A Primeira Grande Guerra começou há 102 anos, em 28 de julho de 1914, e terminou em 11 de novembro de 1918. As causas e consequências da Primeira Guerra Mundial são diversas, mas alguns filmes podem ajudar a entendê-las. O conflito ocorreu principalmente na Europa. Havia duas forças aliadas: Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália) e Tríplice Entente (Reino Unido, França, Rússia e depois Estados Unidos).

No começo, a Primeira Guerra Mundial foi chamada apenas de a “Grande Guerra”. Pensavam que ela seria uma guerra decisiva, para resolver diversas questões, para “acabar com todas as guerras”. Porém, o prolongamento do conflito por quatro anos e, principalmente, o desenvolvimento das negociações de paz fizeram com que as pessoas percebessem que haveria outra guerra.

Veja também:
Segunda Guerra Mundial | Resumo
10 filmes para gostar de matemática
Filmes sobre Segunda Guerra Mundial
As matérias de História que mais caem no Enem
Resumo sobre Velha Ordem Mundial
Dicas para estudar inglês com filmes e séries

8 filmes sobre Primeira Guerra Mundial

1. Glória feita de sangue (Paths of Glory)

Em Glória feita de sangue, o espectador é levado ao terror físico e psicológico presentes na guerra de trincheiras. Ele é considerado o melhor filme de guerra de Stanley Kubrick, e uma das melhores atuações de Kirk Douglas. A obra de 1957 foi inspirada pelo livro homônimo de Humphrey Cobb. Até 1970, o filme foi censurado pelo exército suíço devido à presença de informações práticas sobre a Primeira Guerra Mundial.

Leia também: Resumo sobre Revolução Russa

2. Nada de novo no front (All quiet on the wester front)

O filme conta as desilusões de um grupo de jovens patriotas quando descobriram o horrores da Guerra. Lançado em 1930, muito antes dos filmes sobre Primeira Guerra Mundial começarem a ser massivamente produzidos, a obra é considerada à frente de seu tempo. Nada de novo no front foi inspirado pelo livro homônimo de Erich Maria Remarque e dirigido por Lewis Milestone.

3. Os Campos Voltarão (Torneranno i prati)

👉🏾 Os Campos Voltarão está em cartaz no cine Sesc até 03/08/2016 em São Paulo. Dirigido por Ermanno Olmi, o filme foi lançado em 2014 e é vencedor da Palma de Ouro. Este filme sobre Primeira Guerra Mundial se passa ao final do conflito e foi inspirado por fatos históricos do exército italiano. A história não é sobre quem venceu a Guerra, mas sobre quem sobreviveu a ela. No momento, o trailer deste filme italiano não foi legendado, nem dublado.

filmes sobre Primeira Guerra Mundial

4. Lawrence da Arabia (Lawrence of Arabia

Lawrence da Arabia, vencedor de 7 Oscars, é considerado um dos melhores filmes históricos que existem. Dirigido por David Lean, foi lançado em 1962 e inspirado por fatos reais da vida de T.E. Lawrence. Na narrativa, um oficial britânico participa das campanhas da península arábica na Primeira Guerra Mundial. Lawrence da Arabia está disponível no Netflix.

  5. Eterno Amor (Un long dimanche de fiançailles/ A very long engagement)

Para cada soldado em guerra, há uma cama parcialmente vazia em casa é o fundamento de Eterno Amor. Com uma bela direção de fotografia, o filme francês conta a história de uma moça cujo noivo foi lutar na Primeira Guerra Guerra Mundial. A obra é protagonizada por Audrey Tautou e dirigida por Jean-Pierre Jeunet, o mesmo diretor de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

6. Lendas da Paixão (Legends of the Fall

Lendas da Paixão se passa desde 10 anos antes do início da Primeira Guerra Mundial, até meados da década de 1930. Junto a atores como Brad Pitt, Anthony Hopkins e Aidan Quinn, o filme de 1994 descreve a Primeira Grande Guerra em diferentes cenários – de um funeral, a uma mesa de jantar. “Não fale comigo como se eu nunca tivesse visto uma guerra”, diz o pai da família. Porém o mundo todo descobre que ninguém havia visto uma guerra como aquela.

7. Gallipoli

Protagonizado por Mel Gibson – ator de Máquina MortiferaO Patriota -, Gallipoli contextualiza a cultura australiana. Muitas vezes, os australianos são esquecidos, mas também foram importantes para a Primeira Guerra Mundial. Nesse filme de 1981, é retratado como os soldados perderam a inocência ao longo do conflito armado.

8. Cavalo de Guerra (War Horse)

Cavalo de Guerra foi dirigido por Steven Spielberg e se passa antes e durante a Primeira Guerra Mundial na Inglaterra rural. A história é sobre a relação entre um rapaz e um cavalo que foi vendido para a Guerra.

Estude mais sobre Primeira Guerra Mundial com as video aulas do Geekie Games, e mande bem no Enem 👏.