A Segunda Guerra Mundial é um tema com muitos detalhes. Será que você consegue lembrar de todos? Neste resumo, escrevemos sobre esse acontecimento que foi um dos importantes do século XX. Quais são as causas dessa guerra? E as consequências no futuro da humanidade? Continue a leitura para saber mais.

Assistir aula sobre Segunda Guerra Mundial

2 Antecedentes da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi a maior de todas as guerras. Esse conflito promoveu uma destruição material sem precedentes e milhões de mortes de civis e soldados.

Antes de começarmos o resumo sobre a Segunda Guerra Mundial, você deve entender os antecedentes dela:

1. Fim da Primeira Guerra mundial

A assinatura do Tratado de Versalhes aconteceu logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, na qual a Alemanha foi derrotada. Ele foi imposto à Alemanha e, com isso, eles perderam territórios e colônias alemãs e foram proibidos de desenvolver sua indústria bélica.

Os alemães também tiveram que pagar indenizações à Inglaterra e França, o que ocasionou uma crise econômica no país.

Para a população alemã, o tratado foi visto como uma humilhação (Humilhação de Versalhes). O sentimento de humilhação da Alemanha resultou no crescimento do nacionalismo alemão, que logo ocasionou a ascensão de grupos políticos como o Partido Nazista liderado por Adolf Hitler. Veja a aula sobre Primeira Guerra Mundial

2. Guerra Civil Espanhola

Guernica, obra de Picasso representando um dos antecedentes da Segunda Guerra Mundial
Guernica, de Pablo Picasso, representa a Guerra Civil Espanhola. Imagem disponível na Wikipedia

A maior crise que antecedeu a Segunda Grande Guerra: a Guerra Civil Espanhola (1936 – 1939) aconteceu na Espanha. Ela pôs em confronto o governo republicano de esquerda e a oposição nacionalista, de inspiração fascista e comandada pelo general Francisco Franco.

Esta guerra é vista por muitos com um “ensaio” da Segunda Guerra Mundial. Ela foi um marco importante para o teste de novos armamentos que italianos e alemães estavam colocando em prática. 

Assistir aula sobre Guerra Espanhola

Leia também:

Seis filmes sobre a Segunda Grande Guerra Mundial
5 assuntos de História que mais caem no Enem

Segunda Guerra Mundial: resumo

Essa guerra envolveu mais de 30 países. Porém, pode ser dividida em duas frentes, as nações do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e as nações dos Aliados (Reino Unido, União Soviética e Estados Unidos).

Quando foi a Segunda Guerra Mundial?

O ano de início da guerra foi 1939 e ela terminou em 1945 com a derrota das nações do Eixo. Estima-se que entre 50 a 80 milhões de pessoas perderam suas vidas durante o conflito. Aproximadamente 6 milhões de Judeus foram executados durante o Holocausto causado pelo Nazismo.

Formação do Eixo e Aliados

O Eixo foi formado em 1936 no Pacto Anticominternque envolvia a Alemanha e o Japão para impedir o expansionismo do comunismo na Ásia. Em 1937, a Itália aderiu ao pacto e em 1940 foi assinado o Pacto Tripartite, que viria a ser conhecido como Eixo.

Os países que formaram a Tríplice Entente na Primeira Guerra Mundial foram quase os mesmos que formaram os Aliados.

Inicialmente foi formado por Grã-Bretanha e França. Também contou com União Soviética e Estados Unidos. Estes países se opunham ao países do Eixo.  

Causas da Segunda Guerra Mundial

As causas da guerra estão diretamente relacionados ao expansionismo alemão. Diversas imposições do Tratado de Versalhes foram descumpridas, por exemplo, a rearticulação das forças armadas e da indústria bélica.

Além disso, a Alemanha militarizou a região da Renânia, que faz fronteira com o Ocidente e era muito importante diante de uma possível invasão à França.

Em 1938, anexou a Áustria à seu território. Esse episódio ficou conhecido como Anschluss. Nele os austríacos aceitaram a anexação através de um plebiscito.

No mesmo ano, eles também anexaram a região de Sudetos, na Tchecoslováquia, e posteriormente toda a Tchecoslováquia.

Durante todos esses acontecimentos, França e Inglaterra mantiveram sua política de apaziguamento e não se envolveram. Nenhum país queria se envolver em uma nova guerra e também havia o medo do comunismo soviético que poderia se espalhar pela Europa.

A Alemanha, até então, era vista como um “escudo” contra o avanço do comunismo. Foi a partir disso que o país começou a descumprir o Tratado de Versalhes.

Em 1939, foi assinado o pacto Molotov-Ribbentrop. Este foi um pacto de não agressão entre Alemanha e União Soviética. Também determinou a divisão da Polônia entre os países.

As reivindicações territoriais alemãs sobre a Polônia desagradaram a França e a Inglaterra e desencadearam a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais:
O que é globalização?
10 assuntos que podem cair no Enem 2018

Resumo de atualidades do primeiro semestre de 2018
6 filmes sobre política

Expansão e conquistas do Eixo

No início da Guerra, a Alemanha obteve impressionantes vitórias, conquistando e avançando por diversos territórios na Europa. A Alemanha invadiu diversos países como a Dinamarca, Holanda, Noruega a Bélgica e a inclusive ocupou a França.

Isso aconteceu a partir da tática de guerra denominada blitzkrieg, que significa guerra relâmpago. Assim a Alemanha chegou a comandar praticamente toda a Europa continental.

A Alemanha tentou em diversos momentos dominar o Reino Unido. Eles atacavam o país com bombardeios aéreos. Porém, a Royal Air Force possuía uma excelente tática defensiva, conseguindo evitar a invasão nazista, chegando a, inclusive, bombardear Berlim.

Hitler abandona o pacto de não agressão com a União Soviética no ano de 1941 e avançou sobre o país. Seu objetivo era eliminar a União Soviética como potência militar e acabar com o comunismo.

Em paralelo, o Japão estava visando à conquista de ilhas do pacífico, e atacou a base naval Pearl Harbor no Havaí, que pertencia aos Estados Unidos.

ataque a base de pearl harbor
Fotografia tirada durante o ataque à base naval de Pearl Harbor. Imagem disponível na Wikipedia

O ataque japonês à base norte-americana levou a guerra para todo o mundo e oficializou a entrada dos EUA no conflito. Primeiro, foram concentrados nas batalhas do Pacífico. Mas também ajudaram com tropas na Europa.

Em 1942 e 1943, ocorreu a batalha de Stalingrado, uma das maiores batalhas da humanidade. Ela durou 199 dias, deixou mais de dois milhões de mortos entre civis e militares e reforçou o combate com entre Alemanha e União Soviética.

Essa batalha marcou o limite da conquista alemã na União Soviética. Ou seja, a partir daí, os exércitos soviéticos empurraram as forças alemãs de volta para Berlim, Veja mais na aula

Saiba mais:
10 filmes para você aprender História
Resumo de Revolução Russa e Estado Novo

Fim da Guerra: vitória dos Aliados e a derrota da Alemanha

Portanto, foi a batalha de Stalingrado que marcou a grande virada na guerra. A Alemanha sofreu sua primeira grande derrota com a morte de milhares de soldados do exército alemão. Assim terminou o mito da invencibilidade alemã.

A partir disso, a União Soviética parte para a retomada de seus territórios e territórios nazistas.

No dia D, 6 de junho de 1944, as forças Aliadas invadiram a Normandia no norte da França. A partir disso, eles retomaram todo o território francês.

A Alemanha começou a ser cercada, o leste europeu foi libertado dos nazistas e os soldados soviéticos marchavam rumo à cidade de Berlim, capital da Alemanha. As tropas ocidentais partiam do sul rumo ao país.  

A batalha de Berlim marca o momento em que a União Soviética invade o país e as tropas nazistas começam sua rendição. No continente Europeu, a Guerra terminou em maio.

Apenas o Japão não havia se rendido ainda, seguindo com batalhas no Pacífico contra os Estados Unidos. Em agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki as bombas atômicas.

Milhares de pessoas perderam suas vidas instantaneamente e outras sofreram com problemas de saúde devido à radiação. Isso marcou definitivamente o fim da Segunda Guerra Mundial, com milhões de vidas perdidas.

Holocausto

campo-de-concentracao-auschwitzCampo de concentração de Auschwitz

O Holocausto foi um dos maiores horrores. Feito pelo governo nazista, cerca de 6 milhões de judeus foram mortos. Hitler considerava que o povo alemão era uma “raça superior”.

Mesmo antes da Segunda Guerra Mundial os judeus, comunistas, ciganos, homossexuais e várias outras minorias já sofriam segregação e perseguição.

Em 1935, Hitler assinou a Lei de Nuremberg, que tinha entre suas determinações a perseguição ao povo Judeu.

Existiam guetos e campos de concentração na Alemanha e em países comandados pelo governo nazista. Neles os judeus eram obrigados ao trabalho escravo. Quando não mais serviam eram exterminados nas câmaras de gás.

Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial

A Força Expedicionária Brasileira entrou no conflito em 1942. Até então, o Brasil tinha um posicionamento de neutralidade e um bom relacionamento com a Alemanha.

Porém, um ataque a navios brasileiros fez com que o presidente Getúlio Vargas abandonasse a neutralidade e apoiasse os países Aliados. O Brasil atuou junto ao exército americano cujo objetivo era a libertação da Itália.

Presidente Vargas e Presidente Roosevelt
Presidente Getúlio Vargas e Franklin D. Roosevelt, Rio de Janeiro, 1936. Imagem disponível na Wikipedia

Consequências da Segunda Guerra Mundial

Com o fim da guerra, duas grandes potências ficaram em evidência, Estados Unidos e União Soviética.

A conferência de Yalta (4 e 11 de fevereiro de 1945) oficializou o fim da guerra e a paz entre os países envolvidos. Também em fevereiro, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de evitar conflitos e o início de novas guerras entre os países.

O território alemão foi repartido entre os quatro países aliados nas conferência de Potsdam (17 de julho a 2 de agosto). Também ficou estabelecido que a Alemanha deveria pagar US$ 20 bilhões em indenizações e haveria o julgamento dos nazistas responsáveis pelos crimes cometidos.

A divisão da Alemanha entre a União Soviética (Socialista) e os demais países (Capitalistas) marcou o início da Guerra Fria. Veja mais na aula.

O que você achou deste resumo sobre a Segunda Guerra Mundial? Ele foi o pedido de um dos estudantes do Geekie Games. 🙂 Se você quiser ler sobre outro tema, é só comentar. 😉