0Com a proximidade do Enem e dos vestibulares, a ansiedade e o estresse aumentam para muitos estudantes do Brasil. Por isso, preparamos 10 dicas sobre como controlar a ansiedade e o nervosismo nos dias de prova do Enem e dos vestibulares.

O que é ansiedade?

Segundo o dicionário Michaelis, uma das definições de ansiedade é “Estado emocional frente a um futuro incerto e perigoso no qual um indivíduo se sente impotente e indefeso“. Ela é uma sensação de receio, falta de tranquilidade ou medo, e começa de maneira extremamente subjetiva.

Ela é causada por uma descarga da Noradrenalina, que informa para o seu corpo que você está em um estado de alerta. Quando é elevada, pode causar dor de cabeça, falta de sono, irritabilidade, taquicardia, tremores, sudorese e dor de barriga.

A ansiedade é uma sensação normal, que todas as pessoas irão sentir ao longo de suas vidas. Os pensamentos e o corpo ficam agitados, então, para começar a diminuir a ansiedade, o ideal é encontrar uma forma de reduzir esta agitação física e mental.

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Como controlar a ansiedade no Enem: 10 dicas

1. Vá dormir mais cedo na véspera 😴

Para combater a ansiedade, o seu corpo precisa estar descansado. Quando estamos ansiosos, podemos sentir dificuldade de dormir. A dica, então, é ir para a cama no mínimo 1 hora antes do horário em que você dormiria em um dia normal.

Assim, você tem tempo para pensar no que te aflige e colocar em prática alguma tática para reduzir a ansiedade antes de dormir, como:

  1. ler um livro ou blog de que você gosta
  2. tomar um banho
  3. trocar os lençóis da cama
  4. ouvir uma música ambiente e se concentrar no som dela
  5. se imaginar alcançando o seu objetivo
  6. respirar devagar
Como diminuir a ansiedade

Na véspera da prova, vá dormir mais cedo, para praticar algumas atividades relaxantes e ter disposição o suficiente para mandar bem no dia seguinte.

Se você se concentrar no som de uma música, os pensamentos que trazem nervoso devem diminuir e, aos poucos, você ficará mais relaxado para dormir.

Imagine-se tirando a nota que você precisa para atingir o seu objetivo com a prova. Onde você está? Quem está junto com você? Comemore e agradeça por essa conquista. Talvez você adormeça com esse pensamento e tenha sonhos bons na véspera da prova, acordando relaxado.

Se você está acostumado a dormir poucas horas por noite, procure dormir mais nas vésperas das provas, para garantir que você terá energia suficiente para o próximo dia.

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2. Consuma comidas e bebidas saudáveis para acalmar 🍎💧

Falta de água pode aumentar a ansiedade, então lembre-se de levar uma garrafa de água para o local da prova. Tome bastante água na véspera também. Frituras, bebidas alcoólicas e café em excesso podem aumentar a ansiedade e devem ser evitados.

Ter uma alimentação saudável contribui para acalmar. Os ingredientes de alimentos integrais, açaí e chocolate podem controlar a ansiedade.

 

3. Escute uma música relaxante antes de entrar no local de prova 🎧

Se tem alguma música que te traz calma ou felicidade, escute-a antes de começar a prova, do lado de fora do local da sua prova. Você pode tentar se lembrar dela durante a prova para controlar o nervoso e a ansiedade. Existem muitas músicas para relaxamento no Spotify e no Youtube.

 

4. Avalie se é bom combinar encontrar um amigo no local de prova 🙋

Se você irá fazer a prova do Enem no mesmo local que um amigo, pense se é bom encontrá-lo nos dias de prova. Algumas pessoas se sentem melhor conversando com alguém antes, mas outras não. Se o amigo for tão ansioso ou nervoso quanto você, talvez seja melhor vocês não se encontrarem

Se você encontrar um amigo ansioso antes da prova, combinem conversar sobre coisas boas. Falem sobre seriados, filmes, músicas, histórias engraçadas ou outro assunto que vocês gostam.

Não falem sobre o quanto vocês estão nervosos, sobre medo, matérias difíceis, notas em simulados e nada que possa aumentar a ansiedade.

 

5. Vá até o local com alguém que não irá fazer a prova 👬

Se possível, peça para algum amigo ou familiar te acompanhar até o local da prova. Com alguém que não irá fazer a prova, se torna mais fácil pensar em assuntos leves e manter a ansiedade sob controle. Porém, se você sente que estar com os seus pais aumenta o estresse e a sensação de cobrança, considere ir com algum amigo, irmão, ou sozinho.

 

6. Respire lentamente 💨

como-controlar-a-ansiedade

Respirar devagar ajuda a diminuir a ansiedade. Inspire lentamente e expire no dobro do tempo.

A respiração acontece de maneira involuntária na maioria das vezes, mas pode ser controlada por nós e tem a grande capacidade de acalmar o corpo e a mente. Os praticantes de yoga se utilizam dessa prática para tranquilizar e esvaziar a mente.

Antes de começar a prova, separe cerca de 10 minutos – se quiser, com um alarme no celular antes de entrar no local de prova – para controlar a respiração. Inspire lentamente e expire no dobro do tempo. Se inspirar por 5 segundos, solte a respiração em 10 segundos.

Se o nervoso for muito grande durante hora da prova, dedique alguns minutos para esta prática, até que a sua mente fique mais sossegada. Com os pensamentos acalmados, seu rendimento será melhor.

 

7. Esteja atento aos detalhes das provas ⏰

Após entrar na sala da prova, não é possível sair até que o Enem comece. A regra vale para a maioria dos vestibulares também. Portanto, é melhor ir ao banheiro e encher a garrafa de água antes de começar o Exame.

A prova do Enem só começa às 13h30, mas você precisa chegar às 13h (horário oficial de Brasília). Ou seja, há uma espera de no mínimo 30 minutos na sala até receber o caderno de questões. Você irá fazer o cadastro da sua digital durante a prova e poderá ser interrompido pelo fiscal para assinar uma lista de presença, ou algum aviso sobre o tempo que falta para o término da prova.

Saiba mais sobre o que esperar na data do Enem aqui.

 

8. Se precisar, saia da sala da prova para se acalmar 👌🏽

Se o nervoso for grande, lembre-se de que você pode sair da sala quantas vezes quiser. Não há um limite de vezes. Vá ao banheiro, lave o rosto, feche os olhos e respire lentamente.

O índice de abstenção no Enem 2015 chegou a 25%. Se você vai fazer uma prova difícil, deve se orgulhar por tentar. Afinal, são muitas horas de prova e, aproximadamente, um em cada quatro inscritos no Enem não tiveram a oportunidade ou a coragem de fazer o segundo dia de prova no último ano.

 

9. Não se apegue às questões difíceis🚩

No Enem, nos vestibulares, e na maioria das processos seletivos do Brasil, há questões fáceis, de dificuldade média, e difíceis. Se não souber responder uma questão, fique tranquilo. Ninguém sabe as respostas para todas as questões das provas do Enem. Não existe pessoa que domina completamente a grade curricular do Ensino Médio, nem mesmo os professores.

Ao encontrar uma pergunta (por exemplo, de Matemática) que você não sabe responder, marque-a com algum sinal, e prossiga até encontrar uma questão que é fácil para você. Além disso, experimente começar a prova respondendo as questões da matéria que você mais gosta.

 

10. Lembre-se que não é o fim do mundo 🙂

Se pensamos que é obrigatório mandar bem na prova de qualquer forma, a mente se acelera e ficamos ainda mais ansiosos e nervosos. Por isso, vale lembrar não é uma prova que irá decidir o resto da sua vida. Se você não for bem, poderá tentar de novo. Fique tranquilo e coloque algumas dicas em prática.

Boa prova! #tamojunto 👊

Importante: Se você se sente ansioso ou com mal estar quase todos os dias, procure ajuda psicológica e converse sobre isso com os seus amigos ou familiares. Pode ser um transtorno de ansiedade generalizada.