As inscrições do Encceja 2018 aconteceram de 16 a 27 de abril. O cartão de confirmação foi liberado em 23 de julho. Chegou a hora de você tirar todas as suas dúvidas sobre o que é o exame, como se inscrever, quais são as datas, como acessar o cartão de confirmação com o local da prova, o resultado, o gabarito e mais! Leia a seguir um guia com as 14 dúvidas mais comuns sobre o Encceja e deixe nos comentários se tiver mais alguma 😀. Confira as novas datas abaixo.

Obs: se você fez o Encceja no ano passado, saiba que o resultado do Encceja 2017 saiu em 5 de fevereiro na página do participante do Inep.

1. O que é o Encceja?

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adulto (Encceja) é uma prova gratuita realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para aqueles brasileiros que buscam uma certificação de conclusão do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental. O exame terá uma edição nacional e também uma edição no exterior para brasileiros que estejam morando fora do país.

O Inep descreve o Encceja como: “um exame para aferir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. Esses últimos incluem o desenvolvimento na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.”

As pessoas que fizerem o Encceja e atingiram a pontuação mínima para a certificação terão direito à isenção da taxa de inscrição do Enem no ano seguinte.

Leia também: 8 Tipos de bolsa de estudo e dicas para fazer faculdade em outra cidade

2. Como faço a inscrição do Encceja 2018?

As inscrições do Encceja 2018 nacional estão previstas para começarem no dia 16 de abril e terminarem no dia 27. As inscrições do Encceja que será realizado no exterior serão abertas através deste site do Inep. Lembre-se que no momento da inscrição você precisa definir se deseja tirar a certificação para o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.

site-inep-encceja

Imagem do site de inscrição para o Encceja Exterior

3. Quais provas devo escolher na inscrição?

Depende. É preciso ter proficiência em todas as quatro áreas do conhecimento para conseguir emitir o certificado de conclusão. Essa proficiência é atestada por um documento chamado de certificado parcial de proficiência.

Os participantes que já fizeram o Enem ou Enceeja e obtiveram o certificado parcial não precisam selecionar todas as provas, apenas as áreas em que não tiveram a nota mínima para a certificação. Caso contrário, devem selecionar todas as quatro provas durante a inscrição.

Acesse a portaria Inep nº 179, de 28 de abril de 2014, para detalhes sobre a proficiência parcial.

4. Como saber o local da prova? 

Durante a inscrição, o participante precisa escolher a unidade da federação (UF) e a secretaria da instituição certificadora. Esse é o local que irá emitir os certificados de conclusão (Ensino Fundamental, Ensino Médio e parcial). Não confunda com o lugar onde irá fazer a prova.

O local de prova foi disponibilizado junto com o cartão de confirmação na página do participante do Encceja no site do Inep.

como acessar o cartão de confirmação do Enceeja e descobrir o local da sua prova

O MEC (Ministério da Educação) não informou a data que o local estará disponível. Todos ficamos ansiosos para saber a localização o quanto antes e nos planejarmos. Mas infelizmente nem o edital, nem a central de atendimento informaram quando ele estará disponível por enquanto.

A orientação oficial é prestar atenção às novidades no Portal do Inep. Imaginamos que a divulgação será feita cerca de 15 dias antes do dia do exame, porém não há informação oficial.

Como faz para alterar o local de prova?

A localização da aplicação é definida automaticamente pelo Inep com base no endereço da residência do participante.

Por isso, não dá para alterar a região onde irá fazer a prova. Mas é possível informar outro endereço durante o período de inscrições, que geralmente é entre julho e agosto.

5. Ainda consigo tirar o certificado pelo Enem?

Não. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serviu também para tirar o certificado de conclusão do ensino médio até edição de 2016. A partir de 2017 apenas o Encceja realiza a certificação.

6. Quem pode fazer o Encceja? Tem algum requisito?

Depende do tipo de certificação que você quer tirar. Caso você queira a certificação do Ensino Fundamental você precisa ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data da prova. Para a certificação do Ensino Médio, você precisa ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da prova.

inscricoes-do-encceja-2017

7. Como são as provas?

O exame tem provas diferentes para a certificação. A prova do ensino fundamental tem quatro cadernos com 30 questões de múltipla escolha cada: 1 – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação; 2 – Matemática; 3 – Historia e Geografia; 4 – Ciências Naturais.

Já a prova do Ensino Médio segue uma estrutura parecida com o Enem, mas com a diferença que em cada caderno são 30 questões de múltipla escolha: 1- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação; 2- Matemática e suas Tecnologias; 3- Ciências Humanas e suas Tecnologias; 4- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

>> Saiba mais: Como funciona a prova do Enem

8. Quais são as datas importantes?

Encceja Nacional
Publicação do edital: 13 de março
Inscrições: 16 a 27 de abril de 2018
Aplicação da prova: 5 de agosto
Locais de prova: Serão 564 locais distribuídos em todas as Unidades Federativas

Encceja Exterior
Publicação do edital: não informado
Inscrições: não informado
Aplicação da prova: 16 de setembro2
Locais de prova: Estados Unidos (Boston e New York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã)

9. Quanto preciso tirar para receber a certificação?

É preciso atingir no mínimo 100 pontos em todas as áreas do conhecimento para tirar os certificados. A proficiência vai de 60 a 180 pontos. Para a área de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (do Ensino Médio) ou Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação (Ensino Fundamental), também é necessário atingir no mínimo cinco (5) na redação. A nota da redação varia de zero a 10.

Os participantes que não tiverem nota suficiente em alguma área do conhecimento poderão receber o certificado parcial de proficiência. Depois, basta se inscrever para o próximo Encceja e escolher apenas as provas em que não atingiu nota mínima.

10. Por que eu deveria fazer o Encceja?

Se você não concluiu o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio e está finalizando seus estudos depois o Encceja é uma ótima opção! Ao completar o exame e atingir a nota mínima necessária, você recebe uma certificação oficial do governo constando que você concluiu o Ensino Médio ou Fundamental. Muitas empresas podem exigir para certas vagas de trabalho uma determinada certificação de conclusão de estudos. Com o Encceja você pode estudar por conta própria e fazer uma prova só para tentar receber a certificação ao final.

11. O Encceja será realizado para PPL?

Sim! O Encceja será realizado também para as pessoas privadas de liberdade (PPL). Confira as datas específicas:

Encceja Nacional para PPL 
Publicação do edital: não divulgado
Adesão das unidades: não divulgado
Inscrições: não informadas
Aplicação: 18 e 19 de setembro

Encceja Exterior para PPL
Publicação do edital: não divulgado
Inscrições: não informadas
Aplicação: 17 e 21 de setembro
Locais de prova: não divulgados

Leia mais: Provas e gabaritos do Enem

12. Que horas vai ser a prova do Encceja nacional?

No horário oficial de Brasília, as provas acontecerão de manhã e à tarde. Os portões serão fechados 15 minutos antes do início do exame.

De manhã, serão a partir das 9h, e até as 13h. Os portões abrirão às 8h e fecharão às 8h45.

À tarde, serão das 15h30 às 20h30. Os portões abrirão às 14h30 e fecharão às 15h15.

Horários para o Ensino Fundamental

No período matutino: (9h-13h):

  • Prova I: Ciências Naturais
  • Prova II: Matemática

No turno vespertino (15h30-20h30)

  • Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • Prova IV: História e Geografia

Horários para o Ensino Médio

No período matutino: (9h-13h):

  • Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Prova II – Matemática e suas Tecnologias

No turno vespertino (15h30-20h30)

  • Prova III – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação
  • Prova IV – Ciências Humanas e Suas Tecnologias

13. Quando será disponibilizado o resultado?

Os resultados serão divulgados até o último trimestre de 2018. Você pode acompanhar todas as atualizações através da página oficial do MEC.

Os gabaritos devem sair até dias 10 após o Exame nesta página do Inep. em 2018, eles foram liberados no dia 17 de agosto.

14. Como posso estudar para o Encceja?

A estrutura da prova do exame é baseada na base nacional curricular, ou seja, é bastante parecida com os conteúdos que são ensinados no Ensino Fundamental e Médio. Caso você esteja buscando a certificação do Ensino Médio, uma boa opção é estudar através do Plano de Estudos do Geekie Games. Com o Geekie Games você tem acesso a um plano de estudos com vídeoaulas, exercícios e resumos que cobrem todo o conteúdo do Ensino Médio.

Estudar para o Encceja com o Geekie Games   

Se você vai tirar a certificação para o Ensino Fundamental, você pode estudar pelos livros que o Inep oferece para cada uma das áreas do conhecimento. É um ótimo jeito de começar a aprender os conteúdos que podem cair e treinar com alguns exercícios em cada um desses livros. Você pode baixar os livros através dos links a seguir: Matemática; Ciências; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física.