Você tem dificuldade para memorizar alguns conceitos? Então confira o nosso artigo e aprenda a usar flashcards para estudar qualquer matéria.

Para conquistar a sua aprovação no ENEM, você precisa dominar as competências e habilidades descritas nas matrizes de referência do INEP.

Na hora de começar a estudar para ter um bom desempenho, você pode pesquisar os assuntos que mais caem no Exame e optar entre vários métodos de estudo e memorização.

A sua performance em cada método depende de fatores pessoais. Mas, de acordo com um estudo da Association for Psychological Science, uma das formas de memorização mais eficazes é utilizar flashcards.

O que são flashcards?

Os flashcards são pequenos cartões em que você relaciona conceitos ou organiza um sistema de perguntas e respostas para memorizar um conteúdo.

Cada cartão têm dois lados. Em um dos lados, você insere uma pergunta ou palavra-chave. No outro, você escreve a resposta.

Você pode usar flashcards para aprender qualquer tipo de conteúdo: idiomas estrangeiros, datas, fórmulas de Matemática, conceitos, etc.

Veja, abaixo, um exemplo de flashcard perfeito para memorizar a matéria do ENEM. O flashcard foi criado com o Canva, uma ferramenta de design online e intuitiva:

Como estudar com Flashcard - criado no Canva

Para que você possa ter uma ideia da utilidade desses cartões, saiba que eles são aliados de alunos do mundo inteiro há aproximadamente 2 séculos.

Os flashcards ganharam popularidade porque permitem a memorização de conhecimentos escolares de forma acessível e eficaz.

No Brasil, muitos estudantes aproveitam a eficiência dos flashcards para aprender e revisar conteúdos de exames e vestibulares. O Felipe Romão, por exemplo, passou em Medicina na UFRJ através do ENEM e estudava com flashcards.

Leia também: Como fazer mapas mentais

A ciência por trás da eficácia dos flashcards 🤔

Você pode estar se perguntando: “Tá bom, mas o que essas cartinhas têm de tão especial?”.

A eficiência dos flashcards tem uma explicação científica, que está diretamente relacionada ao processo natural de esquecimento das informações em seu cérebro.

Quando você assiste a uma aula ou estuda um determinado conteúdo, você memoriza o conhecimento em um primeiro momento. No entanto, basta você analisar a curva de esquecimento, elaborada por Herman Ebbinghaus, para perceber que aquela memória de curto prazo se perde em poucos dias.

Curva do esquecimento e a importância de rever os conceitos com flashcards

Para evitar que você esqueça os conceitos que aprendeu, você precisa praticar a técnica da repetição espaçada. Essa técnica consiste na revisão das informações que você desejar memorizar em um momento precioso: quando você estiver prestes a esquecê-las.

Por isso, os flashcards são tão úteis aos seus estudos. Eles possibilitam que você identifique o grau de memorização de vários conceitos de forma individual.

Depois de criar os seus flashcards, você vai testar seus conhecimentos periodicamente e avaliar quais partes do conteúdo você precisa rever com mais frequência. E então vai alcançar a memorização de longo prazo.

Como utilizar os flashcards para estudar de maneira eficaz

O estudo com flashcards é simples, e você pode começar a praticá-lo em poucos minutos. Para garantir uma memória de longo prazo e otimizar a aprendizagem com flashcards, confira estas 5 dicas:

1. Use cores e imagens diferentes no esquema de cada flashcard

A estratégia de memorização mais eficiente é relacionar as informações que você está aprendendo a coisas que você já conhece, mas com um toque descontraído.

Misture biologia com imagens de unicórnios, palavras com cores, números com pessoas que você conhece… Use a sua criatividade!

Quanto mais chocante, hilária ou chamativa for a representação de um conceito, maiores são as chances de você lembrá-lo na hora da prova.

Use tudo o que estiver ao seu alcance: imagens engraçadas, cores vibrantes e textos destacados. A sua missão é criar um esquema gráfico inesquecível.

2. Elabore flashcards diretos e com um tamanho fácil de manusear

Cada flashcard que você criar deve estar limitado a apenas uma ideia ou um conceito. Quanto mais informações você inserir, mais difícil será o processo de aprendizagem.

Mas isso não significa que você não pode criar vários flashcards. Muito pelo contrário. Elabore um cartão para cada informação que você precisa memorizar, sempre variando as cores, as imagens e os formatos textuais.

Outro ponto importante é o tamanho dos seus cartões. Apesar das dimensões não influenciarem a memorização diretamente, é importante escolhê-las adequadamente para não tornar os seus estudos uma tarefa complicada e desconfortável.

O ideal é que seus flashcards sejam fáceis de manusear e caibam na palma da sua mão.

3. Organize uma tabelinha de revisão e programe seus horários

Lembra da técnica da repetição espaçada? Agora que você já sabe como ela funciona, vai ser mais fácil criar a sua programação de estudos e revisões de cada flashcard.

A frequência de estudos e os intervalos entre a revisão dos seus flashcards depende do tempo que você tem disponível e do tamanho do conteúdo. Se for possível, use os seus flashcards todos os dias.

Depois que você criar os cartões, basta organizar uma tabelinha de revisão de acordo com a dificuldade que você sentiu para lembrar a resposta de cada um.

Uma boa ideia é rever diariamente os conceitos que você você tem mais dificuldade de memorizar.

Quando você acertar a resposta de forma parcial ou demorar mais tempo para se lembrar do conceito, é interessante que você faça a revisão a cada três dias.

Já tem a resposta na ponta da língua? Isso é ótimo, pois significa que você provavelmente criou uma memória de longo prazo. Sendo assim, você pode rever o conceito semanalmente.

Programar um horário específico para que você se dedique à memorização dos flashcards é uma excelente ideia. A escolha do melhor horário depende do relógio biológico – o ciclo circadiano – de cada pessoa. Por isso, faça o seu planejamento levando em consideração os períodos em que você se sente mais disposto e alerta.

Dica: comece a estudar agora com o plano de estudos.

4. Escolha uma ferramenta para criar seus flashcards

Algumas pessoas gostam de fazer flashcards manuais, com palavras e desenhos à caneta em folhas de caderno. No entanto, você pode escolher uma ferramenta para criar seus flashcards de forma digital.

Se você quer economizar tempo na hora de criar os seus flashcards e não abre mão de recursos de personalização completos, conte com o Canva.

O Canva é uma ferramenta online de edição de designs que oferece uma interface descomplicada e aplicativo para aparelhos Android e iOS. Depois de se registrar, você vai ter acesso a vários modelos gratuitos para personalizar como preferir.

Como criar seu flashcard: passo a passo de criação de um modelo de flashcard no Canva para desktop 

Confira o passo a passo abaixo e comece a criar flashcards para melhorar os seus estudos:

1. Crie a sua conta no Canva

Para aproveitar todos os recursos de criação de flashcards do Canva, você só precisa criar uma conta. Acesse o Canva, selecione o tipo de uso (educação, corporativa, beneficente ou pessoal) e escolha uma das opções de registro:

como criar a conta no Canva para fazer flashcards

2. Escolha o tipo de design que você deseja criar

Para começar a criar o seu flashcard, você só precisa clicar na opção “Cartão”.

Flashcard para estudar com o Canva

3. Selecione o seu modelo favorito e personalize à vontade

Com o Canva, você pode escolher entre vários modelos de design.

Depois que você encontrar o modelo perfeito para o seu flashcard, você pode customizá-lo à vontade: mude o fundo, altere as cores, insira ou exclua elementos, inverta as posições… Você tem em mãos recursos de edição completos para criar um cartão inesquecível.

Além das opções de edição do Canva, você também conta com uma biblioteca de imagens e elementos gráficos com mais de um milhão de opções.

Como os flashcards têm dois lados, você precisa criar um design de duas páginas no Canva. É só clicar em “+ Adicionar Nova Página”, e você já pode começar a se divertir com a criação do verso do seu flashcard.

Como fazer flashcard para estudar com o Canva

4. Salve o seu design para impressão em alta qualidade

Após a criação dos seus flashcards no Canva, você pode salvar a arte para imprimir em alta resolução. Clique em “Baixar” e selecione a opção “PDF – Impressão”.

Tutorial para imprimir Flashcard no Canv

Isso vai garantir a legibilidade perfeita das informações de cada cartão, fazendo com que a representação de cada conceito estudado seja nítida na sua memória.

Além disso, as imagens vão ser salvas em dimensões perfeitas para imprimir e manusear os seus flashcards com todo o conforto que você precisa para estudar.

Agora é a sua vez

Agora que você já sabe como funciona o processo de esquecimento das informações, ficou muito mais fácil otimizar os seus estudos.

Use e abuse dos flashcards para estudar e memorizar conceitos e matérias importantes, mas não abra mão do plano de estudos, de fazer resumos, resolver exercícios e ler muito.

Bons estudos!