O dia 9 de julho é feriado em São Paulo. Em 2016, a data é um sábado, então muita gente nem lembra que ela existe, não é mesmo? Você sabe o porquê desta homenagem? Além disso, você sabia que 9 de julho foi muito importante para o feminismo no Brasil? Então confira o texto abaixo e assista às aulas sobre Era Vargas do Geekie Games, para mandar bem no Enem 2016 👏

O que houve em 9 de julho?

9 de julhoNo dia 9 de julho de 1932, em São Paulo, a guerra civil da Revolução Constitucionalista de 1932 começou. Getúlio Vargas era presidente do governo provisório desde 1930. Enquanto líder, ele governava de maneira autoritária e ditatorial.

O objetivo do movimento dos paulistas era alterar a situação imposta pelo governo provisório de Vargas. Assim, os objetivos foram 1) a eleição de assembléia constituinte para elaborar uma constituição e 2) a escolha de um civil paulista para o governo de São Paulo.

No dia 23 de maio, 4 estudantes morreram: Martim, Miragaia, Drauzio e Camargo. Por isso, a Revolução Constitucionalista de 1932 também é conhecida como Movimento MMDC.

Os objetivos foram conquistados, apesar de os paulistas terem perdido – militarmente – a guerra. O paulista Armando Salles foi nomeado para governar São Paulo. Foi convocada uma assembleia para escrever a nova constituição.

Leia também: Resumo sobre a Independência do Brasil | Aulas de História para o EnemTodos os artigos sobre História

E o feminismo?

Para nomear a assembleia que iria escrever a constituição, houve a votação para um deputado. Pela primeira vez, as mulheres 💪 tiveram direito a participar de uma eleição nacional. Além disso, o voto foi secreto, sendo um indicativo de democracia dentro do próprio governo provisório de Vargas.

Depois, foi elaborada a Constituição de 1934. Ela não foi imposta (outorgada) como as anteriores, mas promulgada. Ela foi a primeira e ter leis trabalhistas e deu direito ao voto secreto e feminino.

Avenida 9 de julho, Avenida 23 de maio, Rua Armando Salles…

Se você mora no Estado de São Paulo, provavelmente estes nomes soam familiar. Agora você já sabe a origem deles 😉

Se ficou com alguma dúvida, assista às aulas sobre Era Vargas do Geekie Games. Bom estudo e sucesso no Enem 2016!