O curso de Psicologia é escolhido por diversas razões na hora do vestibular. Para ajudar a saber se ele é o certo para você, o Geekie Games entrevistou a psicóloga e coaching de carreira Daniela Leluddak da Caddan empresarial. A seguir, saiba quais são as melhores faculdades de Psicologia do Brasil, segundo o Ranking Universitário da Folha.

A habilitação em licenciatura prepara o estudante para dar aulas até o Ensino Médio. Com o bacharelado, o profissional poderá ser pesquisador na área de psicologia, e também atuar como psicólogo.

Leia também: Tudo sobre: Engenharia da Computação | Tudo sobre o curso e profissão | Engenharia de Produção  | Tudo sobre o curso de Enfermagem | Direito: saiba tudo sobre o curso e a faculdade

Leia um resumo: Tudo sobre mitose e meiose

Melhores Faculdades de Psicologia do país

Melhores faculdades de psicologia

Leia também:
Tudo o que você precisa saber sobre faculdade à distância
8 tipos de bolsas de estudo
Por que não desistir do curso de Medicina?

Faça o download da lista completa com as 100 melhores faculdades de Psicologia do Brasil. Os dados são do Ranking Universitário da Folha.

Se você está pensando em cursar psicologia, vale lembrar que muitas universidades utilizam o Enem como processo seletivo pelo SISU, FIES ou PROUNI. A seguir, conheça algumas datas mais importantes para o vestibular das 10 melhores faculdades de Psicologia do Brasil.

A Universidade de São Paulo (USP) aderiu ao Enem como forma de ingresso para a graduação em 2016. Pelo SISU, haverá 8 vagas de Psicologia para estudar em Ribeirão Preto (FFCLRP/USP) e 21 vagas para São Paulo (IP/USP). Somando a seleção pela FUVEST e o SISU, haverá 49 vagas em São Paulo e 32 vagas em Ribeirão Preto. As inscrições para a FUVEST começam em agosto. A primeira fase da FUVEST é no final de novembro. A segunda fase acontece em janeiro.

Na Universidade de Brasília (UnB), 50% das vagas das vagas da UnB são preenchidas pelo SISU. As inscrições para a seleção pelo CESPE ocorrem no mês de abril.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) utiliza o SISU como porta de entrada para todos os cursos que não possuem provas de habilidades específicas. A UFMG têm 66 vagas para o curso de Psicologia.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 30% das vagas são preenchidas pelo SISU. A UFRGS têm 49 vagas vagas para o curso de Psicologia, somando o ingresso pela COPERSE. As inscrições deverão começar no mês de outubro.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) utiliza o SISU para preencher 100% das vagas. Na UFRJ, há 160 vagas para o curso de Psicologia.

O curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) têm 180 vagas na capital de São Paulo em Perdizes e 40 vagas em Barueri (SP). As inscrições para o vestibular de verão deverão começar no mês de novembro.

A Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) utiliza o Enem como bônus de nota. Na UNESP, há 70 vagas para estudar o curso de Psicologia em Bauru (SP) e 90 vagas para Assis (SP). As inscrições para o vestibular da UNESP começam em setembro e terminam em outubro.

Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 30% das vagas são preenchidas pelo SISU. A UFSC possui 31 vagas para estudar Psicologia. As inscrições deverão abrir no mês de setembro. O vestibular será em dezembro.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) possui 150 vagas para o curso de Psicologia. A PUC-RS possui vestibular de verão e de inverno.

A faculdade de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) utiliza o SISU para preencher 100% das vagas. Há 25 vagas para essa graduação na UFF.

Para fazer a graduação de psicologia, é preciso estudar muito. Fazer um estágio profissional durante o curso é importante para o mercado de trabalho, mas algumas instituições não tem espaço da grade curricular para esta atividade. Em média, o curso dura cinco anos. O profissional pode se especializar nas áreas 1) Escolar, 2) Organizacional e do Trabalho (Recursos Humanos), 3) Trânsito, 4) Jurídica, 5) Esportiva, 6) Clínica, 7) Hospitalar, 8) Psicopedagogia, 9) Psicomotricidade, 10) Psicologia Social, 10) Neuropsicologia – previstas pelo CRP. Além disso, o psicólogo pode atuar na área acadêmica, e ser pesquisador e/ou professor em uma Universidade.

Use o Geekie Games para passar em Psicologia 🙂  

Saiba mais sobre o curso no vídeo da psicóloga Daniela Leluddak.