Com a saída do resultado do Enem no dia 18 de janeiro, surgem dúvidas sobre as opções para usar a nota do Exame. A melhor notícia é que você já pode fazer uma simulação do Sisu 2018 e saber se passaria em uma universidade pública. 👏😆 Vamos explicar passo a passo como o simulador do Sisu funciona a seguir. No final do post, saiba também as dúvidas que ele responde sobre a inscrição.

 

Como usar o simulador do Sisu: passo a passo

A partir das médias e notas de corte do Sisu de janeiro de 2018, simulamos em quais cursos e universidades você passaria. Para começar, entre na página do simulador.

Digite o resultado do Enem em Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Redação. Importante: o Geekie Games não tem acesso às suas notas do Enem 2017. Você precisa entrar na página do participante no site do Inep para saber quais são e depois colocá-las na nossa ferramente. Saiba como acessar as suas notas no site do Inep aqui. Aperte o botão “ver cursos que eu passaria” para confirmar.

página online do simulador Sisu do Geekie Games

Responda se você pertence a algum tipo de cota: racial ou social.

página online do simulador Sisu do Geekie Games para inserir a opção de cotas

Em seguida, você irá saber em quantos cursos e instituições tem chance de ser aprovado. Faça o cadastro ou clique em “já tenho uma conta no Geekie Games” para ver quais são.

página online do simulador Sisu indicando em quantos cursos poderia passar

Ao entrar no Geekie Games na aba “simulador Sisu”, você verá as suas notas no Enem e poderá editá-las se necessário. Entre no aplicativo Android ou no computador.

simulador do sisu na plataforma geekie games na web

A etiqueta verde indica que você está acima da nota de corte do Sisu do ano passado, então a chance de você passar no curso e universidade indicados é alta. A etiqueta amarela informa que você está muito próximo da nota de corte e tem chance mediana de ser aprovado. A etiqueta laranja avisa que a probabilidade de passar é baixa.

simulação dos cursos onde um aluno seria aprovado no sisu 2016

Na caixa de pesquisa, digite o curso ou universidade pública que é o seu objetivo. Assim, você saberá a nota de corte ao ano anterior, filtrando os resultados.

como filtrar um determinado curso para uma simulação do sisu 2017

Lembre que o Sisu é apenas para faculdades públicas e que não são todas que participam do sistema de seleção unificada. Se aparecer que o curso não existe, confira se digitou corretamente. Como o simulador considera os cursos e notas disponíveis no primeiro semestre do ano passado, se o seu curso não estiver disponível, pode ser por que ele foi aberto no Sisu do segundo semestre de 2017.

erro no simulador do sisu

Digitando o nome do curso, saiba todas as opções onde você tem maior chance de passar. Confira também as instituições onde a probabilidade é média e baixa.

simulação do sisu para o curso de engenharia civil

Junto à sua nota para o curso pesquisado, aparecem os pesos de cada área do conhecimento. Veja também como isso reflete no seu resultado final.

pesos e nota de corte em 2016

Se você tiver baixa chance de ser aprovado no curso escolhido, verá a nota de corte de 2017. Saberá aproximadamente quantos pontos faltariam.

nota de corte e quantos pontos faltariam em 2016

Perguntas que a ferramenta ajuda a responder:

1. Qual foi a nota de corte no ano passado?

Qual foi a nota de corte de Medicina, Odontologia, Psicologia, Engenharia, História? Na UFRJ, UFPE, UFMG, UFSCAR…? Há muitos cursos e universidades públicas para escolher na hora fazer a inscrição. É só digitar o nome do curso para rapidamente saber a última nota de corte e se você seria aprovado.

2. Qual a menor nota de corte do Sisu 2017?

O simulador faz uma lista de todos os cursos e instituições públicas onde você poderia passar com a sua nota do Enem. Pesquisando os cursos saiba a menor nota de corte e onde tem maior chance de ser aprovado. Além disso, você pode ver quais são as opções mais difíceis para você passar.

3. Como funcionam os pesos e notas do Sisu?

Junto aos cursos pesquisados, está a informação sobre os pesos e notas de corte de cada curso. As próprias instituições de ensino definem o peso que cada prova tem (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Redação). Em vez de precisar calcular o peso das suas notas, a ferramenta faz isso por você.

4. Em qual universidade e curso tenho maior chance de passar?

Junto com a lista de cursos onde você passaria em 2016, indicamos se a chance de passar é alta, média ou baixa. Esse cálculo considera se você está muito próximo, acima ou abaixo da nota de corte no mesmo período do ano passado.

5. Qual curso e instituição devo escolher no Sisu para ter chance de passar?

Sabendo em quais cursos tem chance alta, média e baixa de passar, recomendamos sempre inserir na segunda opção do Sisu um curso + universidade com chance alta. Assim, você a segunda opção se não for aprovado na primeira. Na primeira opção, coloque o curso e o universidade que são o seu objetivo.

6. Eu tenho direito a vagas reservadas pela Lei de Cotas?

Selecione a opção “mostrar vagas de cotistas” no simulador do Sisu. Responda algumas perguntas sobre você. Com base nas suas respostas, veja todas as vagas da Lei de Cotas que você pode concorrer. Se não for cotista, aparecerão apenas as vagas da categoria de ampla concorrência.

A Youtuber Débora Aladim fez um ótimo vídeo explicando como funciona o Sisu. Veja a seguir. Confira também o nosso post com tudo sobre o Sisu 2017.

Agora que você já sabe como funciona o simulador do Sisu, fique de olho nas datas para se inscrever na seleção de 2017. Se tiver alguma dúvida, mande para a gente. Boa sorte!