O Geekie Games é uma plataforma online para você estudar para o Enem (o Exame Nacional do Ensino Médio). Como se fosse um cursinho, têm videoaulas, exercícios e simulados. O plano de estudos é gerado de forma única para você. Isso ajuda a organizar a sua rotina. A seguir, explicamos como usar essa ferramenta para chegar mais preparado nas suas provas.

Como usar o Geekie Games para estudar para o Enem?

Indique o curso e universidade que irá prestar

Depois de criar uma conta no Geekie Games, entre nas configurações e escolha curso e universidade caso você ainda não tenha escolhido.

como alterar o curso objetivo no plano de estudos

Programe um horário na sua agenda para estudar com o Geekie

Reserve um horário na sua agenda todos os dias para estudar (exemplo, das 19h às 21h) e crie um alarme para te lembrar essa tarefa. Assim você terá certeza de quando estudou a sua meta diária e momentos em que estudou pouco.

E tem mais: estudar sempre no mesmo horário e pela mesma quantidade de tempo ajuda a criar uma rotina e a tornar os estudos menos dolorosos. (Nós sabemos que estudar não é fácil, mas é recompensador).

Comece fazendo um simulado

Faça um simulado o quanto antes. Assim você já descobre os assuntos em que precisa melhorar e pode adicionar ao seu plano de estudos para estudar de um jeito mais eficaz. Pratique com um simulado, em média, a cada um mês e meio ao longo do ano. Isso permite que você acompanhe a sua evolução na nota TRI (igualzinha à do ENEM).

Leia também: Histórias de estudantes aprovados na faculdade

Resolva a todos os exercícios com honestidade

Escolha “não sei a resposta” quando precisar. Isso é importante para o plano de estudos personalizado te conhecer melhor e mostrar o que você precisa aprender de verdade.

Entenda os seus erros nas questões

Durantes as aulas e após os simulados, você poder ver a resolução dos exercícios. Usar nossos erros para aprender é uma boa técnica, e pode gerar ótimos resultados.

Acompanhe o seu desempenho nas matérias

Entre na seção “desempenho” para ver o seu nível de conhecimento em cada matéria e assunto. Quando tiver um tempo livre, revise os assuntos em que você está no nível 1.

Confira o gabarito do simulado

Após terminar o simulado, acesse o gabarito e veja as questões que você errou. Faça um esforço para compreender os seus erros e entender como poderia respondê-los.

Adicione o que você precisa melhorar ao seu plano de estudos

Confira a lista de assuntos que precisa estudar ao final do simulado. Lembre de adicioná-los ao seu plano de estudos para que eles apareçam nas suas próximas fases.

Se você está com medo de fazer o simulado, saiba que isso é normal. Muitos estudantes pensam assim.

Mas os simulados são para te ajudar a melhorar e não para te fazer sofrer com o resultado. Ter visibilidade daquilo que precisamos saber é bem melhor do que seguir no escuro sobre nosso conhecimento! 🙂

Quanto tempo demora cada etapa do plano de estudos?

Você já se perguntou quanto tempo precisa dedicar em cada etapa com os estudos? Será que um dia é muito ou pouco tempo para terminar uma fase ou aula? E uma semana?

A resposta é que depende, porque algumas fases são mais demoradas e outras são mais rápidas. As fases têm tamanhos diferentes, e as aulas também.

Isso acontece porque os assuntos precisam de quantidades diferentes de informações para serem explicados. Além disso, alguns conteúdos dependem de mais prática com exercícios.

Se você está em um mesmo assunto ou fase há bastante tempo e sentiu cansaço, pause o tema e retorne  depois. O cansaço também é natural e o importante é saber como lidar com ele. 😉

 

Ok… Mas o que é o plano de estudos do Geekie Games?

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

O plano de estudos é formado por várias fases com pelo menos uma aula cada. Ele é como se fosse um jogo no qual as próximas fases são desbloqueadas de acordo com o seu progresso.

Ao iniciar o estudo de um determinado assunto, você responde a alguns exercícios que tem como função gerar um Raio-X. Esses exercícios funcionam como um teste para medir o seu nível de conhecimento em um determinado assunto.

O Plano de estudos busca entender se você precisa ou não ver aquele assunto no momento. Em seguida, você assiste a uma ou mais videoaulas, ou é recomendado que você siga para o próximo assunto. Leia um resumo sobre o tema quando terminar.

Depois da aula, resolva mais exercícios para treinar o que viu na aula e checar o seu nível e conhecimento.

O seu nível de conhecimento no assunto aparece ao final de cada atividade.

Quais são os próximos assuntos que eu devo estudar?

Os assuntos da próxima fase só serão disponibilizados no momento que esta fase for liberada. Isso acontece porque o Geekie Games cria as suas próximas fases de estudos de acordo com o que você mais precisa estudar naquele momento.

É por isso que não é possível saber com muita antecedência quais serão os assuntos das suas próximas fases.

O seu roteiro de estudos é personalizado com base nos exercícios que você errou ou acertou e a partir do seu curso e faculdade objetivos.

É por isso que o seu plano de estudos é diferente do plano dos seus amigos. E você não pode emprestá-lo para ninguém, viu?!

Como usar o Geekie Games? Não pode emprestar para os amigos!

Qual é a ordem certa para estudar os conteúdos?

As aulas do acervo chamado “outras aulas” não estão ordenadas. A melhor ordem para você estudar está no plano de estudos, mas ela é diferente do que você viu no Ensino Médio. Entenda melhor:

Na medida em que você manda bem ou mal nos exercícios do Geekie Games, o nosso algoritmo reorganiza o seu o que você irá estudar.

Se você foi mal em um determinado assunto, a inteligência artificial pode te indicar uma aula de um pré-requisito para aquele assunto. Se você está mandando bem no assunto, ela pode pular a aquela aula e recomendar um outro assunto.

O Geekie Games prioriza os assuntos em que você tem dificuldade primeiro. Depois, indica aqueles assuntos em que você já tem domínio.

É melhor usar o plano de estudos ou um cronograma próprio?

Recomendamos usar o plano de estudos, pois ele organiza os assuntos de acordo com os seus objetivos e com as suas dificuldades.

Quem estuda pra valer com o nosso plano consegue aprender 5 vezes mais rápido em média! Esse resultado foi comprovado pela consultoria Metas Sociais.

Leia também: Dicas de interpretação de texto

Quantos conteúdos têm no meu plano?

Depende, já que ele é customizado.

Se você precisar passar por todos os assuntos, serão 372 assuntos distribuídos entre as fases no seu plano.

 

Como funcionam os simulados?

Tem um simulado aberto e gratuito para você no Geekie Games. Ele possui 80 questões  e são até 4 horas de duração.

Você pode fazer a prova quando quiser, até dezembro de 2018, mas recomendamos escolher um dia e horário sem distrações.

A prova fornece nota TRI, gabarito, relatório de assuntos para você melhorar e simulação do Sisu com base no seu desempenho no simulado.

Basta que um amigo ou amiga faça o simulado com um código que você gerou para vocês acessarem o relatório completo. Não é possível parar o simulado no meio.

Simulados exclusivos para assinantes

São 7 simulados com um ou dois cadernos de provas. Eles funcionam da mesma forma que o simulado aberto: com correção TRI, igual à do Enem e relatório completo.

Alguns cadernos de prova são mais curtos (com 45 questões) e outros têm até 90 perguntas.

Recomendamos fazer vários simulados para reavaliar o seu nível de conhecimento periodicamente e incluir outros assuntos no seu plano de estudos.

Novo simulado gratuito

Você tem a oportunidade de fazer mais um simulado no mês de Maio. Essa prova estará liberada exclusivamente de 21 a 28 de Maio.

Como funcionam as aulas?

As aulas possuem textos de introdução, exercícios, resumos e videoaulas. Cada videoaula têm 15 minutos de duração no máximo.

O acervo de aulas, chamado de “outras aulas” mostra os conteúdos de maneira desordenada. Os temas das aulas são organizados no plano de estudos.

Saiba mais: Como funcionam as nossas videoaulas para o Enem?

Como funcionam os exercícios?

Existem três tipos de exercícios no Geekie Games:

1. Exercícios de Raio-X

São testes de nivelamento para orientar o que você precisa estudar.

2. Questões de Aula
São exercícios com foco no aprendizado e buscam aprofundar os temas que estão sendo desenvolvidos no decorrer das aulas.

3. Exercícios de Check-final

São exercícios para você praticar o que aprendeu na aula.

4. Questões nos simulados

São questões de todas as áreas do conhecimento do Enem e possuem diferentes níveis de dificuldade, assim como a prova.

Os exercícios são resolvidos?

Sim, para todos os assinantes, os exercícios de aula e dos simulados possuem resoluções.

Outras dúvidas frequentes:

Qual é o app do Geekie Games Pro?
É o mesmo aplicativo do Geekie Games gratuito. Ao assinar, as funcionalidades pagas são liberadas automaticamente. 😉

Existe um aplicativo iOS?
Não, mas estamos trabalhando para ele existir.

Quem são os professores do Geekie Games?
São ótimos profissionais que deram aulas em cursinhos pré-vestibular tradicionais.

Como desbloquear o Geekie Games Pro?
Basta pagar a sua assinatura para desbloquear o plano Pro e ter acesso a todas as funcionalidades.

O Geekie Games é gratuito?
Depende. O simulador do Sisu, o acervo de aulas e um dos simulados são gratuitos. O plano de estudos, todos os demais simulados e a resolução das questões são exclusividades para usuários Pro.

Qual é a importância de saber os assuntos que mais caem no Enem?
Tais assuntos devem ser utilizados para fazer uma revisão, mas não devem compor 100% do seu cronograma de estudos. É por isso que recomendamos seguir o seu plano personalizado na plataforma.

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o Geekie Games? Compartilha nos comentários! #tamojunto