Aqui listamos as dúvidas básicas sobre como funciona o Enem. Tire as suas dúvidas sobre o tempo para fazer a prova, as matérias que caem em cada dia e o número de questões. Você sabia que pode usar o Exame para prestar um concurso público? Saiba, também, todas as possíveis utilidades do Exame.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) existe desde 1998. Ele é composto por dois dias de provas teste com questões das grandes áreas do conhecimento do ensino básico.

Você pode realizar a prova se já terminou ou está terminando o Ensino Médio.

Quem está no 1º ou 2º ano pode participar como treineiro, mas o resultado do Exame não serve para nenhum processo seletivo, e a nota sai 60 dias depois do resultado dos outros candidatos. A avaliação tem taxa de inscrição (R$82,00).

Estudar para o Enem com o Geekie 

Como funciona o Enem?

Cadernos de provaComo funciona o Enem

Existem cinco tipos de cadernos de prova (amarelo, azul, cinza, branco e rosa). As questões da prova são as mesmas em todos os cadernos, mas a ordem é diferente em cada um.

Você vai receber os cadernos de questões e gabaritos com o seu próprio nome impresso.

Dica: Praticar com simulados e provas antigas é muito importante para passar no vestibular, como explica o Felipe, aprovado em Medicina na UFRJ
Teste seus conhecimentos com o simulado Enem.

O Enem acontece em dois dias. No primeiro dia de prova, domingo, você resolve 90 questões de:

  1. Ciências Humanas e Suas Tecnologias (45 questões)
  2. Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (45 questões)
  3. Redação (um texto dissertativo-argumentativo)

Na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, você responde questões de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Na prova de Linguagens, você encontra perguntas de Português (Gramática, Literatura e interpretação de texto) e Artes.

No segundo dia, domingo, você faz a prova de:

  1. Matemática, Códigos e Suas Tecnologias (45 questões)
  2. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (45 questões)

Na prova de Matemática, você responde questões de Matemática e Lógica.

Na prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, você encontra questões de Biologia, Física e Química. Existem questões interdisciplinares, ou seja, que exigem conhecimento de duas ou mais matérias. Tais perguntas podem ser da área de Humanas, Natureza, Matemática e Linguagens.

Entre 2009 e 2016, o Enem acontecia em dois dias seguidos: sábado e domingo. Desde 2017, o Exame ocorre em dois domingos. Além disso, as matérias no primeiro e segundo dia de provas mudaram.

Entenda o que mudou no Enem em 2017.

Se você for deficiente e precisar de mais tempo para fazer as provas, lembre-se de informar no ato da inscrição do Enem.

Leia também: Resumo sobre o edital do Enem

Tempo de prova

No primeiro domingo, você têm 5h30min (cinco horas e meia) para realizar a prova de Ciências Humanas, Linguagens, Redação e passar as respostas no gabarito e a redação na folha de respostas.

No segundo domingo, você têm 5h (5 horas) para fazer a prova de Ciências da Natureza, Matemática e passar as respostas das questões no gabarito.

Em média, são 3 minutos por questão nos dois dias de prova, e 1h (uma hora) para escrever a redação. Veja as dicas para vencer o tempo da prova do Enem.

O Enem serve para que?

O Exame aborda os conteúdos básicos do Ensino Médio. Por isso, quando você tira uma nota acima de 450 pontos em todas as áreas do conhecimento, pode se inscrever em vários processos seletivos.

Saiba todas as possibilidades oferecidas:

  • Ingresso em uma faculdade particular
  • Ingresso em uma universidade pública (SISU)
  • Ingresso em curso técnico gratuito (Sisutec)
  • Bolsa de estudos para faculdades no Brasil (PROUNI)
  • Financiamento da mensalidade de uma faculdade particular (FIES)
  • Porcentagem da nota para ingressar em uma universidade
  • Primeira fase de alguns concursos públicos
  • Intercâmbio em Portugal

Leia também: 8 Tipos de bolsas de estudo para a faculdade

O Enem não permite mais a emissão do certificado de conclusão do Ensino Médio. A certificação é feita através do Encceja.

Se você perdeu a senha da página do Inep, saiba como recuperá-la. Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o Enem? Manda para a gente nos comentários! Por fim, na hora de escolher como irá estudar, leia este post sobre cursinho online e presencial.