O quarto simulado do Enem, oficial do Ministério da Educação (MEC) através do programa Hora do Enem, traz muitas novidades. O novo simulado acontece a partir das 8h do dia 8 de Outubro de 2016, até as 19h59 do dia 23 de de outubro. São 180 questões de prova online gratuita com correção TRI, igual ao Enem. Para participar, basta ter uma conta gratuita no Geekie Games.

Nota: Devido à alta procura para fazer o último simulado oficial do Enem de 2016, ele foi prorrogado. A previsão era estar disponível até 16 de outubro, mas pode ser feito até 23 de outubro de 2016.

Atualização: as datas dos simulados do Enem 2017 já estão disponíveis:

  • 1º simulado: 25 de março a 2 de abril
  • 2º simulado: 20 a 28 de maio
  • 3º simulado: 19 a 27 de agosto
  • 4º simulado: 07 de outubro

O que é um simulado do Enem?

Um simulado do Enem – ou de qualquer outro vestibular – é um tipo de avaliação muito parecida com a prova que você irá fazer de verdade, presencialmente e de forma impressa.

O simulado serve para treinar os seus conhecimentos da prova e ter uma nota muito próxima do seu desempenho no próximo Enem.
Por isso, as provas do simulado tem o mesmo tempo dos dias do Enem, tirando 30 minutos que seriam destinados a passar as respostas para o gabarito.

Receba sua nota na hora

A nota do simulado do Enem é feita nos modelos da TRI, a Teoria da Resposta do Item, Isso quer dizer que a sua nota considera a dificuldade das questões, da mesma forma que acontece no Enem. Você recebe seu resultado na hora, assim que finaliza o exame.

Leia também: como funciona a nota do Enem.

O que fazer com a nota do simulado oficial do Enem? 

Ao receber a sua nota, são indicados os assuntos que você mais errou. Ou seja, você tem um guia sobre os conhecimentos que você precisa melhorar até o dia da prova do Enem.

Com a nota, você pode usar o simulador do SISU na própria plataforma do Geekie Games. Assim, você sabe se passaria em um curso específico de uma universidade pública. Se a nota do simulado não for suficiente, você sabe quantos pontos faltam.

Outro benefício de fazer o simulado é ver a sua classificação (ranking) em comparação com os outros usuários.

Observação: use também o simulador do SISU com o seu resultado do Enem. Saiba como ele funciona aqui.

Como fazer o novo simulado do Enem? 

Para começar o quarto simulado do Enem, basta ter uma conta no Geekie Games. É fundamental entrar no Geekie Games nos dias do simulado, pois ele não estará disponível depois. Fique atento ao horário de início e encerramento do quarto simulado do Enem. Início: 08 de outubro às 8h. Término: 19h59 no dia 15 de outubro.

Caso você não tenha uma conta no Geekie Games, necessária para fazer o simulado, basta criar a sua gratuitamente

É preciso ter acesso à internet para começar. Porém ela não é necessária enquanto você fizer o simulado do Enem, apenas para terminar a prova. Por isso, fique tranquilo se quiser fazer a prova com o pacote de dados móveis. Entretanto, recomendamos fazer o simulado em um local silencioso e reservado.

Para você ter um gostinho de como funciona o simulado, assista ao vídeo do Pietro sobre a experiência dele com o terceiro simulado:

5 novidades do simulado:

Quem fez os últimos simulados oficiais do Enem perceberá diferenças no quarto simulado, ainda mais fiel à prova que acontece em novembro em 2016.

1) 180 questões e dois dias de prova

No primeiro dia do simulado, haverá 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. São 45 questões sobre cada área do conhecimento. As perguntas são sobre História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Sociologia (Ciências Humanas) e Física, Química, Biologia (Ciências da Natureza).

No segundo dia do simulado, haverá 90 questões de Matemática e Linguagens. São 45 questões sobre cada área do conhecimento. As perguntas são sobre Matemática e Lógica e Português, Língua Estrangeira e Artes.

Obrigatoriamente, você precisa fazer a prova do primeiro dia antes da prova do segundo dia. Como a duração total é longa, recomendamos fazer o simulado em dois dias.

2) Questões de Inglês e Espanhol

No quarto simulado, têm questões de língua estrangeira. Ao iniciar o segundo dia de prova, você pode escolher Inglês ou Espanhol. Não é possível mudar a escolha do idioma.

3) Ranking na web

No terceiro simulado do Enem, uma das grandes novidades foi ver o seu ranking na prova, mas apenas em dispositivos Android. No quarto simulado do Enem, você pode ver a sua classificação em comparação com as outras pessoas que fizeram o simulado tanto no smartphone ou tablet Android, quanto na web.

4) Gabarito do simulado das provas do Enem

O gabarito está disponível a partir do dia seguinte ao término do simulado, segunda-feira (17 de outubro) 👏👏. Da mesma forma que acontece no Enem, o gabarito só é disponibilizado quando o tempo para fazer a prova termina. Dentro da plataforma Geekie Games na Web ou no aplicativo, você descobre as questões que errou e que acertou no primeiro e no segundo dia de prova.

Como acessar o gabarito do simulado?

Depois do dia 17 de outubro, na aba “simulados”, você verá uma tela com o seu desempenho por área do conhecimento. Logo abaixo, está o link para o gabarito da prova.

Clique no botão “ver”, ao lado da prova 1 e da prova 2. Você verá uma lista com todas as questões do simulado.

Gabarito do simulado da prova do Enem

Abra as questões que você errou e veja as respostas. Caso você não tenha respondido a pergunta, será indicado. Afinal, não responder uma questão, ou errá-la tem o mesmo efeito na nota do Enem. Mas saber o que você errou, e o que não teve tempo de responder é essencial para aprimorar os estudos. Veja um exemplo:

Gabarito do quarto simulado Hora do Enem

Modelo de questão do quarto simulado do Enem com gabarito.

5) Resolução das questões

Todos os usuários Pro do Geekie Games podem acessar as resoluções das questões a partir do dia em que sai o gabarito. Para acessar, basta abrir o gabarito da prova. Se você não tiver o Geekie Games Pro, encontrará a opção para assiná-lo no local da resolução.

Como foram os outros simulados do Enem online?

No terceiro simulado do Enem, 400.929 pessoas participaram. A média geral – considerando a nota média em Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática – foi 507 pontos. O maior número de participantes do simulado foram do Estado de São Paulo. As disciplinas com o maior número de acertos foram Geografia, com mais de 44% de acertos nas questões, e Filosofia, com 41%. As disciplinas com maior número de erros foram Matemática e Física, com 26% de acertos em média.Em média, a nota de Ciências Humanas foi 536, em Ciências da Natureza, 509, em Matemática, 491 e ,em Linguagens e Códigos, 490 pontos.

No segundo simulado oficial, 366.222 pessoas participaram. A média do simulado foi 533 pontos. A disciplina com o maior número de acertos foi Sociologia, com mais de 66% de acertos, seguida por Filosofia, com 47% de acerto nas questões. As disciplinas com maior número de erros foram Física e Química, com 34% de acertos em média. Em média, a nota de Ciências Humanas foi 556, em Ciências da Natureza, 519, em Matemática, 548 e ,em Linguagens e Códigos, 511 pontos.

No primeiro simulado do Enem, 710.571 pessoas participaram. A média da nota foi 516 pontos. As disciplinas com o maior número de acertos foram Filosofia, com 56% de acertos nas questões, e Sociologia, com acertos em 54% das questões. As disciplinas com maior número de erros foram Química, com 29% de acertos, e Física, com acertos em 32% das questões em média. Em média, a nota de Ciências Humanas foi 533, em Ciências da Natureza, 499, em Matemática, 525 e ,em Linguagens e Códigos, 505 pontos.

Sobre o programa a Hora do Enem

O Hora do Enem é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo ajudar a preparação dos estudantes no terceiro ano do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os simulados oficiais do Enem acontecem dentro do Geekie Games, a plataforma oficial para a preparação do Enem. Além disso, estudantes no último ano do do Ensino Médio  têm acesso ao Geekie Games Pro em 2016, o plano pago do Geekie Games e que dá acesso à resolução das questões.