É importante conhecer os assuntos mais fáceis do Enem na hora de estudar. Eles podem aparecer nas questões de menor dificuldade, e acertá-las é fundamental para ter uma boa nota no Enem. Isso acontece porque, para a correção do Exame (pela TRI), errar as questões fáceis e acertar as difíceis é considerado sorte, chute ou cola. Centenas de milhares de estudantes fizeram o primeiro simulado do Geekie Games de 2017 e já puderam ter uma prévia de alguns assuntos cobrados no exame.

A seguir, saiba quais foram os conteúdos considerados mais fáceis no simulado de Março, e que foram acertados pela maioria dos participantes. 😆 É só clicar no título para ver a videoaula grátis e aprender a matéria que você ainda não sabe.

Os assuntos mais fáceis do Enem

Aqui no blog, a gente tem uma série de postagens sobre os assuntos que mais caem no Enem. Saiba também quais são os mais fáceis para organizar os seus estudos.

Aqui separamos os conteúdos de acordo com a matéria. O número ao lado do assunto indica a porcentagem de pessoas que o acertaram no simulado. Assim, quanto maior o número, mais fácil para os candidatos.

Os temas indicados apareceram em questões de baixo nível de dificuldade no simulado, então é possível que o mesmo aconteça no Exame ao final do ano e que seja fácil para você.

Saiba mais:
Como fazer uma revisão para o Enem?
Temas anteriores da redação do Enem
Como calcular raiz quadrada?
Como calcular porcentagem?
O que cai no Enem? Resumo das competências e habilidades

Geografia 🌎

Águas oceânicas (78.15 %)

Esse tema inclui o conhecimento de correntes marítimas, tsunamis e ondas.

Problemas socioambientais urbanos (62.86 %)

É o assunto que analisa as desigualdades sociais, segregações, políticas públicas, especulação imobiliária, entre outros.

Paisagens vegetais e domínios morfoclimáticos (42.33 %)

Como o Brasil é um país com grande extensão territorial, temos vegetações e domínios morfoclimáticos muito diversos.

Estruturas da população (37.54 %)

Aprenda pirâmides etárias e entenda o que são os setores primário, secundário e terciário da população.

Filosofia 🤔

Teoria do conhecimento (71.62 %)

Teoria do conhecimento (ou epistemologia) é o ramo da Filosofia que estuda a capacidade humana de conhecer a realidade.

Teorias sobre ética e moral (56.28 %)

A ética e a moral são os assuntos que determinam se comportamentos e hábitos são certos ou errados. A ética orienta os princípios da moral. A moral se refere a costumes, hábitos e valores específicos de uma cultura.

Química 💥

pH (70.81 %)

É o assunto que indica se as soluções são ácidas, básicas ou neutras.

Reações químicas: conceitos gerais (56.69 %)

Transformação química é a formação de novas substâncias a partir de outras. Em uma reação química, as substâncias de partida são os reagentes. As substâncias formadas são chamadas produtos.

Tabela Periódica (42.23 %)

A tabela periódica possui todos os elementos químicos que aparecem em questões do Enem e do vestibular. As famílias possuem propriedades diferentes.

Propriedades da matéria (40.0 %)

As principais propriedades são estado físico, massa, cor e volume.

Cálculos estequiométricos (36.51 %)

Através dos cálculos estequiométricos, é possível prever a quantidade do produto que será formado sabendo a quantidade de reagentes na reação química.

Sociologia 🎭

Cidadania, democracia e movimentos sociais (63.11 %)

A cidadania é o exercício pleno de direitos em todos os espaços da vida social, ou seja, a garantia da sobrevivência material em condições dignas, a participação livre na vida política e o acesso à educação e à cultura.

Patrimônio cultural e artístico (58.86 %)

Os patrimônios cultural e artístico fazem parte da cultura imaterial, ou seja, são transmitidos através das gerações.

Português 📃

Apreensão de sentido em textos: paráfrase e sumarização (60.93 %)

A leitura deve ser fundamentada em elementos inscritos no próprio texto. A inter-relação das partes é fundamental ao sentido do todo.

Impacto e função social das tecnologias da informação (57.45 %)

O acesso à rede mundial de computadores traz esperanças e, ao mesmo tempo, exige cuidados.

Compreensão de sentido em textos: inferência e conclusões (57.31 %)

A boa leitura dos textos exige a análise interna e também a análise externa. Compreender um texto é relacioná-lo adequadamente ao universo cultural de que ele trata.

Leia mais:
Dicas para estudar inglês com filmes e séries

Biologia 🌱

Composição química dos seres vivos (57.52 %)

É o assunto que fala sobre aminoácidos, enzimas, material genético, proteínas e os elementos químicos que fazem parte dos seres vivos.

Seleção artificial e espécies invasoras (56.65 %)

A seleção artificial é aquela que acontece devido à ação do homem, ou seja não é natural. Ela acontece geralmente com o objetivo de escolher vegetais ou animais com características específicas.

Cadeia alimentar e relações ecológicas (46.61 %)

A cadeia alimentar envolve diferentes níveis tróficos, dos produtores, aos consumidores, detritívoros e decompositores.

Ciclos biogeoquímicos (38.84 %)

Os ciclos biogeoquímicos garantem a preservação de substâncias e elementos químicos no planeta, como água, oxigênio e nitrogênio.

Leia também: Resumo sobre mitose e meiose

História 👑 

Grécia Antiga (57.0 %)

A Grécia é considerada o berço da cultura ocidental. Uma das mais importantes contribuições dos gregos antigos foi a construção de um pensamento que diminuiu a importância de explicações sobrenaturais para os fenômenos.

Revolução Industrial (50.89 %)

A Revolução industrial representou uma mudança na forma de organização do trabalho, e as máquinas acabaram surgindo como uma consequência do processo.

Ditadura militar no Brasil (50.34 %)

O grupo militar que se apossou do poder no Brasil, em 1964, com amplo apoio das elites dominantes e de setores médios da população, apressou-se em afirmar que se estava instaurando uma “nova ordem”. O Ato Institucional 5 (AI-5) foi o mais importante no período da ditadura militar.

Expansão marítima europeia (47.04 %)

Os portugueses foram pioneiros na aventura de se lançar ao Atlântico e enfrentar o desafio da sobrevivência nos oceanos.

Leia também: resumo sobre a independência do Brasil

Matemática 📊

Gráficos: interpretação e análise (47.32 %)

Apesar de ser um assunto de Matemática, precisa de conhecimentos de Português também. Esse tema aborda a inserção de dados nos eixos das abscissas e ordenadas.

Estatística (46.2 %)

A Estatística é área da Matemática que nos permite coletar, organizar e, principalmente, interpretar os números dentro de um conjunto dos resultados.

Conversão de unidades de comprimento, massa e tempo (43.65 %)

Comprimento, massa e tempo são unidades de medida que aparecem em Matemática, mas também são fundamentais para algumas questões de Física.

Polígonos: perímetro e área (35.62 %)

O perímetro é a somatória de todos os lados do polígono. A área é a medida que representa a extensão bidimensional da figura.

Física 🚲

Termologia: temperatura e calor (45.73 %)

A Termologia é a área da Física que estuda o calor. Esse tema também aparece no segundo assunto mais fácil do primeiro simulado do Enem 2017, então vale dedicar uma atenção especial a ele. 😉

Termologia: fenômenos térmicos, mudanças de estado e dilatação (39.57 %)

Nesse assunto, são estudadas as mudanças no volume e estado dos materiais devido ao aquecimento ou resfriamento deles.

Dinâmica: leis de Newton (32.83 %)

As leis de Newton se referem aos corpos em equilíbrio estático ou dinâmico, ou seja, em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme (MRU).

Óptica: óptica física, luz como onda e tecnologia (24.19 %)

A Óptica é a área que estuda os fenômenos que possuem influência direta da luz. No Enem e nos vestibulares, é comum aparecerem questões sobre visão e espelhos.

Leia também:
Resumo sobre MUV – Movimento retilíneo uniformemente variado
O que é probabilidade?

Olhando todas as matérias, dá para perceber que muitas têm assuntos que foram acertados por mais da metade dos estudantes. Não desanime se você tem dificuldades com alguma matéria específica. Lembre que você tem as outras matérias para ajudar a melhorar a sua nota. 😉 Veja também como aprender Física e como estudar Matemática.

O que achou sobre os assuntos mais fáceis do primeiro simulado do Enem 2017? Bom estudo! #tamojunto