Preparamos algumas dicas para você que está nos últimos anos do Ensino Médio e quer se preparar para passar direto em uma universidade. Leia mais para saber como gerenciar e otimizar o seu tempo para conciliar os estudos da escola com o Enem.

 

Como estudar para o Enem no Ensino Médio: 7 dicas 

Estudar para o Enem e os vestibulares no último ano da escola é difícil, mas pode trazer bons resultados, como explica o Luan neste artigo.

Primeiramente, saiba que, quando fazemos duas atividades ao mesmo tempo, o nosso desempenho não é ótimo em nenhuma delas. Isso não quer dizer que você não pode se preparar para o Enem no último ano do colégio, mas significa que você não deve se sentir mal se o seu resultado for ruim, ok?

No 3º ano do Ensino Médio, aprendemos assuntos importantes para os vestibulares, que não estão na grade curricular do 1º e 2º anos. A boa notícia é que, ao se dedicar aos estudos em todos os anos do colégio, você já está preparando a sua memória para o Enem.

Essa prova, diferentemente dos vestibulares, prioriza competências gerais, como interpretação de texto e raciocínio lógico, sendo que alguns conteúdos cobrados são ensinados ainda antes, no Ensino Fundamental.

Ao longo do 3º ano, procure prestar a atenção em todas as aulas. Faça todas as tarefas que o seu professor pedir, afinal elas são uma forma de ensinar o assunto. Confira todas as dicas a seguir.

 

1. Estude online e tire as dúvidas com o professor da escola 🙋🏾

Diante da pressão que muitas pessoas enfrentam para passar em uma faculdade logo, ainda com 17 anos de idade, alguns estudantes apelam para cursinhos preparatórios junto ao Ensino Médio. Outros fazem o Ensino Médio, Ensino Técnico e também se preparam para o Enem. E administrar todas essas responsabilidades é cansativo.

Os cursinhos preparatórios presenciais exigem muito tempo disponível (talvez o mesmo número de horas que você fica na escola). Estudar em um deles e na escola durante o ano todo pode levar a um esgotamento mental antes de você atingir o seu objetivo no final do ano letivo. 😨

É por isso que recomendamos que você se prepare para o Enem online no seu tempo livre. Em 2016, 1,5 milhões de alunos estudaram com o Geekie Games no 3º ano do Ensino Médio pelo programa Hora do Enem. Muitos já contaram para a gente que foram aprovados em grandes universidades. Inclusive, como primeiros classificados em cursos muito concorridos.

Enquanto está no último ano do colégio, aproveite para estudar pela internet e tirar as dúvidas com os professores da escola. Com certeza, eles ficarão felizes com o seu interesse no assunto.

Começar a estudar online

 

2. Não assuma muitos compromissos 🚵🏿

conciliar as atividades da escola com o Enem pode ser difícil

Conciliar muitas atividades do 3º ano do Ensino Médio com a preparação para o Enem é como um malabarismo

Algumas pessoas assumem várias responsabilidades ao longo de sua vida como estudantes. Há múltiplas possibilidades que podem surgir nesta fase, como participar de grupos de estudo, de teatro, fazer aulas de esporte, idiomas, canto, música, dança…

Avalie o tempo investido nas atividades extra-curriculares. Se você tiver poucos compromissos por semana, mantenha estas tarefas, afinal elas podem relaxar e divertir, o que é importante para a sua saúde mental e física.

Elimine eventuais compromissos que causam estresse. Em ano de preparação para o Enem e o vestibular, é preciso dar mais importância aos estudos. Pode ser que falte tempo para estudar e você precise abandonar algumas tarefas na sua rotina. Tenha vida social, saia com seus amigos e reserve momentos de pausa todos os dias. Porém, saiba que suas atividades de lazer serão menos frequentes do que nos outros anos.

 

3. Tenha um calendário com as datas importantes 😯

Ao longo do último ano do colégio, há datas para você fazer provas de pelo menos 10 disciplinas escolares, para se inscrever no Enem e para fazer esse Exame. Além disso, você poderá se inscrever em vestibulares, o que acrescenta ainda mais dias reservados na sua agenda.

Para organizar os seus esforços com a escola e o Enem, é preciso se planejar. Para isso, use um calendário ou agenda para registrar quais são estas datas mais importantes. A divulgação de algumas demora, mas você pode fazer uma estimativa.

Se o seu colégio ainda não divulgou os dias das provas e você não tem ideia de quanto elas serão, pergunte a um professor ou coordenador. As inscrições para o Enem geralmente ocorrem na última semana no mês de maio, e o Exame, entre a última semana de outubro e a primeira semana de novembro.

Conhecer a sua agenda do ano é importante para não se surpreender, por exemplo, se as suas provas finais ou de recuperação forem na mesma semana do Enem. Seu esforço pode ser perdido se você esquecer as datas de inscrições e provas. Não espere que outras pessoas lembrem por você: fique atento às datas e coloque-as no seu calendário ou agenda.

Leia também: Tudo sobre o Encceja

4. Aprenda com seus erros nas provas escolares ❌

Mesmo sendo modelos diferentes do Enem, as avaliações da escola indicam como você poderá se sair no Exame. Faça as provas da escola como se fossem simulados: fique atento ao tempo que você demora para resolvê-las e lembre quais foram as suas dificuldades.

Olhe com atenção as suas provas corrigidas. Entenda quais foram os seus erros e faça uma revisão destes assuntos difíceis depois que terminarem as provas escolares. Afinal, você precisará destes conhecimentos depois de vários meses, no final do ano letivo. 👊

Use o tempo que for necessário para entender e reforçar os assuntos errados nas provas, mesmo que isso atrase o seu cronograma de estudos.

Vale lembrar que honestidade é fundamental: nada de colar! Não copie as respostas das provas de seus colegas se você pretende fazer o Enem. Diferente das provas escolares, têm vários fiscais nas salas para o Enem, e é importante se acostumar a fazer provas sozinho.

 

5. Faça simulados e provas dos anos anteriores 💻

As provas do Enem e dos vestibulares dos últimos anos são muito parecidas entre si. Por isso, pratique com as provas antigas além de aprender os conteúdos.

Ao longo do ano, o Geekie Games realiza simulados grátis em datas específicas. Estes simulados consideram o que foi ensinado nas escolas até aquela data, então são um ótimo termômetro sobre o seu aprendizado. E a plataforma também indica o que você precisa melhorar com base nas questões que você errou.

6. Tenha horários para as suas tarefas e programe alarmes 📲 ⏰

É preciso fazer as suas tarefas no mesmo horário para se acostumar com a rotina, ou seja, para fazer todas as atividades com mais facilidade. Assim como você vai para a escola em determinada hora todos os dias, recomendamos programar alarmes para estudar sempre no mesmo horário. 

Você pode ir além e ter também alarmes para os horários das refeições, de lazer, de dormir e outras atividades do dia a dia. Desta forma, você relaciona estes momentos com uma recompensa pelo seu esforço.

7. Assista a aulas online e tenha um plano de estudos 🖱

Para saber como começar a estudar e identificar quais assuntos do 1º, 2º e 3º anos do colégio não aprendeu ou precisa se dedicar mais, é só usar o plano de estudos. Os primeiros 7 dias são grátis para testar.

Depois de começar a usar o plano de estudos, é só acessar a aba “desempenho” para ver o seu nível de conhecimento em cada assunto de todas as matérias que caem no Enem. Assim, você sabe o que precisa ser reforçado e revisado inclusive depois de assistir às aulas. Reforce os conteúdos do Ensino Médio com as videoaulas grátis. Basta entrar na seção “outras aulas”.

Esperamos que as dicas para conciliar os estudos da escola com os do Enem ajudem a sua preparação. Tem outra recomendação? Conta para a gente nos comentários. Tamo junto!