Provavelmente você fez ou já ouviu falar do Enem. Mas você sabe para que serve a nota do Enem? Se você respondeu “entrar em uma universidade federal”, sua resposta está incompleta! 😥 A nota do Enem 2017 serve para 8 utilidades no mínimo.

Sim, a prova do Enem permite concorrer a uma vaga em universidades públicas. Mas existem outros programas e seleções que também utilizam a prova do Enem como um critério.

Apenas a inscrição, pagamento da taxa e realização do Enem não garantem a sua participação em nenhum desses programas de seleção. Por isso, fique atento às datas para se inscrever nos processos que forem de seu interesse.

Para que serve a nota do Enem: 8 possibilidades

1. Sisu: ingresso em uma universidade pública

A nota do Enem serve para você concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O Sisu abre suas incrições duas vezes por ano, no começo do ano e no fim do primeiro semestre, para que alunos que tenham feito o Enem no ano anterior possam tentar a sua vaga.

Com as suas notas do Enem, descubra a sua chance de passar no Sisu no curso e universidade que deseja. Basta utilizar o simulador gratuito.

2. Prouni: bolsa de estudo para faculdade particular

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em graduações nas universidades privadas. A seleção leva em conta alguns critérios, que envolvem desde sua nota na prova do Enem até algumas condições de renda familiar e se estudou em escola pública. Saiba mais aqui.

3. Fies: financiamento da mensalidade de uma faculdade particular

Caso você não se encaixe no perfil necessário para ter uma bolsa pelo ProUni, pode tentar um financiamento para pagar a sua universidade com mais tranquilidade. Caso você consiga uma bolsa de apenas 50% com o ProUni, pode solicitar o financiamento do restante.

O Fies funciona como um empréstimo, em que parcelas pequenas (referentes aos juros) são pagas todos os meses. A porcentagem do financiamento depende de alguns critérios e você pode saber mais aqui. Você só irá pagar o valor faltante após concluir o seu curso.

4. SisuTec: ingresso em um curso técnico

Precisa de uma qualificação mais rápida? Que tal um curso técnico oferecido por institutos públicos ou privados? O SisuTec (Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) funciona como o Sisu, mas voltado para vagas do ensino Técnico, aqueles que têm duração mais breve, de apenas 2 anos. O curso técnico forma profissionais prontos para o mercado de trabalho. 

5. Concursos públicos

O Enem é a primeira fase de alguns concursos públicos. A Polícia Militiar da Paraíba (PM/PB) utiliza o Enem como fase teórica de classificação desde 2013. Por exemplo a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em Belo Horizonte (MG), abriu vagas em 2016 para especialistas em políticas públicas e gestão governamental. Ela também utilizou a nota do Enem como classificação. Além da nota na prova e na redação, os candidatos precisaram fazer uma prova objetiva para o concurso da Seplag.

É possível que outros concursos públicos comecem a utilizar o Enem para a seleção. Então fique atento aos editais dos concursos e aos prazos de inscrição se este for o seu objetivo com a nota do Enem.

6. Porcentagem da nota para ingressar em uma faculdade

Há universidades públicas que utilizam o Enem como uma porcentagem da nota. Ou seja, é necessário fazer o vestibular próprio da faculdade, além de usar a nota do Enem.

7. Ingresso em uma faculdade particular

Ao se inscrever para o ProUni ou para o Fies, automaticamente, a sua nota do Enem é utilizada como critério de seleção. Ou seja, não há um outro vestibular. Porém, algumas faculdades particulares utilizam 100% da nota do Enem como critério de seleção, independentemente do financiamento estudantil ou do Programa Universidade para Todos.

8. Fazer intercâmbio em uma universidade em Portugal

Algumas instituições de ensino superior de Portugal aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Os convênios não incluem as despesas do estudante.

Leia também: Como funciona a correção da redação do Enem | Como funciona a nota da redação no Enem

Importante: o resultado do Enem pôde ser utilizado, até 2016, para emitir o certificado de conclusão do Ensino Médio. Agora é preciso fazer um exame específico, o Encceja. As inscrições devem acontecer no mês de agosto e ele também pode ser feito no exterior.

Agora que você já entendeu para o que serve a nota do Enem, é só escolher a opção que mais se encaixa com você! Se o seu interesse com o Enem é entrar em uma universidade, fique atento às datas de vestibulares específicos e conte com o Geekie Games para continuar estudando. 👏