O Enem está a meses de distância e dessa forma os estudos se intensificam ainda mais. São diversos conteúdos que precisam ser aprendidos ou revistos, mas nem sempre temos tempo de ver as anotações ou assistir a todas as videoaulas. Sabemos que o ritmo de estudos pode ser massante, mas você sabia que é possível aprender História com diversos filmes no conforto do sofá?

Na lista a seguir, você confere alguns filmes que fazem alusão a períodos e contextos históricos e as aulas indicadas para aprofundar os conhecimentos.

10 filmes sobre História para você assistir

1. A Queda – As Últimas Horas de Hitler

O filme retrata o final da Segunda Guerra Mundial e a queda do nazismo, mostrando os últimos dias de vida de Adolf Hitler.

A história é narrada por Traudl Junge, secretária de Hitler que conta os momentos finais que ele, sua esposa e fiéis seguidores passaram dentro de um bunker. Assim mostra a instabilidade física e emocional de Hitler conforme a iminente derrota para a união soviética se aproxima. Veja um resumo sobre a Segunda Guerra Mundial.

Estudar Segunda Guerra

Leia também:

O que é Socialismo?
Filmes sobre Primeira Guerra Mundial
10 Filmes para gostar de matemática
Vidas Secas | Resumo e análise | Graciliano Ramos
6 filmes sobre política e história que merecem ser assistidos
Toyotismo | Conceitos e Definição

2. 12 Anos de Escravidão

É baseado na autobiografia de Solomon Northup, um homem negro e livre que trabalhava como violista. Ao viajar para Washington, D.C. a trabalho, foi sequestrado e vendido como escravo. A história segue através dos 12 anos em que Solomon foi escravizado até a sua libertação. 

3. Olga

O filme Olga narra a história real de Olga Benário, que se apaixonou pelo líder comunista Luís Carlos Prestes. Filha de pais judeus e nascida em Monique na Alemanha, liderou uma missão para libertar seu companheiro Otto Braun de um julgamento.

Dessa forma, ela partiu para a união soviética onde recebeu treinamento militar e protegeu Luís Carlos Prestes na sua volta ao Brasil. 

Saiba mais sobre a Revolução Russa.

4. Joana d’Arc

Joana d’Arc marcou a história ao se unir e liderar exército francês durante a Guerra dos 100 anos (1337-1453). Conheça o contexto histórico na videoaula grátis

Alegando ser instruída por Deus, ela liderou o exército francês contra os ingleses. Porém acabou sendo condenada por heresia e bruxaria pela Igreja.

5. Lincoln

O longa narra os últimos meses de vida do presidente Abraham Lincoln e se passa em meio à Guerra de Secessão (entenda mais na aula). A trama conta como o presidente conseguiu aprovar a 13º emenda a fim de acabar com escravatura nos Estados Unidos.

A história abrange todas as negociações, pagamentos de propinas e a questão política a fim de que a emenda fosse aprovada.

6. Getúlio

Acompanha os 19 últimos dias de vida em que o ex-presidente Getúlio Vargas esteve isolado no Palácio do Catete. Com fortes acusações da oposição de que ele ordenou o assassinato do Carlos Lacerda, o presidente enfrentou uma crise política assim como a pressão para renunciar ao mandato. 

Saiba mais na aula sobre Era Vargas.

7. A missão

Retrata a história e conflitos que ocorreram entre jesuítas, Coroas Ibéricas e o Papa na época da colonização. O longa acompanha o protagonista, que é mercador de escravos. Após cometer um crime, ele entra para a Ordem dos Jesuítas.

Depois disso, ele se torna defensor dos índios contra o interesse dos colonos em escravizar e explorar a terra descoberta. Estude o contexto do filme nessa aula sobre o Brasil Colonial.

8. O que é isso, companheiro?

O filme nacional retrata o sequestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick. Ele foi raptado por integrantes do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) e da Ação Libertadora Nacional (ALN).

Em resumo, o objetivo deles era trocar o embaixador por 15 militantes que foram capturados pelo regime. Saiba mais sobre a ditadura militar na aula grátis.

9. Treze Dias que Abalaram o Mundo

O filme se passa em um dos momentos mais tensos da Guerra Fria. Ele narra como o presidente John F. Kennedy descobriu que a união soviética estava montando uma base nuclear em Cuba. 

Com o projeto finalizado, eles teriam o poder destruir boa parte do Sul e Leste dos EUA. Com isso, o presidente arma um plano de ação junto ao pentágono a fim de impedir que isso aconteça.

Veja uma aula grátis sobre Guerra Fria.

10. Hotel Ruanda

A história se passa durante a guerra civil que se instaurou em Ruanda e matou milhares de pessoas em menos de 100 dias de conflito.

O administrador do hotel Milles Collines, chamado Paul Rusesabagina, salvou de 1.200 pessoas abrigando-as no hotel.

O que você achou dos filmes para aprender História? Já viu algum? Saiba mais sobre os acontecimentos do passado e como eles influenciam no presente com as nossas videoaulas.