Analisamos estudos sobre as provas do Enem desde 2009, e separamos as matérias de História mais importantes para você estudar. História Geral é mais presente no Enem a partir da Idade Contemporânea. Além disso, História do Brasil cai muito no Enem.

A seguir, veja quais são os assuntos de História que mais caem no Enem, e que você deve priorizar na sua rotina de estudos. No nome de cada tema, acesse o link para a vídeo aula (gratuita 😍e com questões) do Geekie Games.

História ENEM: os 5 assuntos que mais caem 📙

Estudar o que mais cai

1. Idade Contemporânea (15,4%)

A Revolução Francesa que ocorreu em 1789 é considerada o marco simbólico para o início da Idade Contemporânea – o nosso período histórico atual. Ela é caracterizada pelas ideias do Iluminismo e pelo Capitalismo. Estude as principais características do período e filósofos como Rousseau, Hobbes e Locke.

2. Brasil Colônia (9,9%)

O Brasil Colônia compreende a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500 até a proclamação da independência do país que ocorreu em 1822. O período entre 1500 e 1530 é chamado de Pré Colonial e foi marcado pelo extrativismo do Pau-Brasil. Estude o período Pré Colonial e Colonial e estrutura político-administrativa. Veja uma aula sobre Brasil Pré Colonial

Leia também:
As matérias de Geografia que mais caem no Enem
Segunda Guerra Mundial | Resumo
As matérias de Sociologia que mais caem no Enem
O que é cultura material e imaterial

3. Brasil Império (7,5%)

O Império terminou com a Proclamação da República no Brasil, em 1889. É importante estudar a primeira Constituição, que foi outorgada em 1824, ou seja, ainda na época do Império. Um fato importante deste período é que além dos três poderes políticos, havia o Poder Moderador. Estude as características do Primeiro e do Segundo Reinado e os conflitos e revoltas do período.

4. História Política (7,2%)

Eventos políticos marcaram  diversos momentos a história do Brasil e do mundo. Estude regimes totalitários, parlamentarismo, monarquia, além de fatos políticos importantes e políticas públicas adotadas pelos países. Lembre-se se treinar o senso crítico frente aos fatos históricos e seus desdobramentos.

Leia também:
5 assuntos que mais caem
Resumo sobre nova e velha ordem mundial
Como aprender Física sozinho

5. Movimentos Sociais (5,8%)

No decorrer da história diversos movimentos sociais aconteceram e eles se fazem presentes até hoje. São abordados movimentos que ocorreram antes da segunda metade do século XX e também os movimentos da pós modernidade ocorridos após a Segunda Guerra Mundial. Estude a origem de cada movimento social, a cronologia deles e os desdobramentos na sociedade.

Ficou com alguma dúvida? Veja as vídeo aulas com os conteúdos que mais caem no ENEM no Geekie Games.