A prova de Matemática e suas Tecnologias aterroriza grande parte daqueles que querem a tão sonhada vaga na universidade via Enem.

As 45 questões dessa área do conhecimento são repletas de gráficos, esquemas e enunciados complexos que, na verdade, são um teste para a sua capacidade de interpretação e para o seu domínio dos conceitos matemáticos.

Uma dica muito valiosa é sempre procurar a aplicação daquele conteúdo que você está estudando. Isso te ajudará não só em relação à sua capacidade de entendimento, mas também te deixará mais preparado para resolver as tão temidas situações-problema propostas na prova. 

 

As matérias de Matemática que mais caem no Enem

Como a gente sabe que a lista de matérias a serem estudadas é vasta, fizemos uma lista dos temas de Matemática que costumam aparecer com mais frequência considerando todas as edições do Enem desde 2009 – e indicamos para cada um deles as aulas relacionadas no Geekie Games.

Leia também:
Gabarito Enem 2018
Como estudar para o Enem online
Dicas para um intensivo de estudos
O que é probabilidade?
Como calcular raiz quadrada?
O que são conjuntos números? Resumo

Estudar o que mais cai

1. Geometria (26,3%):

Geometria é a área da Matemática que estuda as formas dos objetos, analisa suas dimensões e suas posições. A palavra é formada por “geo” (terra) + “metria” (medida), então significa medida da terra.

Dica: Leia o Resumo sobre geometria.

Leia também:
As matérias de Física que mais caem no Enem
As matérias de Química que mais caem no Enem
simulado do enem 2017 gratis

2. Aritmética (12,8%):

Também costumam aparecer questões que precisam de diversas operações matemáticas. Esta é a chamada aritmética

Leia também:
Como fazer cálculo de cabeça no Enem?
As matérias de Física que mais caem no Enem
As matérias de Química que mais caem no Enem

3. Razão, Proporção e Escala (12,1%)

Na matemática, a razão é a comparação entre duas grandezas já a proporção é a igualdade entre duas razões. Ela pode ser usada em diversos problemas que envolvam o cálculo de igualdade entre duas razões.

A escala é a aplicação da razão entre duas grandezas.Por exemplo, o comprimento de um desenho e o seu tamanho real, ou até mesmo as medidas de um mapa que são apenas representativas, mas são diretamente proporcionais às medidas em tamanho real.

Veja o resumo sobre Razão, Proporção e Escala

4. Funções (9%):

As funções de primeiro e segundo graus costumam ser as mais recorrentes na prova. Com menos intensidade, também aparecem as funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas.

5. Porcentagem (8,3%)

A porcentagem é uma razão que tem o denominador igual a 100. Ou seja, um número x%.

Porcentagem significa “por cento” e é representada pelo símbolo de porcentagem “%”. Além da representação pelo símbolo, também é possível representar uma porcentagem por um número decimal ou por uma razão. Aprenda mais sobre Porcentagem.

Leia também todos os artigos sobre os conteúdos importantes para a prova do Enem. Saiba mais com todas as aulas de Matemática para o Enem.

Confira o vídeo da Ana para saber dicas para a prova de Matemática do Enem.