A Guerra do Contestado começou em 22 de outubro de 1912 e teve fim há 100 anos, em agosto de 1916.  O conflito foi uma disputa pela região conhecida como “Contestado”, localizada entre Paraná e Santa Catarina. A Guerra aconteceu entre os camponeses e o poder do Estado. A área era rica em madeira e erva-mate.

As principais características foram o messianismo, a concentração de terras e a exploração da região por empresas estrangeiras. Por isso, o movimento foi semelhante à Revolta de Canudos.

Os camponeses haviam sido contratados para a construção de uma Estrada de Ferro, mas, com o término da obra, foram demitidos e expulsos da região do Contestado. Uma empresa estrangeira construiu uma madeireira, e os camponeses perderam a exploração de madeira como fonte de renda. Eles seguiram o messias José Maria – um líder religioso da Revolta – à procura de salvação.

A seguir, leia um breve resumo sobre o conflito. Assista também às aulas sobre República Velha (História do Brasil) na seção “outras aulas” do Geekie Games.

Saiba mais: 5 matérias de História que mais caem no Enem
Leia também: Segunda Guerra Mundial Resumo10 filmes para você aprender HistóriaResumo sobre Era Vargas

Causas da Guerra do Contestado

Na região do município de Irani, aconteceu a Guerra do Contestado entre 1912 e 1916


Na região do atual município de Irani, aconteceu a Guerra do Contestado entre 1912 e 1916. Imagem: Google Maps

  • Construção de Estrada de Ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul
  • Interesses do capital estrangeiro acima dos interesses da população
  • Posse de terras não regularizada
  • Desemprego dos camponeses e perda de terras

Consequências da Guerra do Contestado

  • Acordo de Limites Paraná-Santa Catarina

A Revolta do Contestado contribuiu para a formação do território do sul do Brasil, assim como os movimentos da Revolução Farroupilha, Revolução Federalista e República Juliana.

Como a Guerra do Contestado pode cair no Enem:

Guerra do Contestado no Enem 2010

Questão sobre Guerra do Contestado do Enem 2010

Na maioria das questões do Enem, é necessário interpretar a pergunta da questão, e também o texto do enunciado. Entender o impacto de um acontecimento para a população na época, assim como as suas causas e consequências, pode ser cobrado. Esse tipo de compreensão é importante para qualquer assunto de história que cair no Enem.

Na questão acima, é abordado o impacto social para os camponeses que trabalhavam na região do Contestado. A resposta é c)

Filmes sobre Guerra do Contestado

A Guerra dos Pelados

O filme A Guerra dos Pelados foi dirigido por Sylvio Black, o mesmo diretor do documentário O Contestado, e lançado em 1971 . Os camponeses expulsos da região do Contestado eram chamados de “pelados” porque raspavam a cabeça. O filme recebeu vários prêmios na época. Stênio Garcia compõe o elenco.

O Contestado – Restos Mortais

O documentário O Constestado – Restos Mortais foi dirigido pelo catarinense Sylvio Back, o mesmo diretor do filme A Guerra dos Pelados, e lançado em 2012. A Revolta havia iniciado cerca de 100 anos antes da filmagem. Na obra, 30 pessoas médiuns deram depoimentos sobre o conflito em estado alterado de consciência.

Assista também às aulas sobre República VelhaQuer mais? Acesse gratuitamente todas as aulas de história do Geekie Games agora:

Estudar História Enem no Geekie Games <3