Atualidades podem cair no ENEM 2016 de diversas formas. Para tirar uma nota ótima na redação, você deve ter um bom repertório de fatos, opiniões e argumentos. Esse repertório deve ir além da coletânea simples para que você tire a maior nota possível.

Além disso, atualidades podem cair em questões sobre conhecimentos específicos. A seguir, veja três notícias importantes da segunda semana de agosto de 2016, e uma vídeo aula do Geekie Games sobre o assunto.

Zika Vírus nos Estados Unidos

A epidemia provocada pelo Zika vírus cresceu muito neste ano. Em agosto de 2016, foi registrada a primeira morte de um bebê com microcefalia no Texas, Estado do sul dos Estados Unidos. A microcefalia faz com que o tamanho da cabeça do bebê seja menor, além de causar outros problemas de desenvolvimento. Segundo o governador do Estado Rick Scott, atualmente há 21 casos de infecção pelo Zika.

É provável que alguma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti caia no Enem. Acredita-se que a infeccção pelo Zika vírus em gestantes está relacionada com o aumento do nascimento de bebês com microcefalia. Mas esta relação não foi comprovada cientificamente.

O mosquito Aedes Aegypti é o agente transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya. Estas doenças são infecções virais. Lembre-se de estudar as aulas de Biologia sobre vírus.

Estude vírus para o ENEM

Criação de bateria biodegradável 

Cientistas do Estado de Iowa, Estados Unidos, criaram uma bateria de lítio biodegradável. Ela possui 1 mm de espessura, 5 mm de comprimento e 6 mm de largura. A bateria é formada por um polímero sintético hidrossolúvel, o álcool polivínico. A bateria se dissolve quase completamente em contato com a água.

As baterias biodegradáveis têm um papel muito importante frente ao impacto ambiental do lixo tóxico. Quando descartadas incorretamente, pilhas e baterias podem contaminar o solo e os lençóis freáticos. Assim, os metais tóxicos contaminam os animais e os vegetais. A contaminação pode chegar aos seres humanos através do consumo de carnes, vegetais e água.

Estude reações de polimerização para o ENEM

Jogos Olímpicos Rio 2016Atualidades Enem: jogos olímpicos

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 trouxeram diversos impactos socioeconômicos. Entre eles, podemos citar o esforço do governo para construir e aprimorar o transporte público, a segurança e os estádios no Rio de Janeiro. Enquanto o evento acontece, o turismo e a economia do país são movimentados.

Apesar da atualidade deste evento, a origem dos Jogos Olímpicos é a Grécia Antiga (VIII a.C.). Segundo a tradição, Hércules, filho de Zeus, havia sido desafiado pela deusa Hera. Após cumprir os desafios, ele criou os Jogos Olímpicos. Ao início de cada evento, havia o sacrifício de animais, em homenagem aos deuses, e uma tocha olímpica era acesa.

É possível que os Jogos Olímpicos caiam no ENEM em questões de História sobre o período histórico que originou as Olimpíadas, em questões de Geografia sobre a mobilidade urbana, ou em questões de Física Mecânica (sobre velocidade, força, aceleração,etc).

Estude mecânica para o ENEM