Preparamos uma lista para você saber (em geral) o que cai no vestibular, mas não cai no Enem, e revisar os conteúdos mais importantes. Basta clicar nos títulos para assistir às aulas para o vestibular grátis.😍

Para ter uma ajudinha extra e descobrir o que você ainda precisa estudar (e não perder tempo com o que já sabe), conte com o plano de estudos do Geekie Games.

Matérias de vestibular: o que cai nas provas?

Vale lembrar que cada vestibular tem um edital próprio e você pode encontrá-lo no próprio site da faculdade ou universidade. É no edital do processo seletivo que você sabe exatamente o que cai no vestibular, as datas das provas, as matérias que têm mais peso para o curso que você vai prestar e outras informações importantes.

Além disso, algumas faculdades cobram conhecimentos específicos de uma lista de livros. A seguir, saiba os assuntos que não caem no Enem, mas aparecem na maioria dos vestibulares do país.

 

Confira os artigos sobre
Tudo o que você precisa saber sobre faculdade à distância
As matérias que mais caem no Enem
10 aulas para começar a estudar para o Enem
32 assuntos mais fáceis para estudar
Como se organizar para estudar para o Enem

Português 📝

Paráfrase ou tradução de sentido

Parafrasear é reescrever um texto (seja ele verbal ou visual), ou seja, indicar ou traduzir o seu significado com palavras que têm o mesmo sentido.

 

Classes de palavras e sua contribuição para a construção do texto 

As classes de palavras podem cair nos vestibulares de maneira direta, em questões que perguntam a classe da palavra. Porém, nos últimos anos, muitas provas exigem esse conhecimento de maneira indireta, com questões sobre a interpretação dos efeitos de uma classe de palavra para a sintaxe ou semântica.

Obras do Romantismo

As questões do Enem de literatura podem ser respondidas apenas com a interpretação dos textos nas questões, porque conhecimentos prévios sobre o enredo e sobre o estilo do autor não são necessários . Isso ocorre porque o Exame não possui uma lista de leituras obrigatórias de Literatura, apesar de alguns autores e obras serem muito frequentes e de a leitura prévia agilizar a resolução.

Alguns vestibulares têm uma lista de livros de Literatura. Autores como Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar e Almeida Garrett são frequentes. Mas lembre-se de consultar o edital do vestibular que você irá prestar. Além da leitura obrigatória, é importante conhecer as características da escola literária e relacioná-las com a obra.

Obras do Realismo

Estude as principais características do Realismo (clique no link acima para ver a aula grátis) e saiba se o vestibular têm uma lista de leituras obrigatórias. Alguns autores comuns são Eça de Queirós e Machado de Assis.

Obras do Modernismo

Conheça o que caracteriza a literatura modernista, assim como alguns autores importantes para o movimento. Lembre-se de conferir se o vestibular possui leituras obrigatórias, afinal há muitos autores no movimento. Entre os principais autores, estão Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector e Guimarães Rosa.

Leia também: As matérias de Português que mais caem no Enem
Saiba mais: 26 figuras de linguagem que você não sabia que existem

História 📜

História Geral 👸🏼

Antigo Regime

O Antigo Regime é uma forma política que esteve em vigor na Europa entre os séculos XVI e XVIII, na Idade Moderna

Cultura e civilização medieval

Um dos marcos da civilização e da cultura medieval foi o Feudalismo. Saiba os principais acontecimentos da Alta e Baixa Idade Média e estude as características da sociedade na época.


Cultura ocidental:  Renascimento a século XX

Junto a transformações históricas, no contexto econômico e social, a cultura se modifica. Ao estudar os momentos históricos, entenda também as características culturais.

América Latina

Alguns períodos históricos da América Latina caem no principais vestibulares, mas não no Enem. Alguns deles são civilizações pré-colombianas e colonização, independência da América Espanhola e consolidação dos Estados nacionais.

Leia também: É melhor fazer cursinho pré-vestibular online ou presencial?

História do Brasil 🇧🇷

Colonização mercantilista 

História do Brasil é um das matérias que mais caem no Enem, então, se você estudou essa matéria para o Exame, fique tranquilo quanto às provas de vestibular. O Mercantilismo ocorreu durante o Período Colonial do Brasil (1530-1580) e não está presente na matriz de habilidades e competências do Inep. Por isso, vale conhecer as características dessa prática econômica e os efeitos para o nosso país na época.

 

República Velha

O Enem foca na República após a Era Vargas (1930), apesar de aspectos da República Velha (1889-1930) aparecerem em algumas questões. No geral, esse período da república no Brasil cai nos vestibuares.

Leia também: As matérias de História que mais caem no Enem | Resumo da Revolta do Contestado

Geografia 🌎 

A Terceira Revolução Industrial

A presença de grandes redes de transporte e de tecnologia da comunicação são algumas características Terceira Revolução Industrial, que faz parte da atualidade.

Potências Emergentes

Alguns critérios podem definir países emergentes e desenvolvidos, como o índice de desenvolvimento humano (IDH), renda per capita (PIB), entre diversos outros fatores. Os BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China) são algumas potências emergentes com relevância no cenário mundial.

 

Migrações Internacionais

Os movimentos migratórios referentes ao Brasil caem no Enem. Além deles, muitas provas de vestibulares cobram conhecimentos sobre migrações internacionais.

 

Petróleo: Pré-sal

A importância da exploração do pré-sal na atualidade do Brasil faz com que o assunto cai em questões de vestibulares.

Leia também: As matérias de Geografia que mais caem no Enem

Química🍹 

Isomeria plana e espacial/geométrica (Química Orgânica)

A isomeria acontece quando os mesmos átomos podem formar diferentes estruturas químicas, ou seja, uma mesma fórmula molecular representa diferentes substâncias.

Reações com álcoois, ácidos carboxílicos, ésteres e polímeros

Além de conhecer os diferentes tipos de funções orgânicas, é importante saber resolver essas equações de química orgânica.

Leia também: As matérias de Química que mais caem no Enem

Física 🎧

Contração térmica

Dentro da termologia, a contração e expansão térmicas são as alterações no tamanho de objetos (principalmente sólidos) devido ao aumento ou à diminuição da temperatura.

Acústica

Dentro do estudo da ondulatória, as ondas que emitem sons têm diferentes características que os diferenciam e podem cair no vestibular, como intensidade, altura e timbre.

Movimentos de cargas em campos elétricos e/ou campos magnéticos

Na matéria de eletromagnetismo, quando uma partícula é lançada com velocidade perpendicular ao campo magnético, a carga realiza um movimento circular e uniforme.

 

Leia também: As matérias de Física que mais caem no Enem
Saiba mais: Como aprender Física sozinho

 

Matemática ➗ 

Lei dos cossenos, Lei dos senos

Conhecendo os teoremas do cosseno e do seno, você pode responder muitas questões com medidas de triângulos, independentemente de eles terem ângulos retos ou lados com as mesmas medidas.

Leia também: Resumo de Geometria

 

Progressão Aritmética e Progressão Geométrica

As progressões aritméticas (PA) são sequências em que os ítens seguem um padrão de adição. Os números de uma sequência de progressão geométrica (PG) variam conforme um padrão de multiplicação.

 

Números complexos

Os números complexos têm uma parte real e uma parte imaginária, e suas operações podem cair nos vestibulares.

Equações fracionárias

As equações fracionárias possuem uma incógnita no denominador e podem ser resolvidas de maneira semelhante a equações de primeiro ou segundo grau sem denominadores.

Estudar para o vestibular com o Geekie Games

O que cai nos vestibulares específicos? 

Muitos grandes vestibulares possuem primeira e segunda fase. Na maioria das vezes, a primeira fase cobra assuntos de todas as matérias da grade curricular do Ensino Médio. Na segunda fase, costumam 1) cair matérias específicas, ou 2) estas disciplinas relacionadas ao curso que você está concorrendo tem mais peso na sua nota final e todas as matérias aparecem na prova.

O que cai no vestibular de Medicina?

Em geral, as segundas fases do vestibular de Medicina geralmente atribuem maior peso a Biologia, Química, Física ou Matemática. O peso pode ser na média final quando a instituição tem a mesma prova de vestibular para todos os cursos. Ou a instituição pode realizar provas específicas, com questões mais complexas e de maior nível de dificuldade do que os vestibulares para outros cursos ou áreas. O que cai no vestibular de Medicina varia conforme a instituição em que você quer estudar.

Leia mais: resumo sobre mitose e meiose

Por exemplo, o vestibular realizado pela Fuvest, para ingressar na USP em São Paulo é composto por duas fases. Na primeira, há 90 questões teste em uma prova igual para todos os candidatos. Na segunda fase, há um dia de prova de Português, um dia sobre conhecimentos gerais e uma avaliação de conhecimentos específicos. Nela, os candidatos de Medicina fazem uma prova de Biologia, Química e Geografia.

Quando a faculdade oferece apenas o curso de Medicina, às vezes, as provas de conhecimentos específicos são mais exigentes do que as de outras instituições. Vale lembrar: consulte o edital do vestibular. Além das possibilidades que citamos, a faculdade pode ter ainda outra peculiaridade para a seleção. Na faculdade Albert Einstein em são Paulo, por exemplo, um dos critérios para a seleção é a realização de uma entrevista.

E o que cai nas provas do vestibular nas provas do vestibular de Direito?

O vestibular de Direito – assim como o de Medicina, Pedagogia e dos outros cursos de Graduação – costuma ter uma prova específica de ciências humanas, como História, Geografia ou Português.

O que é a relação candidato/vaga?

A relação candidato/vaga indica a concorrência, ou seja, quantas pessos estão concorrendo para estudar o mesmo curso que você deseja. Se a relação é alta, pode significar que é mais difícil ingressar nele do que em um curso com concorrência menor. Porém não é uma regra: existem cursos concorridos, mas em que é mais fácil ser aprovado porque a nota de corte é baixa.

O que é nota de corte?

A nota de corte indica a nota mínima dos candidatos que foram aprovados. A nota de corte não é fixa: ela depende do desempenho de quem fez a prova naquele ano. Geralmente, essa nota varia pouco conforme os anos. Por exemplo, a nota de corte para o curso de Medicina na USP Ribeirão Preto foi 70 em 2015. Então a nota mínima para ser aprovado para a segunda fase do vestibular foi 70 – que, em 90 questões, significa 78% de acerto.

Em processos seletivos como o Sisu, a nota de corte representa a nota mínima para ser aprovado pela instituição, sem a necessidade de realizar uma segunda fase de provas. Ela não considera apenas o número de acertos, mas a dificuldade das questões e matérias específicas que possuem maior peso na nota final. Leia também: como funciona a nota para o Sisu.

Qual a diferença entre o Enem e o vestibular?

Veja o vídeo do Youtuber Pietro do Geekie Games para saber mais.

 

Leia também: Dicas para revisão | Como estudar online | Resumos do Geekie Games