O edital do Enem 2018 saiu no dia 21 de março. O documento têm 12 páginas escritas com letrinhas pequenas. Por isso, trouxemos aqui 12 informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio que estão no edital e são muito importantes.

12 informações no edital do Enem que você precisa saber 📑

1. Pedido de isenção da taxa de inscrição foi antecipado

Piggy Bank Mula GIF by Mighty Oak - Find & Share on GIPHY

Até 2017, você podia solicitar o não pagamento da taxa de inscrição do Exame durante o período de inscrições.

Em 2018, esse pedido deve ser feito antes do período de inscrições. Faça a solicitação a partir das 10h no dia 02 de abril, até às 23h59 no dia 11 de abril na página do participante do Inep.

Entenda se você tem direito à isenção da taxa de inscrição neste outro artigo. Ao ter a isenção confirmada, você não será inscrito automaticamente no Enem.

Saiba mais: Como funciona o Enem

2. Como fazer a justificativa de ausência

BBC GIF - Find & Share on GIPHY

Se você foi desobrigado de pagar a taxa de inscrição do Enem, mas não foi nos dois dias de provas, precisa justificar a ausência para obter a isenção em 2018.

A boa notícia é que pode fazer essa justificativa nas mesmas datas de solicitação da isenção: a partir de 02 de abril às 10h, até 11 de abril de 2018 às 23h59 na página do participante.

Os únicos documentos aceitos para explicar a ausência na prova são atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência, desde que com data e assinatura.

Entenda mais sobre os documentos no artigo sobre a taxa de inscrição.

3. Dia de Exatas terá 30 minutos a mais

30 minutos a mais no dia de prova de Exatas do Enem

O segundo domingo de provas do Enem, com Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias terá 30 minutos a mais de duração do que nos anos anteriores.

Segundo o Inep, essa mudança aconteceu devido aos pedidos dos estudantes.

4. O Enem vai ficar mais difícil?

Não. Talvez você esteja pensando que o Exame terá mais tempo porque será mais difícil…

Porém, o que cai no Enem é definido pela matriz de habilidades e competências, que é a mesma desde 2009. Como esse documento é a referência em 2018, a prova vai ter o mesmo nível de dificuldade dos últimos anos. Isso foi o que o  Inep declarou oficialmente.

Leia mais: 10 aulas para começar a estudar para o Enem

5. Quais são as datas importantes?

Pedido de isenção da taxa de inscrição 02/04 a 11/04/2018
Justificativa de ausência no Enem 02/04 a 11/04/2018
Inscrição no Enem 07/05 a 18/05/2018
Pagamento da taxa de inscrição 07 a 23/05/2018
Pedido de atendimento pelo nome social 28/05 a 03/06/2018
Datas das provas do Enem 04/11 e 11/11/2018

Saiba mais sobre o dia do Enem e a hora da prova.

6. Desrespeito aos direitos humanos não zera a redação

tweet sobre desrespeito aos direitos humanos na redação

Mas isso não quer dizer que você deve escrever uma redação que fere os direitos humanos. Se você fizer isso, provavelmente a sua nota será ruim.

Essa decisão de não zerar o texto já ocorreu em 2017, mas foi oficializada no edital de 2018, quando não apareceu entre os itens que anulam o texto.

7. Como fazer o pedido de atendimento especializado ou específico 

No ato da inscrição, você pode solicitar atendimento específico se, nos dias de prova do Enem, for gestante, idoso(a), estiver amamentando ou tiver outra condição hospitalar ou específica.

Você também consegue pedir o atendimento específico no processo da inscrição. Ele é destinado a quem tem alguma deficiência física/mental, dislexia, discalculia, autismo ou déficit de atenção.

A redação de quem tem dislexia é corrigida considerando essa particularidade.

8. Período para solicitar o uso de nome social

Você pode ser atendidx pelo nome social no dia do Exame. É só fazer essa solicitação entre 28 de maio e 03 de junho na página do participante.

9. Municípios onde pode fazer a prova

World Travel GIF by Topshelf Records - Find & Share on GIPHY

O Enem é aplicado em todos os Estados do Brasil. Confira se o seu município irá realizar o Exame na sexta página do edital. Se a sua cidade não estiver na lista, você pode indicar outro município. Apenas durante o período de inscrições você pode escolher outra cidade para fazer as provas.

10. Não pode ir ao banheiro sem o fiscal de prova

Após o início do Enem, você poderá ir ao banheiro quantas vezes desejar. Porém sair da sala sem algum fiscal da prova pode te eliminar.

Se tiver qualquer dúvida, converse com os fiscais 😉

11. Sair com o caderno de questões só nos últimos 30 minutos

Mais um comportamento que pode te eliminar do Enem é sair do local de prova com o caderno de questões fora do período permitido. Espere até os últimos 30 minutos de prova para levar o caderno para casa.

Levar qualquer outro material da avaliação(como o gabarito) também pode te excluir da avaliação.

Leia também: Tipos de bolsa de estudo para perguntar à universidade

12. Pode ir com qualquer roupa para o Enem?

Snapback GIF - Find & Share on GIPHY

Não. Você não pode entrar no local de prova com óculos escuros, nem qualquer objeto que cubra as orelhas ou o cabelo, como boné, chapéu, gorro e viseira.

Se você utiliza burca, quipá ou outro artigo religioso, pode vesti-lo no dia do Enem, mas deve permitir a revista pelos aplicadores da prova. Caso contrário, poderá sofrer eliminação.

Ficou com alguma dúvida sobre o edital do Enem 2018? Conta para a gente. A sua pergunta pode ser a mesma de outras pessoas. Bons estudos!✌🏾