Está pensando em fazer o curso de relações públicas? Vou compartilhar com você um pouco da minha experiência como aluna e profissional na área! Fiz o curso de Relações Públicas (RP) na Unesp de Bauru e na Faculdade Cásper Libero em São Paulo. Na época, ainda era uma habilitação do curso de Comunicação Social, assim como Jornalismo, Publicidade e Radialismo. 

Em 2013, o Ministério da Educação estabeleceu que o curso de relações públicas agora é uma formação específica, e não mais uma habilitação. A carga horária também aumentou e o estágio passou a ser obrigatório. Na prática, isto significa que você terá matérias ainda mais direcionadas a estratégias de relacionamento do que eu tive (e que precisará se esforçar mais). Minha opinião pessoal é que essa mudança foi ótima, principalmente, caso você esteja entrando nesta carreira pelos motivos certos!

Leia também:
Tudo o que você precisa saber sobre faculdade à distância
Tudo sobre o curso de Relações Internacionais
Engenharia da Computação | Tudo sobre o curso e profissão

Razões para escolher a profissão de relações públicas

O curso de Relações Públicas é pra quem tem interesse em trabalhar com a gestão estratégica da comunicação. Enquanto na publicidade valorizam-se os criativos, e no jornalismo destacam-se aqueles que carregam um amplo repertório teórico e cultural, o que faz o diferencial de um profissional de Relações Públicas é a capacidade de aliar habilidades ligadas à comunicação com competências também das áreas administrativas.

Além de Teorias da Comunicação, Comunicação Organizacional e Sociologia, você também irá estudar matérias como Estatística, Marketing e Economia. Ou seja, não é uma boa ideia se você está achando que o curso será uma forma de evitar as exatas. Quando você chegar ao mercado de trabalho, esse tipo de conhecimento mais analítico também será muito importante para mensurar o resultado de suas ações e apresentar resultados.

Afinal, o que faz um profissional de relações públicas?

Relações públicas profissão

O relações públicas cuida da imagem de uma organização ou pessoa pública

Em uma definição bem resumida, o relações públicas cuida da imagem e das relações de uma organização ou pessoa com seus mais diversos públicos estratégicos. “Organização”, porque nem sempre são empresas: há espaço para RPs em ONGs, negócios sociais (como a Geekie 🙌), governo…Têm RPs que cuidam da imagem de pessoas públicas (políticos, celebridades, empresários). Com “públicos estratégicos”, entenda clientes, investidores, funcionários, parceiros, órgãos públicos, sociedade, etc.

 

 

Ãhn?! 🤔

Um dos lados ruins da carreira é que poucas pessoas entendem o que os Relações Públicas fazem e você passará boa parte do tempo tentando explicar. Mas a melhor forma de mudar esta realidade é fazendo um trabalho bem feito e notório. Pra facilitar, fiz uma listinha – não esgotável – do que o dia a dia de um profissional de Relações Públicas pode envolver:

Principais tarefas de um relações públicas

  • Mapear os públicos estratégicos da organização
  • Planejar e centralizar o relacionamento com a imprensa e os influenciadores (jornalistas também fazem isso e há uma briga acadêmica envolvida 😮)
  • Produzir eventos organizacionais
  • Planejar a comunicação a longo prazo
  • Construir marcas
  • Gerenciar conflitos e crises de reputação
  • Planejar e divulgar as mensagens-chave de sua organização
  • Elaborar e analisar pesquisas de opinião que ajudem a definir estratégias organizacionais
  • Atuar como pesquisador ou professor (na área acadêmica). É possível pesquisar, por exemplo, as teorias da comunicação, cultura organizacional, mídias e tecnologias.

Leia também: Bolsas de estudo e dicas para fazer faculdade em outra cidade

Uma “profissão do futuro”

Curso de relações públicas e comunicação digital

Muitos profissionais formados em relações públicas atuam na área de comunicação digital

Outra coisa legal é que os profissionais de Relações Públicas têm se apropriado de muitas funções que nascem com o mundo digital. É comum encontrar pessoas que tiveram as Relações Públicas como formação básica – e depois agregaram outras habilidades e experiências – atuando como analistas de redes sociais, especialistas em marketing digital e profissionais do inbound marketing.

Se você está mirando uma “profissão do futuro”, vale olhar o curso de relações públicas com carinho. Só não deposite na faculdade a expectativa de receber todo este conhecimento prático. O mercado de trabalho caminha com passos mais apressados do que a educação.

Estude com o Geekie Games para o vestibular de relações públicas

Vamos aos detalhes práticos do curso de relações públicas📚

O curso costuma ter 4 anos de duração e ser centralizado em um único período do dia (matutino ou noturno), o que deixa você livre para o estágio. Eu cursei os dois primeiros anos na Unesp e os dois últimos na Cásper Líbero.

Nas duas faculdades, a principal forma de avaliação eram trabalhos ou projetos em grupo. Havia poucas provas – o que não significa moleza 😨! O que eu gostei neste formato é que ele tornou o aprendizado mais prático e aplicável.

Como escolher a faculdade de relações públicas

Na hora de escolher onde estudar, vale pesquisar sobre o viés que a faculdade segue. Eu senti uma diferença gigante entre a Unesp e a Cásper Libero, por exemplo. Enquanto a primeira valorizava a formação teórica e cultural do aluno e ia muito mais a fundo em matérias como antropologia, psicologia e sociologia, a Cásper tinha um aspecto mais prático e priorizava a formação do aluno para o mercado de trabalho organizacional. Não tem certo ou errado, mas existem características que podem se ajustar melhor ou pior para o que você quer para o seu futuro.

Se você estuda ou estudou com o Geekie Games e está pensando em cursar RP, a Unimetrocamp e as demais faculdades do grupo Wyden tem condições de pagamento especiais para você. Essa faculdade fica em Campinas, mas têm outros cursos de Comunicação oferecidos em várias cidades do país.

Continua com dúvidas sobre o curso e a carreira de relações públicas? Pergunta aê 🙂 Vou tentar responder as perguntas mais populares que aparecerem nos comentários.