A data do Enem é um dos dias mais esperados do ano por milhões de estudantes do Brasil. Saiba aqui todos os detalhes sobre a aplicação da prova. Confira quando ela acontece, quais documentos e objetos levar, e outras informações para nada sair errado no dia da prova.

Data do Enem, tempo de prova e cadernos 📅

O Enem 2018 acontece nos dias 4 e 11 de novembro.

  Há os seguintes cadernos de prova:

  • Domingo, 4 de novembro: Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Duração: 5h30
  • Domingo, 11 de novembro:  Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias | Duração: 5h

A partir de 2018, haverá 30 minutos a mais para terminar a prova de Exatas, do segundo dia. Você terá até a duração máxima acima para finalizar sua prova.

Saiba mais: Teste seus conhecimentos com o simulado Enem.

Quando posso sair da sala?

Caso você termine a prova mais cedo, você somente poderá deixar o local de prova duas horas depois do início do exame. Você apenas poderá levar o seu caderno de prova caso saia do local do exame nos últimos 30 minutos de prova.

Após o início da prova do Enem, você poderá sair da sala quantas vezes for necessário. Se você entrou na sala antes do horário de início, terá que fazer um novo processo de identificação para voltar à sala.

No final da prova, se você for uma das últimas três pessoas a entregar o cartão-resposta, pode ser que você precise permanecer mais tempo na sala. Estas três pessoas devem permanecer na sala de prova até que todos terminem ou o tempo da prova chegue ao fim.

Leia também: Quem pode solicitar a isenção da taxa de inscrição | Provas e Gabaritos oficiais do Enem

Horário do Enem

Os portões dos locais de prova do Enem abrem às 12h e fecham às 13h. A prova tem início às 13h30 do horário oficial de Brasília. Verifique se o estado e a cidade em que você mora vai aderir o horário de verão, que começa no dia 04/11/2011, primeiro dia de prova do Enem.

Você precisará adiantar o seu relógio em 1 hora no dia 4 se morar em um dos estados abaixo:
Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná,São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais,Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Confira a imagem a seguir para saber que horas você deve chegar nos dias da prova do Enem no seu Estado.

horário de fechamento dos portões no dia do Enem por Estado

Preenchendo o Cartão-Resposta

cartão resposta

Exemplo de Cartão-Resposta

Junto com o seu caderno de provas, você também receberá um cartão-resposta. Você precisará marcar as suas respostas para as questões objetivas no cartão-resposta.

Será necessário escrever a redação na folha oficial. Ao final da prova, você deverá entregar ambos para o aplicador.

Importante: não serão consideradas válidas para a correção questões marcadas com emendas, rasura ou com mais de uma resposta no cartão-resposta.

Apenas será corrigida a redação que for escrita na folha oficial de redação. O rascunho da redação não será considerado para efeitos de correção.

Leia também: Como fazer uma boa redação.

Local de Prova e Documentos

Os locais de prova são divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) através do cartão de confirmação. Normalmente o Enem acontece em escolas e universidades na cidade que você escolheu no ato da inscrição. Você não precisa levar o cartão de confirmação impresso no dia do Enem, mas a apresentação de um documento oficial com foto é obrigatória.

Os documentos aceitos são:

  • Cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Documento do Refugiado em consonância com a Lei nº 9474, de 22 de julho de 1997
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

E se meu documento estiver vencido?

Caso o seu documento seja um dos aceitos acima e esteja vencido, você poderá fazer a prova desde que se submeta à identificação especial, que compreende coleta de dados e assinatura em formulário próprio no dia da prova.

E se meu documento for roubado? E se eu perder o documento?

Você poderá realizar a prova, desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido pela polícia e emitido há, no máximo, noventa dias antes da data do Enem. Também deve ser feita a identificação especial, com coleta de dados e assinatura em formulário próprio no dia da prova.

O que levar para o Enem? ✍🍎

A preparação para o Enem é algo comumente tratado durante o ano. Você estuda, revisa, faz exercícios e simulados, tudo para garantir que seu desempenho no exame seja satisfatório. Mas todo esse esforço pode ser jogado fora pela falta de atenção a detalhes simples.

Saber o que levar no dia da prova é fundamental para que não hajam prejuízos e seu sonho de entrar na universidade seja adiado. Confira abaixo o que pode e o que não pode levar para o Enem, e evite dores de cabeça no dia mais importante do ano. 😉

Leia também: Saiba como funciona o Enem | Dúvidas básicas

Para fazer a prova do Enem, utilize caneta esferográfica preta de corpo transparente. É aconselhável levar mais de uma para o caso de alguma não funcionar na data do Enem. Lápis, lapiseira, borracha, relógio, calculadora, bonés, chapéus e similares não são permitidos.

Leve também água e alimentos leves para aguentar as horas de prova. Mas cuidado: procure por alimentos de fácil manuseio como barrinhas de cereal, biscoitos e chocolates.

Nem é preciso dizer que é proibido portar anotações e livros de qualquer tipo, além de aparelhos eletrônicos tais como celulares, tablets e radiotransmissores. Todos estes itens serão lacrados pelo fiscal da sua sala e devem ficar guardados embaixo da carteira.

Cadastramento biométrico e vistoria 

Em um dos dias da prova do Enem, o MEC irá coletar as digitais dos candidatos. Se houver suspeita de que uma pessoa fez a prova no lugar de outra, a Polícia Federal verificará se as digitais cadastradas correspondem às do candidato.

Será feita uma vistoria completa – inclusive dos lanches – e os locais de prova também terão detectores de metais.

Dicas para a data do Enem✌🏾

Sabe aquelas pessoas que ficam para fora do Enem e acabam perdendo a chance de fazer a prova? Elas têm seus motivos para atrasar no dia do Enem. Por isso, vamos passar cinco dicas para reduzir as chances de atraso, e evitar o surgimento de problemas nos dias de prova. Então lá vai:

1 – Esteja ciente do seu local exato de prova

O cartão de confirmação da inscrição, disponível na página do participante, informa o local exato. Não deixe para verificar o local na última hora, principalmente se você mora em alguma cidade grande.

2 – Conheça o caminho para o local de prova

Verifique o caminho que irá fazer nos dias de prova, e planeje uma rota alternativa se possível. Nunca se sabe quando uma linha de ônibus, de metrô ou trem pode ter algum problema, ou quando uma via ficará interditada. Se você for de carro, moto ou carona, conheça também um caminho alternativo de transporte público.

3 – Saia com antecedência

Sair com antecedência possibilita mais tempo para lidar com qualquer dificuldade enfrentada no trajeto até o local de prova.

4 – Leve um documento original de identificação com foto

Antes de sair de casa, não se esqueça de confirmar se pegou um documento original de identificação com foto. É obrigatória a apresentação do documento. Lembrar dele no meio do caminho, na frente do local de prova ou dentro da sala de prova pode colocar tudo a perder.

5 – Leve os materiais necessários para fazer a prova (além de um lanchinho e água)

Você precisa de, no mínimo, uma caneta preta de corpo transparente para fazer a prova. Mas, além disso, leve um lanchinho e água, afinal a duração da prova é muito grande. O cérebro e o resto do corpo vão precisar de energia e hidratação. Acredite, tem quem se esqueça dos materiais, ou quem não acha relevante comer e beber durante a prova. Mas isso pode fazer toda a diferença.

6 – Confira se levou todos os pertences pessoais para casa

Após horas de concentração no primeiro dia da prova do Enem, você entregará o cartão de respostas ao supervisor da sala e poderá levar o caderno de questões para casa. Seu documento original com foto, celular e outros pertences estarão embaixo da carteira. Lembre-se de pegá-los, afinal, o documento é fundamental para realizar o segundo dia de prova.

Pronto, você já está quase totalmente preparado para a data do Enem! Não deixe de ler também o nosso artigo com recomendações para passar as respostas no cartão-resposta, e as outras dicas de estudos aqui no blog do Geekie Games 😉