Geografia do Enem cai na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, junto com questões de História, Filosofia e Sociologia.

É importante estudar acontecimentos atuais de política e assuntos de igualdade social, racial e de gênero. Geralmente há mais questões sobre Geografia do Brasil do que Geografia Geral.

A seguir, veja as cinco assuntos de Geografia que mais caíram no Enem desde 2009. Para assistir às videoaulas do Geekie Games (gratuitamente 😍) sobre cada tema, é só clicar nos títulos.

Leia também:
Relações Internacionais – Tudo sobre o curso
As matérias de História que mais caem no Enem
Era Vargas e Revolução Russa

Matérias de Geografia que mais caem no ENEM 🌎

Estudar o que mais cai

1. Geografia Agrária (19,1%)

É o tema mais abordado no ENEM quando o conteúdo é Geografia. No Brasil existe uma grande concentração de terras. Menos de 2% dos proprietários são donos de cerca de 40% das propriedades rurais.

Muitas vezes, questões sobre estrutura fundiária e outros assuntos de Geografia do ENEM pedem a interpretação de gráficos ou tabelas.

Uma das consequências da concentração fundiária é a desigualdade social. Ela é fortalecida, também, pela modernização do campo. Estude também as características da agricultura brasileira para Geografia do Enem.

Leia também: 55 matérias que mais caem

2. Meio ambiente (17%)

O Brasil possui uma diversidade botânica imensa. Em nosso país, podemos encontrar florestas, formações arbustivas e rasteiras, além de uma composição vegetal litorânea diversa, o que faz com que esse conteúdo seja frequente nos vestibulares.

É importante estudar domínios morfoclimáticos, biomas e clima.

3. Questões Econômicas e Globalização (14,1%)

Uma das características da globalização é a crescente integração econômica em escala planetária, devido ao aumento das trocas comerciais e financeiras, que consolida a formação de um mercado mundial influenciado pelas empresas transnacionais.

Nesse contexto, ganhou notoriedade a Organização Mundial do Comércio (OMC), instituição internacional que visa fiscalizar e regulamentar o comércio mundial.

4. Geografia Urbana (11%)

A Geografia Urbana estuda o espaço urbano e nossa interação com ele. Estude como a desigualdade social se manifesta também na ocupação do espaço urbano, a poluição causada pela urbanização das cidades, meios de transporte urbano, produção de lixo pela sociedade urbanizada e tudo que for relacionado às cidades.

Leia também:
As principais características da nova e velha ordem mundial
As matérias de Sociologia que mais caem no Enem

5. Geopolítica (8,1%)

A formação do território brasileiro dependeu de acontecimentos históricos e de características morfoclimáticas da região.

Em Geografia Geral, procure entender a globalização, a multipolarização política, e as organizações reguladoras da economia. Entenda as características de países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Estude a organização política, territorial e regional do Brasil para o ENEM.

Quer saber mais? Estude o que mais cai em Geografia e nas outras matérias que aparecem no Enem com o Geekie Games. 🚀