Muitas pessoas começam a estudar – ou aumentam o ritmo de estudos – faltando poucas semanas e dias para as provas. Ainda dá tempo de estudar para o Enem. Pensando nisso, criamos o intensivo para o Enem e escrevemos algumas dicas para você se preparar. Saiba também como são as pessoas que fazem o Enem.

Como fazer um intensivo de estudos?

1. Use um plano intensivo para o Enem

Até o dia 04 de novembro, está disponível o plano intensivo para o Enem. O intensivão está disponível apenas na Web, mas não no smartphone. Da mesma forma que o plano de estudos convencional, ele é inteligente e considera os assuntos que você já sabe, e o que precisa ser estudado até o dia da prova.

A principal diferença entre o intensivão do Enem e o plano de estudos é a quantidade reduzida de aulas e exercícios. O plano intensivo considera as matérias mais importantes para o Enem, enquanto o plano de estudos aborda a grade curricular completa do Ensino Médio.

Para acessar o plano intensivo de estudos, basta ter uma conta no Geekie Games Pro. Se você já assina o Geekie Games, é só fazer o login.

Leia também:
Como controlar a ansiedade
Como prestar mais atenção na aula
Introdução à química orgânica e exercícios
O que é proporção, razão e escala?
Cálculo da probabilidade e definições

Por que o intensivo do Enem é inteligente?

Ao entrar no plano intensivão, você verá o número de assuntos que precisam ser estudados para completar a sua jornada de estudos.

Intensivo Enem

Plano de estudos Enem – Intensivo

Para começar, você irá responder as questões do Raio-X. A finalidade dessas perguntas é identificar se você está dominando o assunto. Assim, você não precisa assistir a uma aula se já sabe muito sobre o assunto.

Depois de fazer o Raio-X, assista às aulas que foram indicadas.

Intensivão Enem

Início de uma aula do plano intensivo de estudos

Ao término de cada aula, resolva exercícios (check final). Além de você praticar questões para o Enem e ver a resolução delas, o plano de estudo também irá avaliar o seu aprendizado nesta etapa.

intensivo-enem-check-final-resolucao

Resolução de um exercício no plano intensivo para o Enem

Acompanhe a evolução do seu aprendizado na aba “Desempenho” para cada matéria do Enem.

intensivo-enem3

Usar o Geekie Games

Leia também: Para o que serve o Enem?

2. Estude Português

As questões de todas as disciplinas que caem no Enem têm enunciados longos. Isso acontece para identificar se você sabe como interpretar textos, ou seja, muitas questões avaliam as suas habilidades com a Língua Portuguesa.

3. Prepare-se para a redação

A redação do Enem vale metade da nota em muitos vestibulares de faculdades públicas e particulares. Novamente, as aulas de Português são importantes para esta tarefa. Procure entender o que você faz bem e o que precisa ser melhorado nos textos dissertativo-argumentativos que você escreve. Leia como fazer uma boa redação aqui.

Baixe a apostila de redação para o Enem do Geekie Games 😉

Leia também todas as dicas de estudo

As pesquisas sobre os participantes do Enem 2015 saíram recentemente. A seguir, saiba um pouco sobre como são essas pessoas (a idade, o gênero e o que elas almejam conquistar com a nota das provas).

Quem são as pessoas que fazem o Enem?

O Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio existe desde 1998. Em 2015, 8 milhões de pessoas fizeram a prova. A maior parte das pessoas (51%) têm mais de 20 anos, 58,3% dos participantes são mulheres*.

Apesar de existir uma relação entre famílias com alta renda e o melhor desempenho do participante no Exame Nacional do Ensino Médio, ela não é uma regra.

Em 2015, sete escolas onde a maioria dos alunos tinham renda familiar média inferior a 1,5 salários mínimos foram acima da média no Enem, e melhor do que escolas com alunos mais ricos.

Nesse sentido, todos os alunos no terceiro ano do Ensino Médio em 2016 podem se beneficiar com o programa Hora do Enem, gratuitamente, e têm oportunidades de iguais para ir bem na prova, mesmo faltando poucas semanas.

A maioria se prepara para o Enem na última hora

Intensivo de estudos

Com dedicação, você consegue chegar preparado para o dia do Enem, mesmo faltando pouco tempo.

Apenas 14% das pessoas inscritas no Enem se preparam há um ano. No mês de agosto, quase 40% ainda não havia começado a estudar, segundo pesquisa do Jornal “O Globo”. Em outras palavras, cerca de 86% das pessoas que irão fazer o Enem se preparam na última hora.

Existem diversos motivos para não estudar para o Enem com antecedência. Se você não começou a estudar, ou faz pouco tempo que iniciou a preparação, saiba que ainda dá tempo.

Existem estudiosos que dizem que o nosso comportamento é mais eficiente quando o tempo disponível é menor. Por isso, se você está estudando para o Enem e tem pouco tempo para esta tarefa, veja 3 recomendações essenciais abaixo:

Para ver mais dicas, leia o artigo com Dicas para a reta final de estudos.

*Dados sobre o Enem 2015

Então será que dá tempo de estudar para o Enem? Sim! Conte com o Geekie Games Enem.