soviética). Os alemães, junto com a Itália e o Japão, formaram a aliança militar das Potências do Eixo.

Para ajudar a entender de forma mais dinâmica esse período tão importante para o Enem e os vestibulares, listamos seis filmes que sobre a Segunda Guerra Mundial, que ilustram alguns dos seus acontecimentos mais marcantes. Confira abaixo:

 

Filmes para estudar Segunda Guerra Mundial

1. O Dia D (D-Day the Sixth of June, 1956)
Este é um dos eventos da Segunda Guerra mais cobrados em vestibulares. O filme mostra a linha de frente americana que desembarcou no dia 6 de junho de 1944 na Normandia, região no noroeste da França que era dominada pelos alemães. A retomada desse território foi fundamental para a vitória dos Aliados sobre o Eixo.

2. Tora! Tora! Tora! (1970)
Filme de 1970 que retrata, tanto pelo ponto de vista dos norte-americanos quanto dos japoneses, como foi o planejamento e a realização do ataque japonês à base Pearl Harbor em 1941. O evento culminou na entrada dos EUA na guerra e a disseminou para o resto do mundo. Ponto de atenção: o filme não apresenta a imagem do presidente norte-americano Roosevelt com a intensidade que deveria, mas ainda retrata bem o acontecimento.

Veja também:
10 filmes para gostar de matemática
Dicas para estudar inglês com filmes e séries
Filmes sobre primeira Guerra Mundial
Características da Velha Ordem Mundial (Resumo)
Era Vargas e Revolução Russa

3. A Lista de Schindler (1993)
O filme mostra como o empresário alemão e ex-membro do partido nazista Oskar Schindler salvou mais de mil judeus do Holocausto empregando-os em sua fábrica.

4. Cinzas de Guerra (2001)
Baseado no levante dos judeus ocorrido no campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, o filme retrata a vida e revolta dos Sonderkommandos, prisioneiros responsáveis por conduzir colegas de prisão à morte e depois levar os corpos até a fornalha.

5. A Queda! – As Últimas Horas de Hitler (2004)
Uma representação dos últimos dias de Hitler e como funcionavam os mecanismos de poder da Alemanha nazista. O filme mostra, pelo ponto de vista alemão, como foi a queda de Berlim e os episódios que levaram à derrota do Eixo pela Aliança.

6. Luz Branca, Chuva Negra: A destruição de Hiroshima e Nagasaki (2007)
Um documentário que mostra a motivação americana para o ataque nuclear ao Japão em 1945 e os impactos que permanecem até hoje para o povo japonês. Com imagens da época e depoimentos reais, é possível entender melhor as proporções desse desastre que matou 210 mil pessoas.

Estude a Segunda Guerra Mundial com as aulas do Geekie Games:
Aula sobre Segunda Guerra Mundial
Aula sobre regimes totalitários