Quem nunca sonhou em levantar da cadeira na escola e sair dançando pelo pátio como em High School Musical? O mais legal dos filmes era mergulhar em uma cultura bem diferente da nossa.

Mas, se você pensou que nunca teria a chance de estudar em uma escola norte-americana, você estava enganado! Existem vários programas incríveis, e melhor, gratuitos para você explorar outra cultura fazendo intercâmbio ainda no Ensino Médio em diversos países.

Além de aprender outro idioma, estudar no exterior ou fazer um intercâmbio cultural pode fazer muita diferença na sua carreira. Muitas empresas reconhecem que pessoas que conheceram outros países são mais seguras, flexíveis e melhores líderes.

Para não dizer que dinheiro é um problema, separamos 5 bolsas de estudos no exterior que você pode conseguir no Ensino Médio.Gif para ilustrar o post sobre Como fazer intercâmbio de graça no Ensino Médio?♪ We’re all in this together, once we know, that we are, we’re all stars, and we see that ♪

5 bolsas de estudos para fazer intercâmbio de graça no exterior

Veja também:
8 tipos de bolsas de estudo e dicas para morar em outra cidade
3 passos para ajudar você a escolher uma profissão
5 dicas para estudar inglês com filmes e séries
Como funciona o Enem 2018?
Engenharia da Computação | Tudo sobre o curso e profissão

1. Jovens Embaixadores (Estados Unidos)Imagem com jovens do programa jovens embaixadores

Esse é de longe um dos programas mais legais que já participei! O Jovens Embaixadores é um programa de intercâmbio de 3 semanas nos Estados Unidos com todas as despesas pagas, organizado pela Embaixada Americana no Brasil.

Eles selecionam 50 estudantes do ensino médio em escolas públicas, desde que façam trabalho voluntário, tenham boas notas, falem inglês e pertençam à camada socioeconômica menos favorecida.

Ele acontece anualmente. Durante o programa nos Estados Unidos, os participantes fazem trabalho voluntário, participam de palestras sobre liderança jovem e protagonismo, realizam apresentações sobre o Brasil e ainda moram com uma família americana!

2. United World Colleges (Global)Jovens que participaram do programa United World Colleges segurando bandeira de diversos países

Que tal cursar o Ensino Médio no Canadá? Ou quem sabe no Reino Unido? Talvez experimentar uma cultura completamente diferente como a China? A United World Colleges (UWC) te dá essas e muitas outras opções.

A UWC é uma rede de 17 colégios espalhados por 4 continentes e te dá a chance de estudar com pessoas do mundo todo em um intercâmbio mais longo.

Estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio podem se inscrever para cursar 2 anos escolares em um dos colégios cadastrados. A notícia boa é que o programa oferece bolsas parciais e integrais. Tem interesse? Acompanhe o site da UWC para saber quando as inscrições abrirão novamente.

3. Yale Young Global Scholars (Estados Unidos)

Estudantes do programa Yale Young Global Scholars

Essa é uma super oportunidade para quem quer ter um gostinho de como é uma universidade americana!

O Yale Young Global Scholars é programa de férias de verão para estudantes do Ensino Médio terem aulas no campus da Universidade de Yale, nos Estados Unidos! Eles reúnem jovens de todo o mundo para sentirem na pele o que é ser um aluno de Yale.

A parte mais legal é que eles também oferecem algumas bolsas de estudos! Não dá para perder. Saiba mais sobre essa oportunidade aqui.

4. Escola de Verão do Instituto Weizmann (Israel)Estudantes que participaram do curso de verão do Instituto Weizmann em um laboratório

Se você é aquele tipo de pessoa que gosta de explorar lugares um pouco diferentes, que tal passar um tempo em Israel?

A Escola de Verão do Instituto Weizmann é um programa anual para que recém-formados no Ensino Médio tenham a chance de realizar pesquisa científica de ponta em laboratórios renomados em Israel.

Durante 3 semanas, ocorrem palestras, seminários e visitas em laboratórios. Os participantes passam a última semana do programa no deserto da Judéia e no Negev com guias experientes.

Durante esse período, estudam sobrevivência no deserto, bem como a vida selvagem, ecologia, arqueologia e história da área ao redor. Além disso, eles oferecem bolsas integrais para brasileiros!!! Já viu que não dá para perder, né? Fique de olho no site do programa para você não perder essa oportunidade quando as inscrições abrirem novamente!

Leia também: Segunda Guerra Mundial | Resumo

5. ESO Astronomy Camp (Itália)Uma foto de grupo dos participantes do Acampamento de Astronomia em 2014. O acampamento aconteceu no deslumbrante Vale de Aosta, no norte da Itália, ao longo de uma semana durante as férias de Natal. A semana foi dedicada à exploração da astronomia através de palestras, atividades práticas e observações noturnas com os telescópios e instrumentos do Observatório, além de várias atividades sociais, esportes de inverno e excursões.

Para quem gosta de astronomia, esse é o programa perfeito! O ESO Astronomy Camp é um intercâmbio de 1 semana nos alpes italianos realizando atividades relacionadas a astronomia.

Durante o programa, estudantes do ensino médio do mundo todo participam de palestras, atividades mão-na-massa e observações celestes noturna.

A experiência é uma verdadeira imersão no inverno europeu, já que ela acontece logo depois do Natal. A organização oferece algumas bolsas de estudos. A boa notícia é que as inscrições estão abertas! Inscreva-se no site da oportunidade até o dia 01 de outubro.

Quer encontrar outras oportunidades de fazer intercâmbio de graça como essas? Na plataforma InspiraSonho, você encontra muitos outros programas incríveis para participar ainda no ensino médio. Não perca!

Mas como conseguir uma bolsa de estudos no exterior?

Existem milhares de oportunidades para fazer intercâmbios gratuitos, porém, exatamente por essa razão, elas também são bastante concorridas.

Assim, é importante você se preparar desde o momento que descobre o programa até o processo seletivo. Temos algumas dicas de como você pode se preparar para agarrar essa tão sonhada viagem:

1. Conheça o programa a fundo

Um dos erros mais clássicos que um candidato pode fazer é não conhecer o programa que está se inscrevendo o suficiente. Tudo bem se você for a pessoa que se inscreve na maiorias das oportunidades que encontra (todos nós somos!).

Mas é preciso cuidado para mostrar para o comitê de seleção que você merece aquela vaga e aquele programa em específico impactaria a sua vida.

2. Comece a aprender um novo idioma

Se você quer estudar fora, as chances são altas de que irá precisar aprender um novo idioma.

A maioria dos programas pedem que o participante consiga se comunicar no idioma local e muitos jovens perdem oportunidades por não cumprirem este requisito. Por isso, se você quer estudar fora, está na hora de começar a estudar um novo idioma.

3. Nunca é cedo demais para começar a se preparar

Para quem se inscreve em várias oportunidades, nunca é cedo demais para começar a se preparar.

Muitos programas acontecem anualmente e, por isso, seus requisitos e fases do processo seletivo são bastante previsíveis.

Assim, você tem tempo mais que suficiente para buscar todos os documentos necessários, ter certeza de que cumpre os requisitos e deixar tudo pronto para o grande dia que as inscrições se abrirem.

O que você achou dos programas para fazer intercâmbio no Ensino Médio de graça?