Mais de 300 mil pessoas fizeram o 2º simulado da Hora do Enem, realizado junto com o Ministério da Educação (MEC), no mês de junho de 2016. A equipe do Geekie Games compilou os assuntos de matemática que os estudantes tiveram mais dificuldade e facilidade nesse simulado e listou para você aqui!

Leia também: O que são conjuntos números? Resumo | Como calcular porcentagem? | Como calcular raiz quadrada? | 8 dicas para aprender matemática

Matemática Enem – assuntos mais fáceis:

De acordo com a teoria de resposta ao item (TRI), se você acertar uma questão difícil, mas errar uma questão fácil, sua nota será reduzida. As questões de matemática fáceis do Enem são as que a maioria das pessoas acerta. Por isso, se você está com os estudos atrasados, recomendamos começar por esses assuntos:

1. Sólidos geométricos: planificação

Os sólidos geométricos são objetos como os que você encontra no dia-a-dia. Eles possuem faces, arestas e vértices.  Uma das formas de estudá-los é com a planificação. Com ela, você enxerga todas as faces do sólido geométrico. Que tal revolver a questão abaixo?

Matemática do Enem: sólidos geométricos
Se você respondeu que a letra que fica na face oposta é O – resposta b) -, parabéns. Provavelmente entende planificação de cubos. Ficou com dúvidas? Assista à video aula!

Leia também: Tudo sobre Geometria | Resumo Enem/ vestibulares

2. Grandezas diretamente ou inversamente proporcionais

Matemática Enem: Grandezas inversamente proporcionais

As grandezas diretamente e inversamente proporcionais seguem uma proporção, ou seja, quando uma variável aumenta, a se modifica na mesma proporção. Nestes exercícios, você pode fazer uma “regra de três”.

Quer um exemplo? Se o motorista do ônibus aumentar a velocidade, você chegará em menos tempo na prova do Enem. Isso acontecerá porque, quanto maior a velocidade, menor o tempo. Em outras palavras, velocidade e tempo são inversamente proporcionais nesta situação.

Leia também: 
Proporção, razão e escala
O que é probabilidade?

3. Cone

O cone é um sólido geométrico usado com muita frequência devido à sua propriedade de aumentar espaços (aumentar volumes). Os cones são encontrados em objetos como temakis, chapéus de aniversário e casquinhas de sorvete. Alguns conteúdos que podem ser cobrados nas questões são cálculo de volume, área e altura.

4. Probabilidade

Matemática - Probabilidade Enem

A probabilidade existe para fenômenos aleatórios, ou seja, que podem ter o resultado previsto. Além da importância para o Enem, esta matemática pode ser muito útil em jogos de cartas ou que utilizam dados. 

Veja um exemplo: se você lançar um dado honesto com 6 faces, não sabemos qual face irá cair para cima. Existem 6 possibilidades, e a chance de a face ser 1,2,3,4,5 ou 6 é a mesma. Desta forma, a possibilidade da face ser determinado número é 1/6. 

5. Estatística

A Estatística é a área da matemática que nos permite coletar, organizar e, principalmente, interpretar os números dentro de um conjunto dos resultados. Cálculo de médias, medianas e outras medidas padrões são bastante cobradas na prova de matemática do Enem.

Coloque em prática: Baixe a lista de exercícios de Matemática

Matemática Enem – assuntos mais difíceis:

A seguir, você verá os cinco assuntos com maior número de erros no simulado Hora do Enem, ou seja, os cinco conteúdos de maior dificuldade. A resolução de cada questão é encontrada na aula do Geekie Games sobre o assunto.

6. Conjuntos numéricos

Os conjuntos numéricos organizam os tipos de números. São eles: conjunto dos números Naturais (N), Inteiros (Z), Racionais (Q) e Irracionais (I).

  • Os números naturais são inteiros e positivos. Exemplos: 1, 2, 3
  • Os números inteiros são números positivos e negativos inteiros. Exemplos: -3 -2. -1. 1, 2. 3
  • Os números racionais podem ser escritor por uma fração. Exemplos: 1/2, 2/3
  • Os números irracionais não podem ser representados através de frações. Exemplo: √2

7. Conversão de unidades de comprimento, massa e tempo

O primeiro passo para saber converter de unidades é entender o que os prefixos como “deca”, “cento”, “mili” e “quilo” significam. Veja um exemplo de conversão de kilometros em metros na questão abaixo:

Matemática Enem: unidades de medida

A resposta é letra c) 1 000 m.

8. Teorema de Pitágoras e relações métricas no triângulo retângulo

Na construção civil, os ângulos retos têm grande utilidade. Seja para assegurar estabilidade estrutural, seja para alcançar fins estéticos, construir um ângulo medindo 90º pode ser essencial para o construtor. O Teorema de Pitágoras e as relações métricas que surgem a partir dele são válidas apenas para triângulos que têm ângulo de 90º. Eles são denominados triângulos retângulos porque, se você unir dois triângulos retângulos, você forma um retângulo.

9. Geometria analítica: ponto e reta

A geometria analítica une a álgebra e a geometria. Ela é a matemática que, com as coordenadas do plano cartesiano, permite descobrir o tamanho de formas geométricas.

matematica-enem-geometria-analitica

A resposta é d) (-4, -7)

10. Esfera

Se você girar um semi-círculo, você irá obter uma esfera. Com esse conhecimento, surgem as fórmulas para calcular dimensões da esfera, como volume, área, raio, e outros.

O próximo simulado oficial Hora do Enem acontecerá no dia 03 de setembro de 2016. Anote na agenda do seu celular e sucesso nos estudos!👏 Ficou com alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários e assista às video aulas do Geekie Games!

Estudar Matemática no Geekie Games

Veja também os conteúdos que mais caem no Enem de matemática: