Existem inúmeras razões para impedir que você entenda matemática e não sinta motivação para estudá-la, mas você não está sozinho. Aprender matemática é uma grande dificuldade para vários estudantes, e a maioria deles conclui o Ensino Médio sem dominar tudo. Por isso, preparamos oito passos para ajudar você a entender essa matéria e abandonar qualquer trauma com relação a ela. 🙌 Nesse mesmo artigo, resolva também exercícios de matemática básica e saiba quais foram as questões mais fáceis do Enem 2016.

 

Passo a passo para aprender matemática

1. Faça uma revisão da teoria

Como aprender matemática: dicas

Assista a videoaulas e estude a teoria para não ficar confuso com as fórmulas

Como você estuda matemática? Começa tentando fazer os exercícios, ou faz uma revisão da aula? Antes de revolver as questões, entenda a teoria. Assista a uma videoaula, leia a revisão do professor ou o conteúdo em livros e apostilas.

Mesmo se você lembrar as fórmulas e como fazer os cálculos, é fundamental entender o que está por trás. Isso é importante para memorizar o que aprendeu para os próximos meses e anos, ou seja, para aprender de verdade.

Você já confundiu a utilidade das fórmulas de matemática ou não soube como e onde aplicar cada uma? Quando isso ocorrer, pare de resolver exercícios e comece estudando a teoria. Para evitar que isso aconteça futuramente, recomendamos revisar cerca de três vezes o que aprendeu.

Veja também:
O que são conjuntos números? Resumo


Para responder a
maioria das questões do Enem e de concursos públicos, é preciso desenvolver o raciocínio lógico, e não apenas decorar as fórmulas. A matemática surgiu com a necessidade de solucionar problemas e essas provas estão exigindo isso cada vez mais. Vale lembrar: não revise apenas a fórmula, mas sim a teoria.

Videoaulas de Matemática para o Enem

2. Faça exercícios

É resolvendo exercícios que você coloca a teoria em prática e identifica o que não aprendeu e onde estão os seus problemas com matemática. Talvez você precise revisar o conteúdo, retornar a um assunto anterior ou estudar um conhecimento de matemática básica. Mas só é possível identificar tudo isso na hora de resolver as questões.

Errar os exercícios é importante para o seu aprendizado. Quando erramos, a memorizamos e aprendemos melhor. Por isso, não fique acomodado e procure se desafiar. Tente resolver questões difíceis para você!

Exercícios de matemática

Além disso, resolva as questões sozinho e com honestidade. Não espere a resolução do professor para tentar responder. Se precisar resolver a questão junto com o professor, evite copiar a resposta e se esforce para entender o raciocínio. Faça vários exercícios no próximo simulado do Enem.

Leia também:
Como fazer cálculos mentais rapidamente?
O que é proporção, razão e escala?
Toyotismo | Conceitos e Definição
Introdução à química orgânica e exercícios
Como calcular raiz quadrada?
Como calcular porcentagem?

3. Experimente renomear as variáveis

As variáveis matemáticas geralmente são representadas por letras já estabelecidas. As letras a, b e c aparecem em diversas fórmulas, e é muito comum chamar os elementos de uma situação problema por A, B ou C, o que pode gerar confusões.

Alguns exemplos:

fórmula de bhaskara

fórmula de Bhaskara, para equações do segundo grau

teorema de Pitágoras

fórmula do Teorema de Pitágoras, para Geometria

Além de serem muito comuns, as primeiras letras do alfabeto latino representam diferentes variáveis. Ou seja, aparecem em fórmulas matemáticas com utilidades diversas, como o Teorema de Pitágoras e a fórmula de Bhaskara.

Se preferir, troque as letras por outras que façam mais sentido para você. A fim de memorizar sem se confundir, que tal trocar as letras por palavras? Exemplos:

dica para entender fórmulasfórmula com sentido

Veja mais: Resumo sobre MUV

4. Faça resumos com a sua cara

As explicações em aulas, livros e resumos prontos – que foram feitas por outras pessoas – talvez não estejam na melhor linguagem para você entender.

Além de escrever os próprios nomes das variáveis, como sugerimos na dica 2), explique para si próprio o que elas significam e para o que servem. Escreva por extenso a utilidade das variáveis e fórmulas no resumo.

Experimente desenhar ícones, utilizar canetas coloridas, escrever com letra de forma e a mão. Descubra qual é o caderno ideal para estudar matemática: sem linhas, com linhas ou quadriculado.

5. Peça ajuda de alguém que acha matemática difícil

Dicas sobre como aprender matemática

As pessoas que têm as mesmas dificuldades que você sabem o caminho para aprender

O processo de aprendizagem de um conteúdo que não entendemos com facilidade é acompanhado por diversas dúvidas e dificuldades.

Se puder, converse com um colega que já aprendeu a matéria, mas não gosta dela ou enfrentou dificuldades.  Essa pessoa com certeza vai entender o que você está passando. E a forma como ela estudou e aprendeu pode funcionar com você.

Essa ajuda pode vir de alguém que está com o mesmo objetivo e ritmo nos estudos que você, alguém mais velho, que já estudou para o Enem e o vestibular no ano anterior, ou que está um ano à frente na escola/faculdade, etc.

 

6. Estude os assuntos anteriores

Se está difícil responder um exercício, revise os assuntos anteriores. O que impede você de revolver a questão pode ser algo que não aprendeu bem em um passado próximo ou há muitos anos.

Por exemplo, questões com logaritmos precisam de um domínio muito bom de exponenciais. Exercícios de porcentagem exigem conhecimento de frações e da operação de divisão.

Além das recomendações que estamos listando, conheça estas dicas para prestar atenção na aula. São conselhos que valem para todas as matérias e indicam o que fazer para tirar as suas dúvidas e entender um conteúdo melhor para se concentrar na aula.

7. Avalie o seu nível de conhecimento 

Como aprender matematica: avalie o seu próprio conhecimentoPara entender disciplinas como física, matemática e química, é fundamental ter consciência sobre o seu nível de conhecimento.

Isso também é muito importante para os conteúdos de Ciências Humanas, mas é crítico com os assuntos de Exatas. Não compreender um assunto de matemática básica compromete todo o aprendizado.

Talvez seja por isso que tantas pessoas não gostam destas matérias e sofrem com elas: é preciso compreender tudo, desde o início.

Talvez seja difícil analisar o que você sabe e não sabe, ou seja, onde começar a estudar. No Geekie Games, ao usar o plano de estudos, descubra quais são as suas dificuldades e o que deve estudar primeiro para aprender matemática. Essa ferramenta faz parte do plano Pro e você pode testá-la durante 7 dias de graça.

Responda as seguintes perguntas para começar a avaliar o seu nível de conhecimento:

  • Você sabe fazer as quatro operações matemáticas (somar, dividir, multiplicar, subtrair)?
  • Você sabe fazer divisões com números decimais?

Se sua resposta foi “não” para alguma destas perguntas, procure uma apostila ou aula específica sobre este assunto que não sabe. Esses conteúdos são do Ensino Fundamental, por isso não têm aulas no Geekie Games sobre eles. Há muitas ofertas grátis na internet.

Não tenha vergonha de procurar ajuda para os conteúdos que você já viu, ok? Isso é muito importante para entender matemática e aprender novos assuntos.

Leia também: Resumo sobre Leis de Newton

8. Interprete os enunciados das questões

Para revolver os exercícios, leia todos os enunciados com atenção. Muitos estudantes entendem a teoria e as fórmulas de matemática, mas não conseguem colocá-las em prática. O problema pode ser com a interpretação de texto, e não com a matéria.

Procure compreender o objetivo das questões. Circule as palavras mais importes e que indicam o que o exercício exige. Em seguida, anote os passos necessários para resolver o problema. A organização ajuda a entender os enunciados.

 

Questões de matemática básica

Agora que você já leu as dicas para estudar matemática, que tal praticar com alguns exercícios? Elaboramos algumas questões sobre assuntos do Ensino Médio. Nós achamos que elas são fáceis. E você? 😊

Questão de matemática básica

Resposta: b) 2ª e 9ª

questão de matemática básica produzida pela Geekie

Resposta: a) Índia e Indonésia

 

questão de matemática básica do Ensino Médio

Resposta: b) Segundo

resolva também exercícios de matemática básica do Ensino Médio feita pela Geekie

Resposta: b) 55%

Quer saber quais foram as questões de matemática mais fáceis no Enem 2016? Assista ao vídeo da Ana. Baixe as provas do Enem 2016 e dos anos anteriores.

Esperamos que o passo a passo para aprender matemática seja útil para você. Tem outra dica para enfrentar essa matéria? Conta para a gente 😉 #tamojunto