Meu nome é Renan Martorelli, tenho 18 anos e não sou nenhum mestre na arte de escrever sobre mim mesmo. Não gosto muito de ficar comentando sobre resultados, mas passei no vestibular onde eu queria. Estou estudando design gráfico em uma universidade particular com bolsa integral (100%), o que era o meu objetivo desde que iniciei essa longa jornada de estudos.

Vou tentar da melhor maneira possível passar para vocês minha experiência como vestibulando. Em especial, dando ênfase na história que tive com as aulas online do nosso querido Geekie e como ele influenciou as minhas mais felizes aprovações.

 

Cronograma de estudos 📱✍🏾

Posso dizer sem orgulho que estudei em uma escola particular extremamente boa, com professores capacitados e uma estrutura ótima. Um privilégio que pouquíssimos têm no nosso país.

O colégio oferecia muito mais em conteúdo do que qualquer aluno era capaz de usufruir. Me soterrava com apostilas, exercícios e simulados.

Mas epa! Espera aí, Renan. Se você não conseguia concluir nem o material da sua escola, por que foi procurar o Geekie? A resposta pra essa pergunta é a chave do maior conselho que eu desejo passar com este texto.

Minha história com o aplicativo começou mais ou menos em Julho de 2016, e confesso que fez toda diferença em como eu desenvolvi meus estudos a partir de então.

Leia também: é melhor eu estudar para o vestibular online ou fazer cursinho presencial?
Leia mais: como descobrir a melhor forma de estudar para o Enem?
Conheça também: dicas de organização de estudos

 

Minha experiência com as aulas online 

Aulas online para passar no vestibular

Lembro de terminar a inscrição do Enem e receber uma mensagem falando que havia ganhado uma chave pra uma tal de plataforma de estudos do próprio MEC.

Meu pensamento foi: “Irrck! Uma plataforma de estudos do governo, que estão pagando pra eu usar? Deve ser muito ruim mesmo…”. Amigos, não cometam esse triste e terrível engano que nem eu.

Decidi dar uma chance, comecei a ver uma aula aqui, outra acolá – “até que os professores ensinam bem, tem uns até engraçadinhos” – . Essa frequência de aulas online foi crescendo à medida em que eu desenvolvi uma nova mentalidade de estudos.

Eu parei de me preocupar com o plano de aulas da minha escola e passei a me preocupar com o que eu achava que não sabia e precisaria aprender.

Essa foi a atitude que me impulsionou e virou minha estratégia para estudar.

Aulas online no celular para passar no vestibular

A todo momento, eu pensava nas matérias e anotava em algum lugar o que eu tinha certeza que eu não sabia. Isso se tornou uma espécie de checklist onde eu eliminava matéria por matéria. Ondulatória, ehhhh….. Acho que não tenho a menor ideia disso. Vai pra lista.

Foi aí que o Geekie entrou com toda força: “não lembro a matéria X ou Y de biologia”. Sacava então meu celular (que se transformou de arqui-inimigo para fiel escudeiro) e, em poucos cliques, eu assitia a uma aula completa sobre aquela matéria.

Eu poderia gastar horas descrevendo minunciosamente todas as técnicas, métodos, o que estudei e o que não estudei; todas coisas que funcionaram para mim, só que única e exclusivamente para mim.

O que quero dizer é: existem milhares de faculdades e milhares de cursos; milhares de dificuldades e de facilidades com as matérias. Eu não estaria sendo honesto dizendo que há uma fórmula mágica universal que vai te fazer passar com certeza absoluta em qualquer vestibular.

Meu grande conselho é: 

Personalize o seu plano de estudos

Pesquise sobre o seu vestibular. O que cai nele? É preciso focar muito em redação? Alguma matéria tem mais peso que as outras?

Descubra o que você não sabe. Que métodos de estudo funcionam pra mim e quais não funcionam? O que eu preciso saber com certeza? Tem algo mais que eu possa fazer que não estou fazendo?

Garanto que essas são perguntas com respostas que irão definitivamente guiar vocês pra um estudo mais eficiente e que renderá melhores resultados.

Usem e abusem do conteúdo do site, pessoal! Deem uma chance pro Geekie. Ele pode iluminar um pouco mais a jornada de vocês, assim como iluminou a minha.

A você que leu esse texto até o fim e a todos os que irão prestar vestibular nessa vida, desejo força de vontade, dedicação e, acima de tudo, esperança. Acreditem, vocês ainda terão a felicidade de ler o próprio nome numa lista de aprovados.

Um agradecimento especial ao Geekie Games por ter me convidado para produzir esse texto e pela oportunidade de compartilhar um pouco do meu aprendizado nessa caminhada longa em rumo à aprovação no vestibular.