Física é muitas vezes considerada uma das matérias mais difíceis, odiadas e menos compreendidas do Ensino Médio. Sempre há justificativas para continuar achando que Física realmente é tudo isso. Mas a intenção aqui é dar 11 dicas para aprender Física sozinho (quer dizer, sem a ajuda de um professor), resolver questões mais simples dessa matéria e quem sabe até achar mais fácil e se sentir mais motivado 🙂

11 Dicas para aprender Física sozinho

1. Aceite que a sua opinião e o conceito científico são diferentes 🌎

Como aprender física sozinho

Muitos estudiosos de Física foram condenados por apresentar ideias científicas (corretas) diferentes do senso comum. O que isso quer dizer? Significa que o conceito científico é diferente do que você acha que enxerga no dia-a-dia.

Não é fácil, mas é fundamental aceitar a ciência é diferente do que você acha que acontece. E também para não sofrer quando o assunto não parece fazer sentido!

Galileu Galilei foi punido com prisão domiciliar até a morte porque defendeu que a Terra não era o centro do Universo e orbitava ao redor do Sol. O conceito explicado por ele – hoje considerado uma verdade científica – não é entendido com facilidade, e isso é extremamente comum em Física.

Ora, nós estamos acostumados a falar que o Sol nasce e se põe, como se ele desaparecesse do horizonte. Ao olhar para o céu, esse Astro parece ser pequeno e se movimentar ao redor do planeta Terra.

Não é só o assunto que é difícil de entender. A gente utiliza expressões erradas para falar de fenômenos físicos todos os dias, o que reforça muitos erros conceituais e dificulta o aprendizado.

É daí que vem o próximo passo para estudar.

Leia também: Como calcular raiz quadrada? | Introdução à química orgânica e exercíciosPor que não desistir de prestar Medicina

2. Corrija o que seus amigos falam (mas antes corrija você mesmo) 😆

Olha algumas frases que a gente fala errado, sem considerar o conceito científico:

Entendendo o porquê falamos expressões fisicamente erradas, coloque em prática, se corrija e corrija seus amigos. É uma forma de memorizar e ensinar seus amigos.

Veja também: Como fazer cálculos rapidamente no Enem?

3. Pratique com exercícios ✏

Física é uma das matérias que a gente não consegue aprender sem colocar em prática. História, Português e até Biologia aparecem em questões mais teóricas no vestibular, mas isso não vale para Exatas.

Aprenda a teoria (irão cair questões teóricas no Enem), mas também saiba resolver os exercícios e utilizar as fórmulas. Ah, fique atento à data do próximo simulado.

4. Organize todas as informações dos enunciados das questões ✍🏽

Os nomes esquisitos das variáveis físicas começam a ser mais familiares depois de estudar bastante a teoria. Circule as informações mais importantes na hora de resolver as questões.Como estudar Física sozinho: desenhe e organize as informações

Escreva todos os números apresentados e o que eles significam (são velocidade, distância…?). Com essa simples organização, muitas vezes, já dá para descobrir qual fórmula utilizar.

Deixe a preguiça de lado e reescreva as informações que serão utilizadas nos cálculos. Isso é importantíssimo para fazer uma boa interpretação de texto e evitar erros desnecessários.

Leia também: como aprender Matemática

5. Desenhe os corpos envolvidos e os vetores de força 🚕

Faças desenhos representando os corpos, os movimentos e as forças depois de anotar todas as informações importantes do enunciado. Os vetores de força são fundamentais para não errar à toa.

Desenhar também ajuda a entender o que está acontecendo. Faça isso mesmo se você achar que já entendeu o enunciado, ok?

Leia também: Resumo sobre mitose e meiose

6. Faça um esforço para as fórmulas fazerem sentido para você ✌🏾

Quando você não entender alguma equação física, faça um esforço para compreender o motivo. Talvez seja necessário assistir a uma aula novamente, ler um resumo ou até pesquisar um outro assunto que já estudou antes.

Existem diferentes tipos de unidades de medida. Procure entender a relação entre elas e saiba quais pertencem ao Sistema Internacional de Unidades.

Todas as unidades de medida (por exemplo, de massa, tempo, distância) devem estar no Sistema Internacional para as fórmulas funcionarem.

Assim que você tiver certeza de que entendeu o conteúdo e sabe converter as grandezas, dá para renomear as variáveis se isso fizer sentido para você. Ou ainda, que tal memorizar a fórmula por extenso, em vez de a abreviação das variáveis? Por exemplo:

como aprender Física: memorize as fórmulas por extenso

saiba mais: Resumo sobre Velocidade Média.

7. Entenda como o conceito se relaciona com o dia-a-dia 🚿

como aprender física: procure relações com coisas do dia a dia

Pense nas ações que você faz em um dia normal. Por exemplo, logo que acordo, eu tomo banho. Para me levantar da cama, é preciso aplicar uma força no colchão, de modo que a resultante das forças deixa de ser zero e eu venço a inércia. 😅

A água do chuveiro é aquecida devido à energia. Se observar algumas informações nele, já posso até calcular quanto custa cada banho de 10 minutos.

Entender como a inércia funciona

Leia também: Resumo sobre estequiometria

8. Procure uma relação entre o assunto e cenas de filmes 🎥

A Física é a ciência que pode ser estudada através da observação e de experimentos. Não é preciso ser um cientista, nem critico de cinema para analisar filmes e aprender ainda mais Física. Basta ter curiosidade!

Fique atento a cenas de ação, à iluminação e às falas dos personagens. Um filme sobre patinação no gelo, por exemplo, demonstra conceitos da mecânica newtoniana. Uma cena de um carro em movimento também. Mas será que tem a ver com aceleração ou movimento retilíneo e uniforme?

9. Analise e critique cenas de filmes de ação💥

Você já sabe que o cinema é importante para aplicar o que aprendeu em Física. Agora é hora de criticar as cenas que não fazem sentido cientificamente.

Muitos filmes mostram coisas que não fazem sentido com o que acontece na natureza. Isso acontece desde diálogos com erros conceituais, iluminação questionável, movimentos de objetos, acidentes de carro, a cenas de explosão.

Os filmes de ação têm muitas cenas não realistas.

10. Se ainda não fizer sentido, peça ajuda de alguém que entende Física 👊🏽

Humildade é importantíssima para o aprendizado. Não tenha medo de pedir ajuda de outras pessoas.

O Geekie Games tem uma comunidade de estudantes no Facebook. Eles podem ajudar quem está estudando sozinho. 😊

Leia também: 11 dicas para manter o foco nos estudos online

11. Procure diferentes referências para estudar 💻

Você terminou de estudar. A matéria ainda não faz sentido? Procure outra referência. Se você usou um livro da escola, veja uma videoaula (e vice-versa).

Algumas programações da TV e no Netflix podem ajudar, como os seriados e Mythbusters e Cosmos. Têm vários canais no Youtube que realizam e explicam experimentos físicos. O Veritasium, por exemplo, é muito bom. Ele é totalmente em inglês, e pode ajudar a praticar o idioma para a prova de Linguagens.

Tome cuidado ao assistir conteúdos sobre Física online, pois muitos não são confiáveis.

Assistir às videoaulas de Física grátis

Espero que o passo a passo sobre como aprender Física sozinho seja útil. Se você tem algum conselho que não citei aqui, conta nos comentários.