O Enem 2016 foi adiado para 03 e 04 de dezembro nas escolas ocupadas. Para a maior parte dos brasileiros, o Enem ainda será nos dias 05 e 06 de novembro de 2016. Aproximadamente 2% dos participantes da prova deste ano, em mais de 74% dos Estados do Brasil, irão fazer a prova no mês de dezembro.

Quem fará o Enem 2016 na nova data deve receber um aviso via SMS e e-mail. Segundo o Inep, 304 locais de prova estão ocupados. Se eles forem desocupados até o dia do Enem, a prova continuará acontecendo em 03 e 04 de dezembro de 2016.

Se mais algum local de prova for ocupado, os candidatos irão fazer a prova do Enem na nova data. O Inep ainda não divulgou os novos locais de prova.

Confira a lista com os locais de prova onde o Enem será adiado.

Leia também: locais de prova do Enem de dezembro saem na terça-feira, 22 de novembro de 2016.

O Estados afetados pela nova data são Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins.

As datas do SiSU, FIES e ProUni não serão alteradas. A nova data do Enem coincide com os vestibulares da PUC (Pontifícia Universidade Católica), UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e de Medicina da Unifacs. Fique atento ao site das instituições para mais informações.

Saiba mais sobre a nova data do Enem no site do Inep e leia perguntas e respostas sobre o aditamento das provas.

E a prova do Enem?

A prova do Enem é formada por questões de diferentes níveis de dificuldade, segundo a Teoria da Resposta ao Item (TRI). As novas provas terão questões com nível de dificuldade igual às dos dias 05 e 06 de novembro. O tema da redação, entretanto, será diferente nas duas provas.

O Ministério Público Federal (MPF) do Ceará entrou com um pedido para cancelar a prova do Enem. A justificativa é que temas de redação diferentes ferem o princípio da isonomia de seleção, ou seja, a igualdade entre os candidatos.

Fique por dentro das notícias sobre o Enem 2016 no Portal do Inep.