A Química é uma das matérias mais temidas no Ensino Médio e na preparação para o Enem. Muitos acham que ela é abstrata e difícil, porém nesse post você vai ver que os fenômenos químicos estão muito próximos do nosso dia-a-dia e será muito mais fácil aprender essa matéria com as nossas dicas para estudar Química

Como aprender Química: 12 dicas

Em primeiro lugar, comece entendendo os princípios básicos da Química. Como ela é uma matéria cheia de símbolos e representações, tenha uma tabela periódica ao seu alcance e a consulte sempre que precisar.

Leia também: Introdução à química orgânica e exercíciosOs assuntos de Química que mais caem no Enem

1. Associe a Química com exemplos do dia a dia

A Química é uma ciência que estuda a natureza da matéria. É importante ressaltar que tudo o que nos cerca é matéria, podendo ser sólida, líquida ou gasosa.

Veja um exemplo:
Na fotossíntese de uma planta, ela absorve a luz e a transforma em energia.

Este processo é químico e pode ser representado pela seguinte equação:

6 CO2 + 12 H2O → C6H12O6 + 6 O2 + 6H2O
(Ou seja, gás carbônico e água se transformam em glicose, oxigênio e água)

Entenda o balanceamento da equação química da fotossíntese na aula.
Leia também:
O que é proporção, razão e escala?
Resumo sobre equilíbrio químico

2. Sua cozinha é seu laboratório

A maioria da parte “exata” de Química, ou seja, a parte que envolve cálculos, é formada por enunciados bastante semelhantes a receitas​. Por exemplo, caso você queira fazer um brigadeiro, você deve usar uma lata de leite condensado, cinco colheres de achocolatado e uma de manteiga.

Se diminuir apenas o número de colheres de chocolate, sem alterar mais nada na receita, o brigadeiro ficará sem gosto. Se aumentar muito, ficará enjoativo. Isso também vale para a estequiometria​.

Quando você aumenta ou diminui algum dos “ingredientes” da reação, deve aplicar proporcionalmente​ para todos, assim o resultado final não sai diferente do esperado. Esse raciocínio está ligado com as leis ponderais (entenda mais na aula).

Meme: você pode substituir a manteiga por carbono - dicas de como aprender química

3. Anote os dados das questões

Os textos das questões, principalmente os do Enem, tendem a ser grandes, por isso é sempre bom grifar ou anotar​ as informações importantes de forma resumida. Isso vale principalmente para os números​ presentes no enunciado e o que eles significam naquele exercício. Não esqueça de relacionar as grandezas envolvidas no problema!

Fazer isso facilita na hora de lembrar qual fórmula usar e onde aplicar esses dados.

Durante as aulas, escreva à mão de modo resumido, inserindo seus próprios comentários. Isso irá te ajudar a dar mais atenção aos pontos que tiver maior dificuldade.

Hilarious The Hangover GIF - Find & Share on GIPHY

 

4. Conheça os elementos químicos

A tabela periódica representa os 118 elementos químicos​ e são eles que formam a maioria das reações químicas com que você vai se deparar nos seus estudos. Esses elementos existem e estão presentes em muitas coisas a sua volta. O site Elements mostra a aplicação dos elementos químicos em objetos do cotidiano​ e pode te ajudar a deixar a Química menos abstrata.

5. Pratique!

A teoria é muito importante para entender Química, mas realizar os exercícios​ é essencial. Assim como Física e Matemática, quanto mais você praticar, mais fácil ficará lembrar como resolver os exercícios de Química na hora da prova. Ah, não se esqueça de fazer simulados​ e resolver questões das provas antigas.

6. Compreenda a resolução dos exercícios

Teve dúvidas na hora de resolver a questão? Entenda como ela pode ser resolvida. Depois de terminar de estudar o assunto, refaça os exercícios da aula sem consultar a resolução e anotando o passo a passo do seu raciocínio.

Obs: Os exercícios que aparecem durante aulas do Geekie Games têm resoluções, assim como as questões dos simulados.

7. Identifique a Química nos filmes

Acha Química a matéria mais chata de todas? Quem sabe um filme-biografia​ da Marie Curie poderia te ajudar a ver a Química mais inspiradora.

Há diversos filmes e seriados que abordam temas relacionados aos conteúdos desta matéria, como por exemplo Homem Aranha 2​, no qual o Dr. Octopus quer um trítio para gerar energia para seu reator, ou Blade Runner​, em que a cidade está totalmente poluída com a chuva ácida.

Os filmes podem passar alguns conceitos erroneamente. Por isso, busque videoaulas sobre os temas abordados. Com uma visão crítica, avalie se os conceitos desenvolvidos estão certos do ponto de vista da Química.

Blade Runner GIF - Find & Share on GIPHY

8. Conheça frases de efeito

Assim como a Física, a Química possui fórmulas​ e conceitos​ que são muito importantes na hora da prova. Há algumas frases que ajudam na memorização​. Por exemplo, para lembrar da nomenclatura dos ácidos, uma frase muito utilizada é mosquITO teimOSO, te mATO, te pICO, te mETO no vIDRICO.

Lembre que não adianta apenas decorar os macetes, você tem que saber como, quando e onde aplicá-los.

9. Exercite a interpretação de texto

A parte matemática é muito importante para aprender Química. Mas uma leitura atenta do enunciado​ é essencial. Em algumas questões, principalmente de Química Ambiental e Química Orgânica, a resposta não exige cálculo algum, mas sim uma boa interpretação do enunciado e sua relação com conceitos químicos.

Portanto, treine a leitura e a interpretação de texto para arrasar nas questões do Enem.

10. Peça ajuda!

Você não deve ter vergonha ao ter dúvidas sobre um conteúdo, principalmente quando se estuda sozinho. Portanto, peça ajuda para aquele seu amigo que domina mais a matéria​, ou escreva a sua dúvida em um grupo de estudos online, como o do Geekie Games.

Procure acompanhar o passo a passo dos cálculos, assim quando você estiver resolvendo os exercícios sozinho, saberá o que fazer. Se seu amigo for apaixonado pela matéria, melhor ainda! Quem sabe ele não te mostra o lado positivo da Química?

High Five Adventure Time GIF - Find & Share on GIPHY

11. Treine a matemática básica

Muitas questões de Química podem ser resolvidas com conceitos de matemática básica. Revise os conteúdos de porcentagem e proporção​ antes de embarcar nos conteúdos propriamente de Química. Isso pode fazer com que você se sinta mais preparado para quando os exercícios envolverem cálculos mais complexos.

Saiba mais: Resumo sobre estequiometria.
Leia também: Resumo sobre Velocidade Média.
Veja também: O que é proporção, razão e escala?

12. Entenda os nomes das substâncias

Você sabia que as substâncias têm nomes populares e científicos? Com os nomes científicos, você pode reconhecer ou deduzir as fórmulas químicas. Confira alguns:

  • Vinagre: ácido acético ou ácido etanoico (CH3COOH)
  • Aspirina: ácido acetilsalicílico (C9H8O4)
  • Álcool etílico: etanol (C2H6O)
  • Naftalina: naftaleno (C10H8)
  • Gás carbônico: dióxido de carbono (CO2)

Ficou mais fácil saber como aprender química? Tem alguma dica que não citamos aqui? Compartilha nos comentários. Conte com as aulas do Geekie Games para dominar essa matéria 😉