O inglês está muito presente em nosso cotidiano, seja em mídias sociais, gírias, estampas de roupas, nomes de objetos, ou no mercado de trabalho. No mundo globalizado, ele é o 3º idioma mais falado no mundo, ficando atrás somente do espanhol e do chinês. É também a língua oficial em mais de 50 países.

Os custos para estudar esse idioma podem ser um obstáculo. Mas a boa notícia é que existem recursos de baixo custo para aprender inglês sozinho. Algumas opções são aplicativos (como o Duolingo e Unlock your brain), jogos, grupos de conversação online, músicas e vídeos no Youtube. Um recurso bastante utilizado com a popularização de streams como Netflix é ver séries e filmes para estudar inglês.

Como estudar inglês com filmes e séries: 5 dicas

1.  Pratique dublagem!

Selena Gomez Hotel T GIF - Find & Share on GIPHY

Imitar a fala dos personagens e dublar cenas importantes do filme ajudam a praticar a pronúncia de palavras, a entonação em que o personagem a utiliza (raiva, alegria, tristeza…), e a fluidez e rapidez dos diálogos. Geralmente os personagens falam rápido, né?

Talvez você já tenha imitado o Darth Vader em “Star Wars Episódio IV” quando ele revela ao Luke Skywalker que é seu pai. Ou a Dory em “Procurando Nemo” quando ela lembra o endereço de onde o Nemo está.  

Faça o seguinte exercício:  

Assista a um filme ou série com legenda em inglês e escolha uma cena importante. Leia as falas dos personagens e tente imitá-los duas a três vezes. Depois anote o que eles disseram e coloque a mesma cena no mudo. E então pratique, como se você fosse dublar uma animação.

Veja o vídeo abaixo sobre como os dubladores da animação “Hotel Transilvânia” fazem esse exercício. A Selena Gomez é uma das dubladoras! Se você tiver um amigo, faça a dublagem com ele também!

Leia também:
11 Dicas de interpretação de texto
Assuntos que mais caem no Enem
Como fazer intercâmbio de graça no Ensino Médio?

2. Não entendeu? Pesquise no dicionário

Work GIF - Find & Share on GIPHY

Para adquirir vocabulário avançado em inglês, é interessante assistir a séries e filmes históricos, ou com linguagem formal. Recomendamos “Downton Abbey”, “The Crown” e “House of Cards”.

Uma dica para entender o vocabulário difícil é anotar as palavras que você não compreendeu em uma cena específica. Pause o filme, pesquise o significado e assista à cena novamente. E então você terá melhor clareza sobre o significado e o contexto em que a palavra é utilizada.

Faça o seguinte exercício:  

Assista ao trecho de “Downton Abbey” abaixo com as legendas ativadas e anote as palavras que você não compreendeu. Pesquise no dicionário o seu significado e veja novamente o vídeo. 

Ficou mais fácil?

3. Aprenda gírias e seus contextos

And You Cant Sit With Us Amanda Seyfried GIF - Find & Share on GIPHY

Quem segue páginas como  9GAG e Buzfeed sabe que a maioria dos memes feitos contém bordões ou gírias de filmes e seriados. Adotamos algumas expressões porque vemos muito na internet,

É mais fácil identificar os bordões de alguns filmes, séries ou vídeos que fazem referências a produções icônicas.

Um exemplo de filme com frases populares é o clássico “Meninas Malvadas”, que se passa no contexto escolar norte-americano.

O filme foi lançado em 2004, mas alguns bordões são mencionados até hoje. Alguns exemplos são “You can’t sit with us”, “That’s so Fetch” e “On wednesdays we wear pink.

4. Sabe aquela trilha sonora? Cante!

Se você adora música assim como filmes e séries, aqui vem uma dica pra treinar inglês: cante! 

Filmes e séries são ótimas referências em termos de música. Um bom exercício é procurar a trilha sonora do filme, pesquisar a letra das músicas que você mais gostou e cantar. Não precisa ter uma boa voz!

Assim como dublar, cantar ajuda a praticar a pronúncia e a entonação das palavras. E também acrescenta palavras ao seu vocabulário. 

Para quem gosta de filmes com música pop-rock, indicamos “Mesmo se nada der certo” (2013). Na trilha sonora, há músicas marcantes e fáceis de cantar como; “Lost Stars”, “Coming up Roses”  e  “A Step you can’t take back” 

A produção conta a vida de cantores e produtores na indústria musical e as suas dificuldades na vida pessoal de uma forma engraçada em diversos pontos de Nova York. Os protagonistas são Adam Levine, cantor da banda Maroon 5, Keira Knightley e Mark Ruffalo.

Faça um exercício:

Ouça a trilha sonora do seu filme favorito e aprenda a cantar uma canção!

5. Conheça a história e a cultura do país

Forrest Gump Kennedy GIF - Find & Share on GIPHY

Entender e imergir no idioma é mais fácil quando você conhece a sua produção cultural. Os filmes e séries retratam grande parte dos hábitos de alimentação, vestimentas e feriados importantes. 

O filme “Forrest Gump” (1994)  é uma ótima referência a momentos importantes na história dos Estados Unidos paralelamente à história do personagem Forrest.

O protagonista conta como participou direta e indiretamente de acontecimentos históricos. Além disso, a produção mostra como foi a vida de pessoas marcadas pela Guerra de secessão e pela segregação racial no sudeste dos Estados Unidos

Leia mais:
Filmes para estudar Segunda Guerra Mundial
8 Filmes para estudar Primeira Guerra Mundial
6 Filmes para estudar política

Aprendizado e diversão

Aprender inglês utilizando séries e filmes faz com que você se mantenha mais motivado, segundo um artigo do British Council. Isso acontece porque você percebe melhor as formas de utilizar frases, gestos e expressões faciais em contextos diferentes.

Esse tipo de aprendizagem funciona melhor do que usar apenas livros de gramática, CDs de áudio com frases prontas ou diálogos curtos, por exemplo.

Através dos filmes e dos seriados, você verá e ouvirá o inglês sendo falado como ele realmente é. Assim, aprenderá a diferenciar gírias, regionalismos, e sotaques de diferentes países. Além disso, você entenderá mais o contexto cultural e histórico de cada país que possui o inglês como língua oficial.

Gostou das dicas para estudar inglês com filmes e séries? Comente o que você aprendeu ao fazer um dos exercícios!