A prova do Enem vai acontecer nos dias 4 e 11 de novembro. Nessa reta final, muitos estudantes estão se dando conta de que só faltam 3 meses para a prova. Se você sente que não estudou a quantidade que deveria e se pergunta se dá tempo de estudar para o Enem em poucos meses, saiba que é possível, sim. 

Neste artigo você encontra dicas de como identificar o que realmente precisa ser estudado sem perder tempo. Além disso, vai ler dicas de como se preparar para a redação e organizar a sua rotina.

Estudando os assuntos mais importantes com o simulado

Para começar, busque identificar em quais assuntos você tem mais dificuldade. O resultado do simulado te indica quais temas você precisa estudar primeiro.

Roberto estudou dessa forma quando faltavam cerca de três meses para o Enem e passou no vestibular da Unicamp 🎓.

Leia mais histórias de estudantes que passaram para se inspirar 💪📚:

simulado Geekie Games

Além de te indicar os assuntos mais importantes, o simulado te ajudará a saber como funciona a prova.

Os simulados do Geekie Games têm diferentes quantidades de questões e até dois cadernos de prova. O tempo de prova varia de acordo com a opção escolhida. O primeiro simulado é gratuito para todos 😉

Fazer o simulado

Procure resolver dois simulados por mês até o dia do Enem. Dessa maneira, você vai conseguir acompanhar a sua evolução e adaptar os seus estudos de acordo com os assuntos que mandar bem ou mal. 

Quando você termina um simulado, aparecem algumas informações úteis, como:

  • O gabarito das questões
  • A sua nota por área de conhecimento
  • Um gráfico com a sua evolução em cada simulado
  • A chance de você passar no curso e universidade dos seus sonhos 
  • Uma lista indicando os assuntos que você precisa estudar

Você pode adicionar os assuntos que precisa estudar ao seu plano de estudos.

Quando você clica nessa opção, os assuntos que você precisa estudar irão para as primeiras fases do seu plano de estudos. Dessa maneira, você irá estudar o que precisa sem perder tempo.

O plano de estudos te ajuda a focar no que você tem maior dificuldade e nas disciplinas que possuem mais peso para a sua aprovação no curso e universidade dos seus sonhos.

Se você fizer todos os simulados, treine com as questões de provas antigas, mas lembre de cronometrar o seu tempo! Isso irá te ajudar a terminar a prova e a redação dentro do limite no dia do exame oficial.

Praticando para a redação

Além de treinar com as questões, você precisa praticar para a redação. Essa dissertação será responsável por uma grande porcentagem da sua nota (ela tem pesos diferentes para cada universidade e curso).

Mesmo que você consiga ir muito bem nas questões, se sua nota na redação não for boa, a sua nota final não será alta. 

Para fazer uma boa redação você deve treinar. Que tal fazer uma por semana até o Enem? Tem vários temas de redação nesta página. Uma dica importante é cronometrar o tempo e observar os erros mais frequentes na sua redação (ex: ortografia, coesão).

É mais fácil você saber o que melhorar na escrita quando alguém a corrige por você. É por isso que nós temos uma parceria para a correção das suas redações (é só clicar nesse link para fazer a sua com desconto) através da plataforma Imaginie.

E para fazer o planejamento dos estudos?

Ter um planejamento de estudos antes de começar a estudar é super importante. Então confira algumas dicas:

Defina os horários de estudo

Reserve os dias e horários que você tem compromissos fixos, como escola, cursinho ou trabalho e calcule o tempo de deslocamento até o local. Por fim, defina o tempo que você irá estudar quando já estiver no local de estudos.

Tenha um local de estudos adequado

Organize o seu ambiente de estudos. Reserve um local tranquilo e que tenha o que você precisa para estudar, como mesa, lápis, papéis e computador. Deixe a cama e o sofá de lado, pois dificilmente conseguirá manter a produtividade estudando neles.

Leia também:
11 dicas para manter o foco nos estudos
Como fazer um mapa mental
Como funcionam as nossas videoaulas para o Enem?
Como fazer intercâmbio de graça no Ensino Médio?

E você? Acha que ainda dá tempo de estudar para o Enem faltando três meses? Conta para a gente nos comentários!