Em 2017, cerca de 6 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A abstenção – isto é, a porcentagem de pessoas que não foram ao local – foi 29,8% no primeiro dia. Já no segundo dia, 32% dos candidatos não compareceram.

Aqui você saberá como foi a prova do Enem 2017. Vai poder baixar os cadernos das provas e os gabaritos para treinar. Por último, veja a lista de assuntos que caíram na prova por área do conhecimento, para você estar preparada(o) na hora de treinar com a prova de 2017.

Preencha o cadastro abaixo para receber as provas do Enem 2009 a 2017 no seu e-mail. ❤








Conheça a nossa política




 

Como foram as provas do Enem 2017?

As provas foram divididas em dois dias. No primeiro dia, foram aplicadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas, totalizando 90 questões, e a redação. Foram até 5 horas e 30 min de duração.

No segundo dia, foram aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza com 45 questões cada. Nesse dia, o tempo de duração da prova foi de 4 horas e 30 minutos.

Vale apontar que nesta edição pela primeira vez foram aplicadas provas inclusivas, com versões em libras, braile e ledor.

Os enunciados das provas de Linguagem e Ciências Humanas contaram com textos longos e bem trabalhados, que necessitavam de bastante atenção do candidato.

Saiba também:
Como funciona o Enem?

Assuntos que caíram no 1º dia de prova do Enem 2017

No primeiro dia, em relação a Linguagens,  as habilidades estavam bem distribuídas entre os seguintes assuntos. Clique nos nomes para estudá-los gratuitamente. 🙂

Já em Ciências Humanas e suas Tecnologias, os assuntos mais cobrados foram:

Saiba mais:
55 assuntos que mais caem no Enem
Assuntos mais fáceis do Enem
Assuntos mais difíceis do Enem

Assuntos que caíram no 2º dia de prova do Enem 2017

O segundo dia também ficou marcado pelo tamanho dos enunciados das questões. A maioria dos enunciados foram longos. Aquelas com enunciados curtos exigiram boa interpretação de texto.

Confira os assuntos que apareceram e clique nos links para estudar com as respectivas videoaulas. 😉

Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

Matemática e Suas Tecnologias

Tema da redação do Enem 2017

No Enem 2017, apenas 53 pessoas tiraram nota 1000 na redação, quantidade muito menor que na edição anterior (2016). No Enem 2016, 77 pessoas tiraram a nota máxima.

O tema escolhido em 2017 para a redação foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

A proposta da redação seguiu a tendência das últimas edições, abordando assuntos de cunho social.

Comentários sobre a redação da primeira aplicação

Existe uma grande barreira para os surdos conseguirem estudar no Brasil, apesar da linguagem de sinais ser um idioma oficial.

Poucas escolas, funcionários e professores estão capacitados para atender esses alunos. Isso faz com que o próprio estudante com deficiência auditiva se isole e acabe desistindo dos seus estudos.

Esta é só uma das dificuldades enfrentadas no cotidiano. Um bom exemplo disso é que nos dias de aplicação do Enem 2017 houve relatos de surdos que tiveram dificuldade para fazer a prova.

Essas pessoas não conseguiram se comunicar bem com os fiscais, e algumas tiveram seus aparelhos auditivos quebrados, pois não declararam a deficiência e tiveram os aparelhos confundidos com pontos eletrônicos, objeto proibido para quem vai fazer o Enem.

surdo removido da prova do Enem 2017 por engano

Tela de matéria no jornal O Globo

Regras de avaliação da redação:

A pontuação da redação do Enem 2017 varia 0 a 200 pontos de acordo com as 5 (cinco) competências. Saiba mais sobre a avaliação das competências na redação.

Quais foram as notas médias no Enem 2017?

As notas de Ciências Humanas e Linguagens tiveram uma queda em comparação com as médias de 2016. Porém as notas em Matemática, Ciências da Natureza e redação foram maiores, em média. Confira:

Enem 2016

Ciências Humanas: 533,5
Matemática: 489,5
Ciências da Natureza: 477,1
Linguagens: 520,5
Redação: 541,09

Enem 2017

Ciências Humanas: 519,3
Matemática: 518
Ciências da natureza: 510,6
Linguagens: 510,2
Redação: 558  

E você? O que achou da prova do Enem 2017?