Para prestar mais atenção nas aulas, seja na escola, cursinho ou faculdade, temos 15 dicas imperdíveis. Se você seguir algumas, vai ser muito mais fácil não boiar enquanto o professor explica as matérias, manter a concentração e fazer com que esse seja um ótimo ano para os seus estudos. Vamos começar!

Veja também: Como fazer uma redação para o vestibular

 

15 dicas para se concentrar nas aulas

1. Desative as notificações do celular durante as aulas 📲

Uma das principais possibilidades para se distrair é ver as notificações do celular e conversar com os amigos nas redes sociais. Por isso, desative as notificações do Whatsapp, Facebook e outras redes sociais. É só entrar nas configurações do aparelho.

 

2. Sente longe dos seus melhores amigos 🤐

Quando você conversa com voz baixa, muitas vezes, não atrapalha os seus colegas e o professor, mas atrapalha muito a sua própria concentração. Por isso, recomendamos sentar longe dos seus melhores amigos se você quer manter a atenção.

Leia também: Devo escolher um cursinho pré-vestibular online ou presencial?

3. Sente nas primeiras cadeiras 💤

Às vezes, parece que qualquer coisa é mais interessante do que a aula, né? A gente pode se distrair conversando com um amigo, observando os colegas da sala, pensando em assuntos diversos, cochilando, etc. Conversar com os seus colegas é mais difícil se você sentar perto do professor. E também é mais é mais provável que o professor chame a sua atenção se você dormir ou parecer que está perdido.

 

4. Faça anotações durante a aula ✍🏽

Para driblar a dificuldade de concentração, tenha uma folha ou caderno em mãos e faça anotações. Descubra a melhor forma de organizar o que você ouve na aula. Você pode escrever em tópicos, em parágrafos, desenhar ícones…E tomar nota de tudo o que o professor fala, ou só do que considera mais importante.

Se as anotações não forem o suficiente para estudar, ou a sua letra não for legível, não se preocupe. Com certeza, você terá conseguido prestar mais a atenção na aula. Dica: no final das aulas do Geekies Games, sempre tem um resumo. Você pode utilizá-lo para estudar.

 

5. Leve dúvidas da última aula para o professor ou colega ⁉

Para conseguir aprender algo novo (e se concentrar), é importantíssimo começar a aula sem dúvidas antigas. Depois das aulas, reveja as suas anotações. Se surgir alguma dúvida, anote-a e fale com o professor. Se preferir, converse com algum colega que tenha facilidade com a matéria.

 

6. Encontre uma relação entre a matéria e algo que você gosta 💖

Algumas matérias podem parecer chatas e difíceis quando não encontramos uma aplicação prática para ela. Para ajudar a fazer com que elas façam sentido, converse com algum colega que tem facilidade na matéria ou com o professor, para ele ajudar a encontrar sentido para o conteúdo.

Se você está estudando um conteúdo do Ensino Médio, veja uma aula do Geekie Games: no início de todas as aulas, tem uma introdução sobre onde você encontra o assunto na vida real.

Aula do Geekie Games sobre equação do segundo grau

Para quem não gosta de Matemática, que tal saber que ela tem uma relação com Artes e História? Nessa aula sobre equação do segundo grau, o professor explica.

 

Dica: Baixe uma apostila de redação grátis

 

7. Encontre um objetivo para o que você está estudando ✔

Para se sentir motivado, descubra um objetivo para o seu estudo. Você está se preparando para o vestibular e o Enem? Se sim? Já sabe qual curso pretende estudar? Se não sabe, confira nosso artigo com dicas para escolher uma profissão. Imaginar-se alcançando o seu objetivo ajuda a ter mais disposição para se concentrar. Pense também em um objetivo específico: que tal se desafiar a aumentar a sua nota na próxima prova?

Para começar: As matérias de matemática mais frequentes no Enem

 

8. Faça perguntas 🙋

Muitas pessoas tem vergonha de fazer perguntas, mas isso não pode acontecer se você quer prestar a atenção na aula. É muito provável que mais alguém tenha a mesma dúvida que você, então você irá ajudar mais alguém da sala a entender o assunto se fizer uma pergunta. Não tenha medo da sua dúvida parecer “boba” para o professor ou para os seus colegas. Quem não têm dúvidas dificilmente aprende.

Se você se sentir muito desconfortável fazendo uma pergunta em público, anote-a e tire a dúvida ao final da aula, mas não leve pergunta para casa. Se os seus colegas ou professor fizerem piadas ou zoeiras desagradáveis, converse com eles ou com o supervisor da escola.

 

9. Converse com o professor 🙍

O seu professor ou professora provavelmente ficará muito feliz se você demonstrar interesse pelo conteúdo que ele ensina. Você pode conversar com ele após o término da aula e pedir dicas para entender melhor a matéria. Outra ideia é pedir recomendações de filmes e livros relacionados com a aula. Faça isso mesmo que você tenha dificuldade com o assunto.

 

10. Prepare-se antes da aula 📖

Em um curso na faculdade, é comum os professores pedirem que você leia algo antes das aulas. Faça um esforço para cumprir a tarefa, assim você irá acompanhar o que eles ensinam na sala. Se você está no Ensino Médio ou se preparando para o Enem e os vestibulares, a mesma dica pode funcionar para você. Leia ou veja uma videoaula antes da aula presencial.

Leia também: Tudo sobre o Encceja, o exame para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou Fundamental

 

11. Faça uma revisão online em casa todas as semanas 🖥

Quase todos os estudantes já deixaram os estudos para a última hora, né? Além de acumular muitos assuntos para estudar, isso piora a sua concentração nas aulas em todo o período letivo. Por isso, faça revisões em casa. Provavelmente, você encontrará muitos vídeos relacionados com a matéria, seja no Youtube, ou em plataformas online como o Geekie Games.

Confira as ideias para organizar o seu local de estudos
Saiba também: Como fazer uma revisão dos estudos

 

12. Tenha uma vida saudável 🍎 

Dormir bem e se alimentar de forma saudável trazem mais facilidade para se dedicar aos estudos. Além disso, é importante para não sentir sono, nem depender de café ou outras bebidas estimulantes para ficar acordado. Se for possível, pratique alguma atividade física. Com certeza, você ficará mais relaxado e conseguirá prestar mais atenção.

 

13. Beba água 💧

Tenha uma garrafa de água cheia ao seu alcance. Você pode bebê-la sempre que ficar entediado, não entender o assunto ou quando for difícil se concentrar. Ingerir bastante água é importante para uma boa saúde, mas também melhora a memória, concentração e atenção segundo essa explicação científica. Cerca de 75% do cérebro é formado por água!

 

14. Participe de um grupo de estudos

Se a sua turma não tem um grupo de estudos, reúna alguns colegas e monte um grupo. Estudar em grupo é ótimo quando as pessoas tem facilidade com diferentes assuntos, assim todos se ajudam. Também é uma forma de se incentivar a estudar com frequência e acompanhar melhor a matéria.

Veja também essas Dicas para estudar para o Enem e o vestibular

 

15. Tenha paciência 👌

Nossa mente é como o resto do corpo. Se você já praticou algum esporte, sabe que algumas semanas e meses de treino são necessários para se acostumar com ele. Para se concentrar em qualquer tipo de atividade, principalmente se ela for chata, é preciso tempo e prática. Tenha paciência consigo mesmo, controle a ansiedade e não fique decepcionado se não conseguir prestar a atenção em todas as aulas.

Agora que você conhece várias dicas para prestar mais atenção nas aulas e entender melhor, acesse as aulas do Geekie Games Enem grátis.

 

 Ver videoaulas para o Enem