Você tem interesse em ingressar no curso de Engenharia da Computação, mas ainda tem alguma dúvida? Então vem comigo! Vou compartilhar minha trajetória durante o curso e como é a carreira na área. 

Sou formado em Engenharia da Computação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e trabalho hoje na Geekie como desenvolvedor de software ajudando milhares de estudantes em suas jornadas. 

Como é o curso de Engenharia da Computação?

A Engenharia da Computação é  uma engenharia voltada a tudo o que for relacionado a computação e programação.

Se você decidir cursar, terá disciplinas que envolvem tanto o desenvolvimento de hardware (sistemas embarcados, microprocessadores) quanto o desenvolvimento de software (sistemas web, apps, jogos).

Veja também:
Tudo sobre o curso de Engenharia de Produção

Quanto tempo dura o curso?

Eu estudei durante 5 anos, mas, em algumas faculdades, o curso podem durar de 4 a 6 anos. Isso depende do ritmo de aulas e do período em que elas forem dadas.

Minha aula era em período integral, mas isso também pode variar de acordo com a faculdade. Faculdades com ênfases maiores em iniciar seus alunos na vida profissional oferecem aulas em período noturno. Na instituição Wyden, por exemplo, o curso é oferecido no período matutino e noturno.

O último ano no ITA possui uma carga curricular reduzida para que os alunos realizem estágios curriculares.

Os dois primeiros anos no ITA constituem o Curso Fundamental, que possui matérias comuns para todas as engenharias. Os três últimos anos constituem o Curso Profissional, e possuem disciplinas específicas de Engenharia da Computação.

Quais são as matérias do curso de Engenharia da Computação?

1º a 2º ano do curso:

As aulas do Curso Fundamental alternam entre aulas puramente teóricas (como Cálculo) e aulas com experimentos em laboratórios (como Física e Química).

O Curso Profissional possui matérias de Engenharia Eletrônica e Computação, além de matérias comuns a todas as engenharias.

3º a 5º ano do curso:

Algumas disciplinas do Curso Profissional possuem a realização de experimentos em laboratórios. São as que estão mais relacionadas com a Engenharia Eletrônica. Já as disciplinas de Computação são comumente acompanhadas de projetos de programação ao longo do semestre.

Como a maioria das engenharias, o curso pede um foco enorme em disciplinas das Ciências Exatas (Física, Química, Matemática). Já o lado da Computação, pedirá bastante envolvimento com Matemática e raciocínio lógico.

Estudar para passar em Engenharia

No Curso Fundamental, as disciplinas são: Cálculos, Física, Química, iniciação à Programação (para todas as engenharias) e aulas focadas na realização de projetos em grupo.

Em Eletrônica, estudamos: Circuitos Eletrônicos, Sistemas Digitais, Princípios de Telecomunicações, Sistemas Embarcados, Sistemas de Controle.

Em Computação, tivemos aulas de: Programação Orientada a Objetos, Engenharia de Software, Sistemas Operacionais, Compiladores, Processamento Distribuído, Bancos de Dados, Inteligência Artificial.

Você pode ver a grade do ITA se quiser.

Leia mais:
Cálculo da probabilidade e definições
O que é proporção, razão e escala?
10 Filmes para gostar de matemática
O que é velocidade média?

Estágio e bolsa de estudo

Muitos alunos realizam summer jobs ou estágios de férias desde os primeiros anos. O último ano possui um semestre reservado à realização de estágios curriculares, e a carga curricular é reduzida.

O serviço militar no ITA é remunerado no primeiro ano. Quem decidir seguir carreira militar receberá soldo pelo tempo que servir à Força Aérea Brasileira.

Também é possível seguir com bolsas de iniciação científica tanto como parte do Curso Fundamental (realizando pesquisa em temas de Física, Química e Matemática) e do Curso Profissional (realizando pesquisa em temas de Engenharia Eletrônica e de/da Computação). Elas têm a duração de um ano cada.

Leia também:
Relações Internacionais – Tudo sobre o curso
Tudo sobre o curso de Relações Públicas

Preparação para o vestibular

Eu me preparei para os vestibulares focando meus estudos nas matérias de Ciências Exatas (Matemática, Física e Química) já primeiros anos do Ensino Médio.

Prepare-se para o vestibular do curso dos seus sonhos com o Geekie Games.

Também me preocupei em estudar as matérias que tinha mais dificuldade (Português, História e Geografia).

Meu progresso era medido com simulados cada vez mais frequentes conforme os vestibulares se aproximavam. Fui treineiro da FUVEST nos primeiros anos do Ensino Médio, além de participar de aulas de redação semanalmente.

Fazer um simulado grátis

Prestei Enem, FUVEST, ITA e IME (Instituto Militar de Engenharia, no RJ). Esperei ver em quais eu passaria e acabei passando em todos os vestibulares que prestei. 

Escolhi aquele que melhor me faria crescer não só como profissional mas também como cidadão, por isso, segui com o ITA.

Como é o mercado de trabalho?

Sendo uma pessoa formada em Engenharia da Computação, você poderá atuar tanto com Engenharia Elétrica e Eletrônica, quanto com Computação e Programação.

No mercado de trabalho, a formação em Computação permite que você trabalhe em todo tipo de empresa. As trajetórias mais comuns são com infraestrutura técnica, quality assurance (QA) e desenvolvimento de software.

E é possível ter uma carreira bem promissora e duradoura. Dá para se especializar cada vez mais em um tópico, linguagem de programação, ou projeto. Também é possível seguir para uma área de liderança junto a outros engenheiros e engenheiras.

Onde cursar?

Quem estiver interessado em uma carreira como programador pode se interessar também em cursos como Ciência da Computação e Sistemas da Informação.

ITA, IME e Unicamp são reconhecidas como grandes faculdades públicas de Engenharia, mas não oferecem o curso no período noturno. A Wyden é uma instituição particular com mais de 80 anos de tradição que oferece o curso de Engenharia da Computação nos períodos matutino e noturno, e quem é ou foi estudante do Geekie Games tem isenção de matrícula.

Saber mais sobre o curso

E você? Vai prestar vestibular para Engenharia da Computação? Conta pra gente nos comentários!

Prepare-se para a prova e foque nos assuntos que terão mais peso na sua aprovação com o plano de estudos do Geekie Games.