As aulas de Sociologia e Filosofia são obrigatórias nas escolas desde 2008. A Sociologia estuda o comportamento humano em grupos da sociedade.

No Enem e nos vestibulares, é importante conhecer as ideias dos principais autores de Sociologia, e associá-las aos assuntos da atualidade. Em geral, as questões de Sociologia pedem que o estudante saiba ler e interpretar textos.

Fizemos um levantamento sobre os assuntos de Sociologia mais frequentes no Enem desde 2009, e que podem cair na prova deste ano.

Separamos 5 aulas de Sociologia para os assuntos que mais caem no Enem. Para assistir à videoaula grátis, é só clicar nos títulos e fazer o login no Geekie Games. 😊

Leia também: As matérias de História que mais caem no Enem

5 assuntos de Sociologia que mais caem no Enem 💭

Estudar o que mais cai

1. Mundos do Trabalho (25,2%)

O trabalho é uma criação humana com força econômica, social e política independente dos seus criadores. 

Para o estudo da sociedade, entender os meios de produção, e o impacto deles para as relações de trabalho é importante. Veja as aulas de Sociologia sobre pensadores como Karl Marx, autor do século XIX, mas com ideias pertinentes ao século XXI.

2. Ideologia (13,7%)

Em sociologia, a palavra ideologia pode ter dois significados. O primeiro significado diz respeito diz que a ideologia pode ser um conjunto de ideias que servem para explicar as transformações sociais e a realidade que vivemos.

O segundo que é o conceito marxista de ideologia  diz que ela é a forma que os oprimidos enxergam o mundo, essa forma é imposta pela classe dominante, sendo assim, um objeto de dominação e alienação frente à desigualdade social.

3. Cultura e Indústria Cultural (11,6%)

A cultura erudita é resistente ao tempo, e a cultura popular é mais dinâmica. Quando o século XX trouxe a cultura de massas, poucos produtores passaram a divulgar produções artísticas a milhões de consumidores.

A cultura de massas buscou padronizar o que as pessoas “devem” consumir. Tudo virou mercadoria, até a arte. Dentro das aulas de Sociologia sobre cultura, estude a teoria sobre a indústria cultural da Escola de Frankfurt, e autores como Theodor Adorno aqui, na aula sobre sociedade midiática e indústria cultural.

4. Meios de Comunicação, Tecnologia e Cultura de Massa (11,6%)

A chamada cultura erudita é resistente ao tempo, a cultura popular é mais dinâmica. Quando o século XX trouxe a cultura de massas, poucos produtores passaram a divulgar a milhões de consumidores produções artísticas variadas.

E, pelos meios de comunicação, a cultura de massas buscou padronizar o que as pessoas “devem” consumir. Tudo virou mercadoria, até a arte. Logo, gosto se discute, sim, sobretudo sociologicamente. Afinal, o gosto também é produzido culturalmente.

5. Cidadania (9,5%)

A cidadania pode ser vista como uma construção coletiva, pois todos devem cumprir com seus deveres perante a sociedade para ter seus direitos garantidos.

Essa palavra vem do latim “civitas” e significa cidade. Ou seja, o indivíduo que pertence a determinada comunidade tem uma série de direitos e deveres. A cidadania é o exercício pleno de direitos em todos os espaços da vida social. Veja uma aula completa sobre o tema.

Questões do ENEM sobre Sociologia

Questão de Sociologia sobre Cultura Enem 2010

Resposta: b) ao advento da indústria cultural em associação com um conjunto de reivindicações estéticas e políticas durante os anos 1960.

Questão de Sociologia sobre Trabalho Enem 2013

Resposta: b) o trabalho se constitua como o fundamento real da produção material.

Questão de Sociologia sobre cultura Enem 2014

Resposta: d) fusão de elementos de tradições culturais diferentes.