As ordens mundiais explicam as relações de poder no mundo. A velha ordem mundial é caracterizada pela disputa entre o capitalismo e o socialismo. A nova ordem mundial coloca o capitalismo em evidência. A seguir, saiba as principais características da velha e da nova ordem mundial. Entenda o que elas são, os países envolvidos, características da política, economia e sociedade em cada um dos períodos da história.

Dica: Para saber mais sobre a velha e a nova ordem mundial para os vestibulares, veja as aulas do Geekie Games. 😍

A Velha Ordem Mundial 

A Velha Ordem Mundial é o período que corresponde à Guerra Fria, entre 1945 e 1989, ou seja, depois do término da Segunda Guerra Mundial e até a queda do Muro de Berlim.

No mundo bipolarizado, foram feitas várias alianças militares….

Veja também:
Filmes sobre Segunda Guerra Mundial
Dicas para estudar inglês com filmes
10 filmes para você aprender História
Segunda Guerra Mundial | Resumo
Como fazer intercâmbio de graça no Ensino Médio?
O que cai no Enem? Resumo das competências e habilidades

Pós Segunda Guerra Mundial: Bipolarização e Guerra Fria 

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, surgem as duas maiores potências econômicas mundiais com ideologias e interesses opostos: Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Os EUA eram capitalistas e a URSS era socialista. Por isso, o período é caracterizado pela bipolarização.

Além dos dois grandes blocos econômicos,  também existia o grupo dos países subdesenvolvidos, que não tinham um posicionamento ideológico definido.

Leia também: Como estudar online

Principais características da Velha Ordem Mundial 💂

A Guerra Fria foi uma fase de disputas indiretas pelo controle hegemônico do planeta, com os norte-americanos estruturados no sistema socioeconômico capitalista, e os soviéticos, no socialista. Como não foi uma guerra direta, ela é denominada “Fria”. Vale lembrar que o arsenal de armas nucleares de ambos os países tornaria um conflito direto insustentável. Os meios de comunicação de massa veiculavam mensagens de bipolarização por meio de propagandas e produtos culturais, como a figura do herói Capitão América.

Corrida armamentista

As grandes potências mundiais procuram desenvolver suas armas – muitas são utilizadas ainda hoje – e o militarismo aumenta, demonstrando o poder político, econômico e militar. Esse fenômeno é conhecido como corrida armamentista.

Corrida espacial

A corrida espacial foi a disputa entre os EUA e a URSS pelo domínio da tecnologia para a exploração do espaço. Ser o primeiro país na conquista espacial era visto como um símbolo de poder econômico e ideológico, além de um evetual fator de segurança.

Um dos acontecimentos importantes na época, consequência do desenvolvimento tecnológico, foi a “Conquista da Lua” pelos Estados Unidos e 1961.

Capitalismo

Nas décadas de 1940, 1950 e 1960, o grande poder econômico e ideológico dos Estados Unidos cresce, gerando a uma das fases mais prósperas do capitalismo. Surge a proposta de uma zona de livre comércio, para facilitar as trocas comerciais entre diferentes países. No período, surge a teoria econômica de John Maynard Keynes, o Keynesianismo, minimizando o conceito de Estado de bem estar social, predominante no período entre-guerras, e defendendo um papel do Estado na fiscalização e regulações fiscais do ambiente econômico.  Também surge uma grande produção tecnológica influenciada pelo contexto militar-acadêmico, que configura a Terceira Revolução Industrial.

Doutrina Truman

A Doutrina Truman foi um conjunto de medidas feitas pelo governo dos Estados Unidos a fim de conter o avanço do socialismo durante a Guerra Fria. Por meio do Plano Marshall, os Estados Unidos ajudaram países da Europa Ocidental a se recuperar da Segunda Guerra Mundial.

Leia também: Resumo sobre a Revolução Russa

O muro de Berlim: capitalismo X socialismo

Muro de Berlim: Guerra Fria

Construção do muro de Berlim na Alemanha. Ele simboliza a divisão entre a Europa Ocidental e Oriental por uma “Cortina de ferro”. Imagem: Estadão

O muro de Berlim foi um grande símbolo da Guerra Fria. Em 1945, a Alemanha foi dividida em duas potências: a Ociental, alinhada com a ideologia e a economia capitalistas dos EUA; e a Oriental, vinculada aos princípios ideológicos e econômicos socialistas da URSS.

Em 1961, foi construído muro de Berlim. Ele dividia fisicamente essa cidade em dois blocos: a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA). Respectivamente, Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental.

Durante a Guerra Fria, a maiorida dos países da Europa Oriental estavam sob controle político e econômico da URSS

Crise do Petróleo e queda da URSS: anos 1970-1990

A partir da década de 1970, surgem as Crises do Petróleo. Como consequência, há um baixo crescimento econômico, desemprego e indústrias são transferidas para países onde o custo é menor, ou seja, há uma desindustrialização.

Projetos neoliberais são propostos pelo presidente dos EUA Ronald Regan e pela primeira ministra da Inglaterra  Margaret Thatcher.

Ao final da Guerra Fria, o líder da URSS Mikhail Gorbachev realiza algumas medidas que levam à vitória do capitalismo pelos EUA do presidente Ronald Reagan, como a abertura política e econômica, após uma severa crise do socialismo no país.

Em resumo, quais são as principais características da velha ordem mundial?

  • Bipolarização do poder global (entre EUA e URSS)
  • Disputas ideológicas (capitalismo X socialismo)
  • Corrida armamentista e espacial
  • Corrida espacial

A Nova Ordem Mundial pós Guerra Fria 🌎

Nova Ordem Mundial: principais características

Imagem da queda do muro de Berlim, simbolizando o fim da Guerra Fria e a vitória do capitalismo. Foto: Gerard Malie/AFP

A Nova Ordem Mundial teve início em 1989 com o final da Guerra Fria e a consequente queda do Muro de Berlim. Esse acontecimento sinalizava que havia apenas uma Alemanha, e não mais a bipolaridade (ou separação) entre a economia capitalista e a socialista. Na nova ordem mundial, o mundo passa a ser multipolarizado.

Principais características da nova ordem mundial

A partir da década de 1980 (e até atualmente), com a queda do regime socialista da União Soviética, a maioria esmagadora dos países adotam o sistema capitalista e o capitalismo se torna o sistema político dominante. Ele é caracterizado pelo neoliberalismo econômico. Os Estados Unidos (EUA) passam a ser a referência em economia e política mundial.

O mundo não é mais bipolarizado, mas multipolarizado, ou seja, há diferentes centros de poder baseados em poder econômico e outras esferas de influência. Além disso, a globalização é uma importante característica.

O que é globalização?

A globalização é um processo de maior intregração econômica, cultural, política e social no mundo. Ela explica transformações que vêm acontecendo no mundo principalmente após os anos 1970.

O mundo globalizado é caracterizado pelo aumento nas relações entre mercados, pessoas e nações no mundo todo. O fenômeno começou no século XVI com as Grandes Navegações, mas o grande crescimento da globalização aconteceu principalmente nos últimos anos.

No século XXI, grandes blocos econômicos são formados a fim de assegurar vantagens de livre comércio.

Terceira Revolução Industrial

A partir da década de 1970, as maiores facilidades de comunicação e transporte caracterizam a Terceira Revolução Industrial (ou Revolução técnico-científica informacional). Tais avanços contribuiram para o crescimento do capitalismo e da globalização. Vale lembrar que a globalização e a terceira revolução industrial acontecem na velha e na nova ordem mundial.

O que é o Neoliberalismo? 💸

O neoliberalismo é uma doutrina econômica inspirada pelas ideias do liberalismo do século XVII por autores como John Locke.  O Consenso de Washington estabeleceu as principais linhas do neoliberalismo em 1989.

Algumas características do neoliberalismo são presença mínima do Estado na economia, baixas tarifas alfandegárias, desregulamentação dos mercados, privatizações, redução dos gastos públicos e consequente colapso do Estado de bem-estar social (onde o poder público é responsável por questões sociais).

Resumindo, quais são as principais características da nova ordem mundial?

  • multipolarização
  • globalização
  • blocos econômicos com benefícios comerciais
  • primazia do neoliberalismo

Leia também: As matérias de Geografia que mais caem no Enem

Questões sobre Velha e Ordem Mundial de vestibulares

A seguir, veja algumas questões que caíram em diversos vestibulares sobre Velha e Nova Ordem Mundial. Algumas questões exigem outros conhecimentos de geopolítica.

Bipolaridade

Questão sobre nova ordem mundial do vestibular da UNIFAL

Resposta: D) surgiram blocos econômicos regionais; novos centros de poder – como o Japão e a União Europeia – e tensões entre interesses políticos e econômicos dos países desenvolvidos do Norte e subdesenvolvidos do Sul.

Questão sobre velha ordem mundial e guerra fria no vestibular

Questão sobre Guerra Fria do vestibular da UEL

Resposta: E) II, III e IV.

Velha ordem mundial

Questão sobre velha ordem mundial do vestibular da UECE

Resposta: B) Combinação de pressões diplomáticas e acordos globais no lugar de confrontos militares

Estude velha e nova ordem mundial com o Geekie Games