Rever os conteúdos é importante para sentir-se mais confiante e ter uma boa nota nas provas. Aqui temos 5 passos para fazer uma revisão para o Enem. Pode ser útil também se você está estudando para outra avaliação, como concursos públicos e vestibulares. Conta para a gente se você tiver mais alguma dica nos comentários. 😉

5 passos para fazer uma revisão para o Enem

Garantir a sua nota em assuntos que conhece ajuda a mandar bem no seu resultado do Enem. Junto com uma boa interpretação de texto, a revisão pode te evitar errar questões por bobagem. Então vamos ao passo a passo:

1. Definindo o que revisar

como fazer revisão Enem

Talvez você já tenha ficado um pouco perdido sobre o que revisar. O primeiro passo para começar é fazer uma lista enumerando os conteúdos importantes para você no momento.  Recomendamos duas formas de escrever essa listagem.

a. Conheça os conteúdos mais frequentes

Você sabe quais são os assuntos que mais caem no Enem? Eles estão na apostila do Enem, onde também têm exercícios e videoaulas. Nela tem um check list com os conteúdos mais frequentes para acompanhar a sua evolução.


b. Inclua os assuntos que você errou em simulados

Os simulados da Geekie Games entregam uma lista com os assuntos em que você mandou mal. Ela é perfeita para saber o que você precisa estudar de novo.

Diferente dos conteúdos mais frequentes nas provas, essa lista é personalizada.

2. Resolva exercícios 

revisão Enem 2017 - faça exercícios

Os exercícios são úteis para lembrar como o tema que você estudou costuma aparecer nas provas.

Depois de fazer os exercícios, confira as respostas e entenda o seu erro. Escreva os aprendizados em uma folha destinada apenas a isso. Anote o que você poderia fazer para evitar errar novamente

Dê preferência para notas abrangentes.

Por exemplo, se você se confundiu com uma fórmula referente à primeira Lei de Newton, anote-a e escreva também o que significa cada elemento presente nela.

Talvez você esteja se perguntando onde conseguir exercícios 🙃. Depende do seu objetivo e do que vai estudar. Abaixo indicamos alguns. Basta preencher os formulários para recebê-los por e-mail.

a. Simulados

Simulados geralmente têm questões muito parecidas com as do Enem. As provas da Geekie Games têm resoluções e gabarito, entre outras coisas úteis.

Fazer um simulado
Obs: Você pode fazer todas as quatro provas sendo assinante. Os períodos gratuitos dos simulados de 2017 já passaram.

b. Apostila do Enem

A apostila do Enem têm 30 exercícios selecionados de acordo com os assuntos que mais caem no exame. É só preencher o formulário no item 1) do texto para recebê-la.

c. Provas antigas do Enem

As provas do Enem são um grande acervo de exercícios. Aqui no blog, temos todas edições sem respostas marcadas desde 2009.

d. Plano de estudos do Geekie Games

O plano de estudos é uma ótima opção para quem está procurando exercícios sobre um conteúdo específico.

Você pode testar por sete dias e ver se faz sentido para você. O acesso ao fim dos primeiros sete dias é pago.

Usar o plano de estudos

e. Lista de exercícios de Matemática

A lista têm exercícios sobre relações métricas no triângulo retângulo, probabilidade, logaritmos, funções, porcentagem e conversão de unidades de medida.


3. Escreva o que lembra de cabeça em uma folha

Pegue uma folha em branco e coloque tudo o que você sabe sobre um assunto nela. Não consulte videoaulas, resumos, nem apostilas.

Assim, você vai relembrar e reforçar o que já conhece. Mesmo se você souber pouco sobre o tema, anote na folha sem medo. Não pesquise por enquanto.

Outra possibilidade é falar sobre o conteúdo em voz alta.

Veja também: Como fazer um boa redação e Possíveis temas para o Enem 2017

Assista ao vídeo do Vlog Mediários e entenda essa dica.

4. Consulte resumos e acrescente informações à folha

Consulte um resumo depois de escrever o que você sabe na folha. Se tiver um resumo que foi escrito por você, é hora de lê-lo. Senão, procure um material feito por outra pessoa.

Preste atenção aos conceitos que não recordou de cabeça e escreva-os na folha. Confira se tinha memorizado algo errado e corrija se necessário.

Dica: Confira todos os resumos do blog

5. Assista a aulas online

revisão Enem

Pode ser que o resumo não seja o suficiente para entender e memorizar. Quase sempre tem pelo menos um conteúdo que achamos difícil, que gera dúvidas, ou que não aprendemos quando estudamos a primeira vez. Isso é normal 😌. Fique tranquilo!

Veja aulas online (são gratuitas) para melhorar as dificuldades.

Avalie se a sua lista de estudos está em dia. Se sim, dedique o tempo que precisar para entender os assuntos mais difíceis. Se você está atrasado, pode ser melhor ver uma grande quantidade de assuntos, em vez de focar em um mais difícil.

Leia também: 32 assuntos mais fáceis para estudar

E você? Como faz a sua revisão para o Enem?