Estudar com cursinho pré-vestibular online e na sala de aula têm diferenças. Cada um possui vantagens e desvantagens, e não existe melhor ou pior na hora de decidir como estudar. Aqui vamos levar em consideração algumas características pessoais e listar razões para te ajudar a escolher cada uma das opções, ou talvez utilizar as duas ferramentas de estudo ao mesmo tempo.

O objetivo desse artigo é responder dúvidas que todos os estudantes já tiveram sobre como é estudar com um cursinho pré-vestibular online, quais são os principais benefícios, vantagens e desafios.

Vale lembrar que as suas características e costumes podem (e muitas vezes precisarão) ser modificados para se adaptar à rotina de estudos 🙂. Nada é definitivo!

Testar o Geekie Games

Tudo sobre estudar com cursinho pré-vestibular online

A cada ano, a internet se torna mais acessível e o número de pessoas que a utilizam aumenta. O universo online traz muitas opções democráticas para estudar para o Enem, vestibular, concurso público, escola, faculdade e fazer cursos úteis para o mercado de trabalho.

Só com o Geekie Games, mais de 3 milhões de pessoas estudaram no ano passado. Isso quer dizer mais ou menos 30% das pessoas que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio em 2016: 8,5 milhões de estudantes.

A Débora Aladim fez um vídeo explicando dicas para estudar pelo celular. Se você quiser estudar online, elas podem ser úteis.

Se você está procurando mais dicas para estudar online, leia outro artigo que já escrevemos.

Quais são as principais vantagens de fazer um cursinho online?

As principais motivações para estudar online são a altíssima relação custo/benefício, a possibilidade de usar a ferramenta no horário que quiser, pelo tempo que você tiver disponível e a flexibilidade com o cronograma de estudos.

Algumas desvantagens são a necessidade de ter auto-disciplina e buscar motivação sozinho. Também é útil ter uma rede de amigos estudantes online para se motivar e até tirar dúvidas.

Dá para estudar gratuitamente?

Sim. Os simulados e todas as aulas dos Geekie Games são gratuitas, então é possível estudar milhares de assuntos. A plataforma funciona melhor se você pagar (mas é baratinho). Aí as aulas serão organizadas de maneira personalizada e você vai poder ver as resoluções.

Cursinho online é confiável?

Sim. Existem muitas pessoas que passaram em vestibulares e tiveram boas notas com o Enem. 😍

O Geekie Games, por exemplo, foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). E um estudo científico feito pela consultoria Metas Sociais comprovou que os estudantes conseguem um resultado cinco vezes melhor com o estudo personalizado.

Melhor curso pré-vestibular online

Não existe um ranking oficial com os melhores cursos pré-vestibular online, mas é fácil saber a opinião de quem usa e conhecer casos de sucesso de pessoas aprovadas no vestibular.

É importante conhecer as ferramentas, para descobrir qual é o melhor cursinho para você. Afinal, cada pessoa é de um jeito.

Quando é melhor fazer um cursinho presencial?

Existem algumas situações em que se cuidar para estudar se torna mais difícil do que realmente é. Elas são:

1. Depressão

Uma das dificuldades para estudar online é estar com depressão, uma condição que precisa de tratamento e não é fácil superar sozinho.

A convivência com outras pessoas ajuda a melhorar o quadro. E isso pode acontecer através grupos de estudos com amigos, ou em cursinhos tradicionais na sala de aula, que “obrigam” a conviver com outras pessoas. De qualquer maneira, procure ajuda médica se você acha que está assim, ok?

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece um grande suporte 24h pelo chat online, por telefone e têm vários posts no seu blog relacionados à depressão.

2. Muita dificuldade para estabelecer rotinas de estudo

Para estudar com qualquer tipo de cursinho é preciso ter uma rotina. Às vezes, as pessoas tentam durante muitos meses, mas não conseguem estudar todos (ou quase todos) os dias.

É preciso separar um horário exclusivo para os estudos e outro para o lazer, encontrar um espaço de estudo em casa, ou uma biblioteca próxima. E também é fundamental ter a motivação para estudar sozinho.

Nesse caso, estudar com mais pessoas, em um grupos de estudos, cursinho privado ou popular é uma forma rápida de criar a rotina de estudos.

No cursinho presencial, é mais fácil formar o hábito de estudo. Ir até o local e assistir às aulas é uma forma de estudar.

Como o valor financeiro é elevado, ou a vaga é perdida se você frequentar um cursinho popular ou tiver uma bolsa de estudo, o compromisso com a rotina quase sempre é feito.

Mas também é preciso revisar os assuntos em casa, então o cursinho na sala de aula não resolve totalmente esse problema. Fique atento!

3. Incapacidade de conversar com pessoas online

Ao estudar online (por exemplo, com o Geekie Games), você consegue ver a resolução dos exercícios das aulas, o que é capaz de tirar várias dúvidas. E também é possível rever as aulas quantas vezes quiser :).

Mas, mesmo assim, é possível que você não consiga entender algum assunto sozinho (só com a ajuda do conteúdo online), sem um professor ao seu lado. Nesse momento, você poderá pedir a ajuda de outras pessoas que estão estudando. A gente tem uma comunidade no Facebook onde dá para falar só sobre isso.

Porém, se você não gosta ou tem dificuldade de se expressar na internet, pode não ser fácil tirar as suas dúvidas desta forma.

E quais são as desvantagens do cursinho presencial?

Na sala de aula do cursinho, você não tem liberdade para escolher o conteúdo que irá estudar. Se já prestou vestibular antes, é preciso ter paciência e rever os assuntos que já sabe.

O valor da mensalidade é variável, mas a média é cerca R$800,00. Algumas turmas têm estudantes que conversam muito, o que acaba atrapalhando os seus estudos.

Não existe flexibilidade de horário. Dependendo do curso – principalmente se você for bolsista ou estudar em um curso popular -, faltar com muita frequência pode eliminar a sua vaga.

Combinamos os fatores a favor e contra estudar com um curso pré-vestibular online e presencial no infográfico abaixo. São várias perguntas. 😯 Por isso, a melhor forma de saber é procurar se conhecer e descobrir se você gosta de estudar online. Bom estudo! #tamojunto

cursinho pré-vestibular online ou presencial