A jornada do vestibulando não é fácil. Horas e horas de estudo distribuídas em uma infinidade de assuntos que vimos (ou não) no Ensino Médio. Dependendo da forma como organizamos os estudos, pode parecer muita coisa para pouco tempo disponível. E também tem o medo de não conseguir tirar uma nota boa no Enem né? Nós entendemos muito bem as suas preocupações, e vamos te dar algumas dicas. Com elas, você irá organizar os seus estudos para que consiga focar no que é realmente importante, atinja o seu sonho e se divirta também! Leia as dicas para estudar para o Enem a seguir.

 

Dicas para estudar para o Enem

Tão importante quanto começar a abrir os livros, anotações e à assistir as aulas, é ter clareza do caminho que você deverá seguir nos estudos. É importante você ter certeza de que possui os recursos necessários para que não tenha problemas/interrupções na hora de iniciar os estudos.

Nesse sentido, a etapa de preparação deve ser encarada igualmente ao planejamento de um projeto: Você quer chegar a um fim, e precisa entender qual o melhor caminho para ir até lá!

As nossas principais dicas são:

1. Tenha uma agenda de fácil acesso e controle.

Uma agenda serve como um registro que você pode visitar e revisitar sempre que quiser. Você pode levantar quais os compromissos você possui diariamente na agenda. E também quanto tempo tem disponível para os estudos todos os dias. Com essas informações, você vai pode planejar quantas matérias pode estudar por dia, e quanto tempo de dedicação tem para cada uma.

Uma agenda física poupa o trabalho de ter que acessar à internet no momento dos estudos, caso você goste de desligar as coisas. Porém, se você não possui problemas para estudar com a internet ligada por perto, você pode utilizar o Google Calendar.

2. Tenha um cronograma de Estudos.

Em um campeonato de futebol, todo time campeão tem uma jornada muito clara de desafios a serem conquistados, passo a passo. No Enem funciona da mesma maneira. É importante você se preparar para os conteúdos que vão cair nos dois dias de prova!

Para te ajudar a escolher os conteúdos os para montar o seu cronograma de estudos, você pode acessar uma série de posts do nosso blog, onde contamos os assuntos que mais caem no Enem. Seguem os links:

O que estudar: 10 aulas para você começar
Os 55 assuntos que mais caem
Os assuntos mais fáceis do Enem
Introdução à química orgânica e exercícios
Como calcular porcentagem?


Você também pode acessar o
edital completo, onde você encontra a matriz de referência de todos os assuntos e competências que serão avaliados no vestibular.

Sabendo o que vai cair, é interessante também você ter noção do curso e faculdade que você pretende ingressar pelo Enem. Cada universidade e curso têm os seus próprios pesos nos cadernos avaliados pelo Enem. Então, se você já tiver clareza do que quer cursar, o seu cronograma será ainda mais focado e os seus estudos mais efetivos. Se não tiver, não tem problema também! 😉

Na hora de montar esse cronograma, é importante você encaixar dentro da sua agenda os assuntos que você pretende estudar. Organize-os em escala de prioridades também. Por exemplo, assuntos que mais caem, assuntos que você possui maior dificuldade ou assuntos que tem peso maior para o seu curso/faculdade.

Você não precisa estudar tudo se sentir que não tem tempo disponível. É importante entender o seu momento e fazer o que estiver ao seu alcance!

Para seguir o seu cronograma/planejamento, você pode utilizar, dentro do Geekie Games:

  • Guia ‘Outras Aulas’: Aqui esta todo o acervo de aulas da Geekie. Você pode filtrar a aula por matéria e por assunto, e começar a se preparar segundo o seu cronograma com maior autonomia;
  • Guia ‘Plano de Estudos’: O Plano de Estudos personalizado vai te guiar por uma jornada de estudos que faça mais sentido para você e te ajudar a chegar mais rápido no seu objetivo. Ele já considera o curso e faculdade que você pretende ingressar, e os assuntos que você domina. Quanto mais você estuda, melhor ele te entenderá e recomendará os assuntos certos que você precisa estudar.

Outras dicas para o processo de preparação e organização dos estudos você pode encontrar em alguns links do nosso blog:

>> 11 dicas para ter focos nos estudos: – Damos algumas dicas para focar nos estudos e se motivar.

>> 6 dicas para organizar o seu local de estudos – Nesse post, contamos um pouco mais sobre a busca e a organização do local ideal para estudar, e o que deve ser feito no momento do estudo.

>> Técnicas de memorização – Explicamos mais de 10 dicas e técnicas para memorizar e estudar melhor

Na hora do estudo: 4 dicas

Nesse momento, é muito importante entender se a forma como você estuda faz sentido. Assim, você pode aprender da maneira mais rápida e agradável possível. As dicas são:

1. Preste atenção na forma como você aprende

Você é do tipo de pessoa que prefere escrever e fazer anotações para assimilar conteúdos? Ou você prefere escutar com atenção o que o professore está falando para entender de fato? Ou você é do tipo que acredita que ler é a melhor de forma de aprender algo novo?

Ter autoconhecimento te vai te ajudar a buscar por conteúdos em formatos que façam mais sentido para o seu aprendizado.

2. Decida estudar sozinho ou em grupo

Às vezes, estudar pode ser bem cansativo e não motivador. Ainda mais, em época de vestibular, quando corremos contra o tempo. Nesses momentos, pedir ajuda e estar cercado de pessoas com o mesmo objetivo que o seu pode ser muito importante para te ajudar a manter o ritmo e a força nos estudos. Porém qual é o momento certo para estudar sozinho? E para estudar em grupo?

Fazendo um comparativo, podemos entender um pouco melhor as vantagens e desvantagens dos dois formatos de estudo:

Estudar Sozinho:

  • Você tem liberdade para estudar quando e onde quiser, no seu ritmo;
  • Você está focado inteiramente no seu aprendizado individual;
  • Quando bem feito, te garante a consolidação e a profundidade do conhecimentos do assunto estudado;
  • Talvez todas as suas dúvidas não sejam respondidas quando precisar;
  • Pode ser exaustivo ficar horas e horas sozinho estudando;
  • Talvez você não considere alguns detalhes sobre determinado assunto que outra pessoa traria atenção;

Estudar em Grupo:

  • É o momento em que todos trocam os conhecimentos que possuem, e podem garantir que todo o assunto esteja sendo aprendido, e todas as dúvidas sanadas;
  • Promove a empatia e o desejo de ajudar o colega que está na mesma situação que você
  • É motivador estar lutando junto pelo mesmo objetivo que um colega;
  • Pode haver falta de foco ou concentração, e em grupos grandes o efeito pode ser maior;
  • Pode ser difícil organizar lugares e horários para estudar, além de haver uma diferença no nível de dedicação de cada um;
  • Requer um estudo prévio para dar certo;

Diante desse cenário, nós do Geekie Games recomendamos que você inicie estudando individualmente os assuntos que precisar para ter uma base sobre o assunto. Havendo dificuldades, você pode chamar um ou mais amigos e organizar um dia e horário para plantão de dúvidas, ou para debaterem um tema específico ou responder uma lista de exercícios específica.

Em momentos em que você não puder se encontrar presencialmente com outras pessoas para estudar, você também pode utilizar a internet a seu favor. Acesse blogs e comunidades para tirar dúvidas ou complementar os seus estudos. Se você estiver estudando no Geekie Games e bater aquela dúvida, você pode postá-la na nosso grupo no facebook, por exemplo.

Segue o link da comunidade:

Comunidade Geekie Games

Lembre-se, sempre, de que você não está sozinho nessa jornada! 😌

3. Faça resumos/fichamentos e resenhas:

Sempre que você estiver estudando um determinado assunto, é importante ter as suas anotações próprias em um caderninho físico ou virtual. Assim, você assimila os tópicos aprendidos sobre aquele assunto. Você pode fazer essas anotações em formatos de fichas ou de resumos.

Você também pode criar o hábito de fazer resenhas para as leituras que você fizer nessa jornada. Ter o hábito de resenhar vai te deixar muito mais preparado(a) para a redação, por exemplo.

Assim você pode garantir um aprendizado mais profundo e faz mais conexões entre diferentes assuntos!

Leia também: Resumo sobre estequiometria

4. Faça simulados:

Muitas pessoas sabem que responder exercícios é fundamental para testar os seus conhecimentos sobre determinados assuntos. Para os vestibulandos, tão importante quanto é realizar periodicamente os simulados em formato semelhante ao da prova.

No caso do Enem, que possui um sistema próprio de avaliação (a TRI), existem simulados mais específicos e precisos. Eles podem, de fato, ajudar a preparação, e informar o quão próximo você está de ir bem no Enem e conseguir a notar para seu curso/faculdade.

Você pode realizar os simulados do Geekie Games de graça sempre que estiverem abertos. Acesse a guia ‘Simulados‘ dentro da plataforma e veja se há algum disponível nesse momento!

Se nenhum simulado estiver aberto, e para completar os estudos, faça provas antigas do Enem também. Segue o link para baixar as provas anteriores com os gabaritos oficiais:
Provas e gabaritos do Enem

Acompanhamento e revisão de estudos:

Parte importante da sua jornada, além de saber a melhor forma de estudar para o Enem, é saber avaliar constantemente e racionalmente como você está progredindo nos seus estudos. Juntamente às suas anotações das aulas e assuntos estudados, é importante você ter anotado um controle de como você está em cada um destes assuntos.

Faça um levantamento de todos assuntos e matérias que estiver estudando, e atribua um nível a cada um destes assuntos, conforme vai estudando. Então, você poderá fazer reajustes no seu cronograma se entender que um assunto deve ser estudo ou revisado com maior prioridade ao invés de outro programado anteriormente. Você também pode repensar o tempo de dedicação por matéria ou assunto. E também a frequência com que você vai revisar as suas anotações e garantir que entendeu muito bem os principais tópicos.

Nesse processo, a guia ‘Desempenho‘ do Geekie Games te dá o nível em que você se encontrou após realizar um determinado Raio-X ou concluir a aula de um determinado assunto. Colocar essas informações numéricas em uma planilha pode te ajudar a ver o que é prioridade mais urgente de ser estudado hoje, e o que você não precisa mais estudar.

Cabe aqui também você se aproveitar das vantagens de se estudar em grupo ou de buscar ajuda online citadas anteriormente, para complementar os estudos!

Saiba também: Como prestar mais atenção nas aulas – damos dicas para você se concentrar nas aulas, sejam elas online ou presenciais

Dicas finais:

Crie o hábito de ler: Extremamente importante para você potencializar a forma como aprende, é ter o hábito de ler. Conforme você aumenta a sua carga de leitura, mais você lê em menos tempo, além de adquirir velocidade na hora interpretar e extrair informações importantes dentro de um texto. Estar antenado também com o que está acontecendo atualmente (ler jornais e revistas) é um caminho para você ir mais preparado para o tema da redação, por exemplo.

Relaxe e se divirta: Só estudar não é uma atitude sustentável para qualquer pessoa. Então procure ter um hobbie além dos estudos, algo que te divirta e te distraia das preocupações dessa jornada. Se desligar é importante para deixar o cérebro absorver a enorme carga de informações que você está adquirindo com os estudos.

Também é importante não encarar a jornada dos estudos como uma obrigação e dever. Mas sim como algo muito importante para esse momento que você está vivendo. Você escolheu estudar, então deve ser divertido também!

Cuide de sua saúde: Faça exercícios para se manter motivado e com mais energia nos estudos. Se alimente bem, para garantir que o seu processo de aprendizagem está sendo aproveitado ao máximo. Nada de pular alguma refeição, hein?! 😁

Agora que você leu as dicas para estudar para o Enem, tenha muita força nos estudos! Um abraço!
#Tamojunto