Química é cobrada nas questões de Ciências da Natureza, presentes no primeiro dia da prova do Enem. Para ajudar você a estudar, fizemos uma análise de vários levantamentos sobre os assuntos mais frequentes nas provas do Enem desde 2009, e identificamos os 5 conteúdos mais frequentes.

Para assistir às aulas do Geekie Games sobre cada um dos assuntos (gratuitamente 😍), é só clicar nos links. Bom estudo e sucesso no Enem!

Química Enem: 5 assuntos que mais caem 👨‍🔬👩‍🔬

Estudar o que mais cai

1. Química Geral (24,9%)

A Química Geral aborda diversos conceitos de Química,bem como a disciplina surgiu e a sua utilidade nos dias atuais.

Todo o básico é abordado e você deve estudar desde o que é matéria e suas transformações até o que energia.

Leia também:
Introdução à química orgânica e exercícios
As matérias de Física que mais caem no Enem
Resumo sobre Leis de Newton

2. Físico-Química (23,8%)

Essa disciplina estuda as propriedades físicas e químicas da matéria, combinando o conhecimento das duas disciplinas. É muito importante ter conhecimento em Solubilidade, Propriedades coligativas, Termoquímica, Cinética química, Equilíbrio químico, Eletroquímica, entre outros.

3. Química Orgânica (18,1%)

Os compostos orgânicos estão presentes em diversas situações do cotidiano, em objetos de plástico, fibras de tecidos, frutas, combustíveis, sabonetes, bebidas alcoólicas, e outros. Por isso, o Enem adora este assunto de química.  Os compostos orgânicos possuem átomos de hidrogênio (H) e carbono (C), que podem ser representados por um simples traço (_). Estude as principais características dos compostos orgânicos, suas reações químicas, e saiba identificar as funções orgânicas (alcoóis, fenóis, éteres, ésteres, etc.).

 

Leia também:
Como encontrar o gabarito do Enem 2016
Como fazer cálculos mentais rapidamente na hora da prova?
Estequiometria – passo a passo
Resumo sobre mitose e meiose

Plano de estudos para Química do Geekie Games

4. Meio Ambiente (12,1%)

Questões do Enem sobre problemas ambientais podem cobrar conhecimentos de Química, Geografia ou Biologia. Isso acontece devido ao impacto que tais contratempos têm para diferentes áreas de estudo. Fique atento às reações químicas de chuva ácida, destruição da camada de ozônio (O3),  poluição da água e lixo (radioatividade,reciclagem, compostos biodegradáveis, e outros).

Leia também:
Resumo sobre equilíbrio químico
55 matérias que mais caem no Enem
32 assuntos mais fáceis para estudar

5. Energia (9,4%)

Esta é área da Química que estuda o calor das reações químicas, seja ele absorvido ou liberado. Atente-se às questões sobre termoquímica que estuda a troca e variação de calor nos processos químicos. Também é muito importante estudar cálculos estequiométricos, para calcular a quantidade de calor absorvido ou liberado em uma reação química.

Estude todo o conteúdo de Química que mais cai no ENEM com o Geekie Games. <3