O curso de Psicologia é escolhido por diversas razões na hora do vestibular. Para ajudar a saber se ele é o certo para você, o Geekie Games entrevistou a psicóloga e coaching de carreira Daniela Leluddak da Caddan empresarial. A seguir, saiba quais são as melhores faculdades de Psicologia do Brasil, segundo o Ranking Universitário da Folha.

A habilitação em licenciatura prepara o estudante para dar aulas até o Ensino Médio. Com o bacharelado, o profissional poderá ser pesquisador na área de psicologia, e também atuar como psicólogo.

Leia também: Tudo sobre: Engenharia da Computação | Tudo sobre o curso e profissão | Engenharia de Produção
Leia um resumo: Tudo sobre mitose e meiose

Melhores Faculdades de Psicologia do país

Melhores faculdades de psicologia

Leia também:
Tudo o que você precisa saber sobre faculdade à distância
8 tipos de bolsas de estudo
Por que não desistir do curso de Medicina?

Faça o download da lista completa com as 100 melhores faculdades de Psicologia do Brasil. Os dados são do Ranking Universitário da Folha.

Conheça o curso de Psicologia oferecido pelas faculdades da Wyden. Elas têm matrícula gratuita para quem estuda ou estudou com o Geekie Games.

Se você está pensando em cursar psicologia, vale lembrar que muitas universidades utilizam o Enem como processo seletivo pelo SISU, FIES ou PROUNI. A seguir, conheça algumas datas mais importantes para o vestibular das 10 melhores faculdades de Psicologia do Brasil.

A Universidade de São Paulo (USP) aderiu ao Enem como forma de ingresso para a graduação em 2016. Pelo SISU, haverá 8 vagas de Psicologia para estudar em Ribeirão Preto (FFCLRP/USP) e 21 vagas para São Paulo (IP/USP). Somando a seleção pela FUVEST e o SISU, haverá 49 vagas em São Paulo e 32 vagas em Ribeirão Preto. As inscrições para a FUVEST começam em agosto. A primeira fase da FUVEST é no final de novembro. A segunda fase acontece em janeiro.

Na Universidade de Brasília (UnB), 50% das vagas das vagas da UnB são preenchidas pelo SISU. As inscrições para a seleção pelo CESPE ocorrem no mês de abril.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) utiliza o SISU como porta de entrada para todos os cursos que não possuem provas de habilidades específicas. A UFMG têm 66 vagas para o curso de Psicologia.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 30% das vagas são preenchidas pelo SISU. A UFRGS têm 49 vagas vagas para o curso de Psicologia, somando o ingresso pela COPERSE. As inscrições deverão começar no mês de outubro.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) utiliza o SISU para preencher 100% das vagas. Na UFRJ, há 160 vagas para o curso de Psicologia.

O curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) têm 180 vagas na capital de São Paulo em Perdizes e 40 vagas em Barueri (SP). As inscrições para o vestibular de verão deverão começar no mês de novembro.

A Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) utiliza o Enem como bônus de nota. Na UNESP, há 70 vagas para estudar o curso de Psicologia em Bauru (SP) e 90 vagas para Assis (SP). As inscrições para o vestibular da UNESP começam em setembro e terminam em outubro.

Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 30% das vagas são preenchidas pelo SISU. A UFSC possui 31 vagas para estudar Psicologia. As inscrições deverão abrir no mês de setembro. O vestibular será em dezembro.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) possui 150 vagas para o curso de Psicologia. A PUC-RS possui vestibular de verão e de inverno.

A faculdade de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) utiliza o SISU para preencher 100% das vagas. Há 25 vagas para essa graduação na UFF.

Para fazer a graduação de psicologia, é preciso estudar muito. Fazer um estágio profissional durante o curso é importante para o mercado de trabalho, mas algumas instituições não tem espaço da grade curricular para esta atividade. Em média, o curso dura cinco anos. O profissional pode se especializar nas áreas 1) Escolar, 2) Organizacional e do Trabalho (Recursos Humanos), 3) Trânsito, 4) Jurídica, 5) Esportiva, 6) Clínica, 7) Hospitalar, 8) Psicopedagogia, 9) Psicomotricidade, 10) Psicologia Social, 10) Neuropsicologia – previstas pelo CRP. Além disso, o psicólogo pode atuar na área acadêmica, e ser pesquisador e/ou professor em uma Universidade.

Use o Geekie Games para passar em Psicologia 🙂  

Saiba mais sobre o curso no vídeo da psicóloga Daniela Leluddak.