Não existe pior ou melhor forma de estudar para o Enem. Mas conhecer e se informar sobre histórias de sucesso é importante para descobrir o que funciona melhor para você.

como descobrir a melhor forma de estudar para o Enem

Nossa equipe conversou com a Talita Antunes, estudante do curso de Ciências Contábeis e embaixadora do Geekie Games, para entender como ela estudou e se conheceu melhor em 2016.

Talita Bruna nasceu em Quedas do Iguaçu, cidade ao sudoeste do Paraná com aproximadamente 32 mil habitantes.

No início de 2016, ela não pensava em fazer o Enem, nem imaginava que iria fazer um curso na faculdade em 2017.

Em poucos meses, conseguiu aumentar muito a nota nos simulados, o que se refletiu no desempenho dela no Exame Nacional do Ensino Médio. Talita passou em primeiro lugar para Ciências Contábeis na UNOPAR de Paranavá (PR) com o Prouni. Também conseguiu uma bolsa de 50% para cursar uma faculdade da sua cidade, que foi a sua escolha em 2017.

Como a Talita estudou no terceiro ano?

Talita conheceu o Geekie Games através da escola. Estudava para o Enem principalmente à noite, quando tinha um tempo livre por não estar na escola. Ela se dedicava oito a nove horas por dia.

O Geekie Games foi a única ferramenta que eu usei para estudar para o Enem e ele trouxe muito conhecimento.

Com o uso da plataforma, ela identificou que tinha grande capacidade de disciplina e de se concentrar nos estudos em casa. Nos simulados, todos os candidatos conseguem ver o relatório com a sua classificação para o curso e a faculdade pretendidos.

3 Dicas para melhorar os estudos:

1. Treine para as provas

Nas palavras da Talita, uma das suas necessidades no último ano do Ensino Médio era se acostumar com o formato da prova e também saber quais matérias poderiam cair. Na opinião dela, os simulados foram muito parecidos com o Enem.

Eu notei que as questões que eu acertei no simulado eu acertei no Enem.

Os simulados Geekie Games de 2016 cobriram 98% dos conteúdos que apareceram no Enem 2016.

Veja também: Como passei na USP estudando sozinha

2. Descubra o que você sabe e o que precisa aprender

Talita ficou na 146ª classificação para o curso de Ciências Contábeis no segundo simulado. Com a lista de conteúdos que precisava melhorar e o uso do plano de estudos, ela conseguiu aumentar a sua nota para o Enem. No próximo simulado, ficou em quinto lugar. No último, na quarta posição. Talita fez 617 pontos em média no Enem.

A moça não fez o primeiro simulado porque perdeu o prazo. Pensando nisso, os estudantes que quiserem receber um SMS no celular lembrando o período gratuito para fazer a prova podem fazer uma pré-inscrição. 😉

Quero que o Geekie Games
me avise o dia do simulado pelo celular

Leia também: A história do Clause e sua preparação para o curso de Medicina

3. Faça testes vocacionais

Ter uma noção de qual curso quer passar permite criar uma rotina de estudo com mais foco, priorizando as matérias e tendo uma noção de qual nota é necessário atingir.

Talita escolheu Ciências Contábeis através de testes vocacionais e da pesquisa de planos de carreira. Ela recomenda que os estudantes façam os testes para também descobrir do que gostam

Conselho da Talita

melhor forma de estudar para o Enem para a TalitaA maior dica que a moça dá para ter sucesso com as notas é descansar a mente. Estudar por pouco tempo seguido, fazendo intervalos, é melhor do que se dedicar muitas horas seguidas.

Para ela, usar jogos educativos, desenhar e pintar no tempo livre foi essencial para a qualidade do aprendizado.

E você? O que recomenda para estudar melhor para o Enem?