Filosofia aparece junto às questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias no primeiro dia de prova do Enem.  A disciplina também surge nos vestibulares de outras faculdades e universidades.

Para o Enem, é muito importante ler o enunciado das questões com atenção e interpretá-lo.

Conhecer o assunto da pergunta do Enem permite responder a questão com precisão e mais rapidez. Por isso, saiba quais são os 5 assuntos de Filosofia que mais caem no Enem. 😍

Além de ler esse post e ver as aulas recomendadas, assista à aula sobre interpretação de texto do Geekie Games.

5 assuntos de Filosofia que mais caem no Enem💭

Estudar o que mais cai

1. Ética justiça (21,1%)

A ética é uma área da filosofia voltada para a reflexão sobre os princípios que direcionam as ações, ou seja, uma discussão sobre a moral. Ela pretende ser universal e descreve princípios que orientam o comportamento.

A moral trata dos valores e costumes estabelecidos na sociedade, sendo determinada pela cultura. Aquilo o que é considerado moral em algumas comunidades pode ser inadequado (amoral) para outras.

Os assuntos de filosofia política são comuns para a Filosofia e a Sociologia. Saiba mais sobre política nesta aula. Para Filosofia no Enem, alguns autores importantes são Aristóteles, Kant, Hegel e Nietzsche.

Saiba mais nas aulas de Filosofia sobre ética e moral.

Leia também:
As matérias de Sociologia que mais caem no Enem
55 assuntos que mais caem
32 assuntos mais fáceis para estudar
Provas e gabaritos Enem 2017

 

2. Natureza do Conhecimento (15,3%)

Teoria do conhecimento (ou epistemologia) é o ramo da filosofia que estuda a capacidade humana de conhecer a realidade. Os filósofos desta área tentam compreender a origem da Natureza e das mudanças.

Muitos filósofos tratam da Teoria do Conhecimento ao longo dos séculos. Entre os mais conhecidos, destacam-se Platão e Aristóteles da Antiguidade grega -, John Locke, Francis Bacon e Immanuel Kant da Idade Moderna.

Para o pensamento de Sócrates, a verdade seria conhecida afastando-se das ilusões perpetuadas pelos sentidos.

alegoria (ou mito) da caverna de Platão é muito importante para o Enem e os vestibulares.

Assista à aula do Geekie Games para saber como surgiram as perguntas responsáveis pela criação de diversas teorias sobre o conhecimento.

3. Democracia e Cidadania (12,9%)

Cidadania é o exercício pleno de direitos em todos os espaços da vida social, ou seja, a garantia da sobrevivência material em condições dignas, a participação livre na vida política e o acesso à educação e à cultura.

A democracia garante a igualdade aos indivíduos e a participação nas decisões políticas por meio de representantes que dão voz ao povo. Estude a Grécia Antiga e pensadores como Sócrates.

4. Filosofia Contemporânea (12,9%)

A filosofia contemporânea surgiu com a Revolução Francesa em 1789. Esse período contempla os séculos XVIII, XIX e XX. A época marca a consolidação do capitalismo e a exploração do homem, causando uma grande desigualdade social.

Algumas correntes surgiram nessa época entre elas a Indústria Cultural e a Escola de Frankfurt. Os principais pensadores dessa época eram Friedrich Hegel, Karl Marx, Friedrich Nietzsche, Ludwig Feuerbach, Soren Kierkegaard, entre outros.  

5. Filosofia Moderna (11,8%)

A filosofia moderna nasceu no século XV junto com a Idade Moderna. Suas principais vertentes são o racionalismo,que está relacionado com a razão humana e o empirismo, que se baseia na experiência. imagem para ilustrar o post com questões de filosofia

O principal pensador é René Descartes, sendo inclusive o filósofo que mais é cobrado no Enem.

Descartes deu início à filosofia moderna quebrando os paradigmas medievais e desvinculando a filosofia da religião. Assim é o pai do racionalismo. Além dele também existiram grandes filósofos como Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes, Immanuel Kant, entre outros. Veja uma aula completa.

Questões do ENEM sobre Filosofia

Questão de Filosofia da prova do Enem 2016 sobre Filosofia Moderna

Resposta: D) autonomia do sujeito pensante.

Questão de Filosofia da prova do Enem 2015 sobre ética

Questão do Enem 2015 sobre ética para ilustrar o post de filosofia

Resposta: D) Convenções sociais resultantes de interesses humanos contingentes.

Questão da prova do Enem de 2009 sobre Democracia e Cidadania

Questão ENEM 2009 sobre democracia para ilustrar o posto com os assuntos de filosofia que mais caem no Enem

Resposta: B) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.

Questão da prova do Enem de 2012 sobre Natureza do Conhecimento

Questão do ENEM 2012 sobre filosofia, a questão de refere à natureza do conhecimento

Resposta: D) Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.